Vitamina K1 corta ao meio chances de diabetes tipo 2

2
Compartilhe!

Pesquisa espanhola garante que ingerir alimentos ricos em vitamina K1 diminui em 50% as chances de diabetes tipo 2. Aprenda aqui quais alimentos são ricos nela!

Sabendo que existem muitos poucos estudos publicados relacionando a ingestão das vitaminas K ao diabetes em humanos, pesquisadores da N. Ibarrola-Jurado at Universitat Rovira i Virgili, em Reus, na Espanha, decidiram explorar esta linha de pesquisa e chegaram a resultados animadores. O trabalho foi publicado na última edição do respeitado periódico científico American Journal of Clinical Nutrition.

No total, os cientistas analisaram os dados de mais de 3000 pessoas, acompanhando a alimentação de um terço delas durante um período de 5 anos. As conclusões: 1- Os diabéticos tipo 2, no inicio do estudo, consumiam menos vitamina K1 do que os não-diabéticos; 2- Conforme os testes prosseguiam, revelou-se que a cada 100μg de vitamina K1 ingeridos por dia (uma quantidade muito pequena!), diminuíam-se em 17% as chances de se ter diabetes; 3- Os participantes que comeram mais alimentos com vitamina K1 apresentaram chances 51% menores de ter diabetes do que os demais.

Vale notar que em nenhum dos estudos os participantes tomaram suplementos de vitamina K1, apenas se alimentaram de comidas ricas no nutriente. E que comidas seriam essas?

Alimentos ricos em vitamina K1 (quando puderem ser comidos crus, melhor, pois manterão uma maior quantidade (aprox. +20%) da vitamina):

O Diabeticool já possui várias receitas com os ingredientes acima – cheque os links!

Um dado interessante é que pesquisas japonesas já haviam sugerido que uma dieta repleta de plantas e folhas verdes diminui os riscos de se ter diabetes – e, agora, a pesquisa espanhola parece mostrar que o motivo pode ser o alto teor de vitamina K1 que estes alimentos possuem!

Continue lendo a matéria aqui!

Compartilhe!