Qual a melhor dieta e o melhor exercício para evitar diabetes?

1

Um estudo gigantesco – o maior já feito sobre o assunto – vai descobrir qual é a maneira mais efetiva de prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Será que caminhar previne o diabetes tão bem quanto correr?

Será que caminhar previne o diabetes tão bem quanto correr?

Quem acompanha o noticiário sobre diabetes bem sabe o tanto de “dicas” que recebemos de especialistas quanto à maneira correta de nos alimentarmos ou praticarmos exercícios físicos. É comum que estas indicações sejam contraditórias: às vezes dizem-nos que o bom é fazer X, outras vezes garantem que Y, na verdade, é o melhor. Então ficam as perguntas: qual a melhor dieta a seguir se quisermos controlar o diabetes? Quais exercícios físicos praticar?

Estas questões estão a ponto de começar a ser respondidas. Uma pesquisa gigantesca, tanto em número de pessoas envolvidas quanto no tempo de estudo, será iniciada no final do ano com o objetivo de determinar qual a mais efetiva dieta e qual é a melhor rotina de exercícios para “blindar” a população contra o diabetes tipo 2.

 

QUAL A MELHOR DIETA E O MELHOR EXERCÍCIO PARA EVITAR O DIABETES?

Oito países europeus (além do Canadá, da Nova Zelândia e Austrália) e mais de dois mil e quinhentos voluntários estarão envolvidos com a pesquisa, que durará três anos. Nenhuma destas pessoas está com diabetes hoje. Elas serão divididas em grupos, cada um deles seguindo uma de duas possíveis dietas e um de dois regimes de exercícios físicos.

As dietas que serão testadas são:

  • Alto consumo de fibras, com consumo moderado de proteínas e carboidratos; ou
  • Alto consumo de proteínas e consumo moderado de carboidratos lentamente absorvidos pelo organismo.

Já no caso dos exercícios físicos, os participantes farão um dos seguintes planos:

  • Exercícios moderados, como 150 minutos de caminhada rápida por semana (cerca de 20 minutos por dia); ou
  • Exercícios de alta intensidade, como 75 minutos de corrida por semana (cerca de 11 minutos por dia).

exercicio fisico bicicleta diabetes

Mas a pesquisa não termina aí. A cientistas Anne Raben, professora na Universidade de Copenhagen, na Suíça, e principal coordenadora do estudo, conta que os padrões de sono e os níveis de stress dos participantes também serão monitorados.

“Nós queremos descobrir se as recomendações atuais de dietas e exercícios são ótimas ou se outros estilos de vida e de regime são mais efetivos”, disse a pesquisadora.

“Nós já sabemos que uma dieta que siga as orientações atuais é capaz de prevenir o diabetes. O que é único neste projeto é que estamos comparando duas dietas uma com a outra para descobrir se pode haver uma alternativa mais efetiva”, explicou Anne.

 

ECONOMIA DE TEMPO (E DE DINHEIRO)

A pesquisadora Anne Raben, líder do estudo.

A pesquisadora Anne Raben, líder do estudo.

Estudos como este são cada vez mais comuns na Europa. O continente, que passa por uma gravíssima crise econômica, busca maneiras de controlar os gastos públicos, e diminuir o montante investido em tratamentos de saúde é uma das prioridades dos governos da região.

“Poderíamos economizar bilhões [de euros]da população em despesas de saúde se conseguirmos encontrar uma fórmula de como prevenir o diabetes tipo 2”, revelou Anne Raben.

A Comissão Européia investirá 12 milhões de dólares na pesquisa.

Compartilhe!
  • Sou diabetico tipo 2, tenho 52 anos uso medicamentos só via oral, metiformina de 850 e amaryl de 04 mg,mas a minha impresão e que ela está sempre alta, as vezez tenho ipoglicemia, isto causa impotencia.