Tudo sobre o novo remédio antidiabético da Eli Lilly

24
Compartilhe!

Tratamento mostra resultados animadores em recentes testes clínicos, como diminuição do peso, controle do colesterol e do açúcar no sangue.

cientista LY2405319 diabetes

A empresa farmacêutica Eli Lilly Co. está desenvolvendo um novo medicamento para o combate ao diabetes. A grande vantagem desta inédita droga é que ela seria capaz de melhorar a saúde também do coração, além de ajudar na diminuição do peso e no combate ao colesterol ruim. Isto é bastante significativo, posto que, recentemente, alguns remédios antidiabéticos deixaram de ser produzidos por gerarem efeitos negativos no coração dos pacientes.

O remédio da Eli Lilly, provisoriamente chamado de LY2405319, nada mais é do que um hormônio humano, o FGF21, só que produzido em laboratório e em larga escala. Este hormônio possui funções bastante importantes no corpo, como melhorar a absorção de glicose pelas células adiposas. Desta forma, menos açúcar circularia no sangue do paciente, diminuindo seu diabetes.

 

OS ÓTIMOS RESULTADOS DOS ÚLTIMOS TESTES

Em artigo científico publicado na edição de setembro do periódico Cell Metabolism, cientistas da farmacêutica anunciaram que 46 pessoas, todas com diabetes tipo 2, passaram por um teste clínico com o LY2405319.

Os resultados mostraram que a nova droga foi capaz de reduzir o peso, a glicose no sangue e os níveis de insulina circulante nestas pessoas. Além disso, o medicamento mostrou-se efetivo na diminuição de triglicerídeos e LDL (o colesterol “ruim”), ao mesmo tempo em que aumentou os níveis do colesterol “bom”.

Este último ponto, em especial, é uma ótima notícia para a saúde do coração de quem está com diabetes.

De acordo com o principal autor do estudo, o dr. David Moller, a maioria das pessoas diabéticas não possui apenas esta doença, apresentando também uma série de condições associadas, como síndrome metabólica, obesidade abdominal, triglicérides elevados e níveis baixos de colesterol LDL, além de hipertensão. Ele ressalta que, atualmente, nenhum remédio é capaz de combater todos estes sintomas – porém, com alguma sorte, o LY2405319 será capaz.

Vale lembrar: os testes foram realizados em pequena escala, uma vez que são preliminares. Todavia, como os resultados foram bastante positivos, agora é torcer para que o desenvolvimento desta nova opção de cura continue. O Diabeticool estará de olho nas novidades sobre o LY2405319 e trará as notícias mais atuais assim que forem divulgadas.

Compartilhe!