Tratamento Natural para Diabetes: Quiabo!

63
Compartilhe!

Ame-o ou odeie-o, o fato é que o quiabo é super nutritivo e faz muito bem para quem tem diabetes. Pesquisas recentes comprovam os efeitos antidiabéticos do alimento.

** SE VOCÊ CHEGOU NESTE TEXTO APÓS TER ASSISTIDO O PROGRAMA DO LUCIANO HUCK (23/11/13), CLIQUE AQUI PARA MAIORES INFORMAÇÕES! **

Quando se pergunta a alguém quais são os alimentos que a pessoa menos gosta, é bem provável que o quiabo e sua baba pegajosa apareçam no topo da lista. Apesar de muita gente não suportar o alimento, ele é muito bem quisto em parte do Brasil, como Minas Gerais e Sergipe, onde serve de base para pratos bastante apreciados, como a “quiabada” e o frango com quiabo. O vegetal é riquísismo em vitaminas A, B1 e B2, e é um fruto que auxilia na digestão. Além disso, agora se sabe, pode ajudar a controlar e até mesmo prevenir o diabetes.

A pesquisa mais recente foi feita na Malásia, pela Universiti Teknologi MARA, a maior do país. Cientistas estudaram os níveis de expressão de três genes relacionados ao diabetes em dois grupos de camundongos, um dos quais recebeu doses diárias de quiabo. Destes três genes, um deles promovia o diabetes, os outros dois protegem o organismo contra a doença. O resultado obtido foi que, após a dieta com quiabo, a expressão dos dois genes (isto é, o quão “ativos” eles estavam) “bons” aumentou, enquanto que a atividade do gene que promove o diabetes diminuiu nos animais.

Cautelosos, como qualquer bom cientista, os pesquisadores malaios afirmam que mais estudos precisam ser feitos a fim de averiguar a eficácia do quiabo no controle do diabetes. Porém, eles foram bastante entusiásticos ao defender a idéia de que o quiabo mexe com mecanismos metabólicos que podem ser usados como alvos de futuras drogas antidiabéticas.

O estudo da Malásia parece corroborar esta pesquisa científica indiana, publicada ano passado. Nela, camundongos diabéticos foram alimentados com uma dieta rica em quiabo. Em comparação com outros camundongos que não receberam a dieta, os primeiros mostraram considerável diminuição nos níveis de glicose do sangue, além de terem as taxas de gordura reduzidas.

Gostando ou não do sabor do quiabo, parece que suas propriedades terapêuticas são uma verdadeira delícia!

 

Compartilhe!