Home Diabetes Sem Medo O que são triglicerídeos?

O que são triglicerídeos?

O Diabetes Sem Medo explica tudo o que você sempre teve a curiosidade de saber sobre estes componentes essenciais do corpo humano!

Triglicerídeos é um tipo de gordura (lipídio) encontrado no seu sangue. Quando você come o seu corpo transforma toda a energia que não irá utilizar em triglicerídeos. Outros alimentos que você ingere, incluindo a energia dos carboidratos (açúcar), são convertidos em triglicerídeos. O triglicerídeo que não é utilizado como energia é armazenado nas células de gordura do abdômen principalmente, onde alguns hormônios irão regular a liberação dos triglicerídeos quando necessário, por exemplo ente as refeições. Se você ingere mais calorias do que precisa, é grande a sua chance de ter altos níveis de triglicerídeos no sangue.

De acordo com a Associação Americana de Cardiologia, altas taxas de triglicerídeos ou hipertrigliceridemia são resultados de:

• Estar com sobrepeso

• Falta de atividade física

• Fumar

• Ter uma dieta rica em carboidratos

• Ingerir excesso de álcool

Alguns medicamentos como os esteróides, diuréticos, anticoncepcional, e medicamento para tratar câncer de mama (Tamoxifeno) também podem aumentar os níveis de triglicerídeos no sangue. Altos níveis de triglicerídeos também é um indicador de problemas de saúde, como síndrome metabólica, diabetes e doença arterial coronariana, que aumenta o risco de infarto do coração e derrame cerebral. Quando os níveis de triglicerídeos estão acima de 1000 mg/dL, o risco de desenvolver pancreatite também está aumentado.

A hipertrigliceridemia é um fator de risco para doenças do coração. Algumas comidas aumentam mais os níveis de triglicerídeos do que outras, e conhecer estes alimentos ajudará você evitar o consumo deles e a manter os seus níveis normais (veja exemplos na figura).

Os níveis de triglicerídeos podem ser diminuídos com a mudança de estilo de vida e com medicamentos. A Associação Americana de Cardiologia recomenda fazer exercícios de média intensidade, mais que 120 minutos de atividade física por semana, para diminuir os níveis de triglicerídeos.

O segredo para reduzir os triglicerídeos é queimar mais energia e gordura do que você consome, quanto mais você usa menos você armazena!

Clique na imagem para ampliá-la.
Clique na imagem para ampliá-la.

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…