Glicose

O QUE É A GLICOSE?

Das várias substâncias químicas que as células do nosso corpo podem utilizar quando precisam de alimento e energia, como por exemplo gorduras e proteínas, existe uma que elas preferem: açúcar! E, dentre os vários tipos de açúcares que existem, glicose é o nome do tipo mais utilizado pelas nossas células como fonte de energia.

Isto é, a glicose é o “combustível” que vai alimentar boa parte dos processos biológicos que resultam em ganho de energia pelo corpo!

Assim, quando falamos que o diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue, saiba que a frase poderia ser reescrita desse jeito: o diabetes é caracterizado pelo excesso de glicose no sangue.

Modelo atômico da glicose – as bolinhas pretas representam átomos de carbono; as vermelhas, de oxigênio; e as brancas, de hidrogênio.

 

INTERESSANTE: DE ONDE VEM A GLICOSE?

Além de ser encontrada no sangue humano, a glicose também está presente na seiva e na estrutura das plantas. Isso porque a glicose, inclusive a que corre em nossas veias, é originalmente produzida pelos vegetais. Durante o processo chamado de fotossíntese, as plantas utilizam gás carbônico, água e luz para produzir oxigênio e açúcares, dentre eles a glicose!

Esquema de como funciona a fotossíntese das plantas

Portanto, glicose é o nome do açúcar que corre no nosso sangue e que nosso corpo utiliza como fonte de energia. Você também pode ouvir dizer que a glicose é um carboidrato. Isso significa apenas que a glicose é uma substância química composta por carbono e água (o carbono fornece a parte “carbo” do nome, e “idrato“, como em “hidratar”, vem da água). O que é bastante fácil de se entender, tendo em vista a maneira pela qual a glicose é produzida pelas plantas!