antocianinas diabetes
Home Dietas Os surpreendentes benefícios das frutas vermelhas para a saúde
Dietas -

Os surpreendentes benefícios das frutas vermelhas para a saúde

Da melhora no controle da glicemia à saúde do coração, nova pesquisa revela o poder das frutas vermelhas – como morangos e melancia – na nossa saúde.

Se você gosta de frutas vermelhas – em especial morangos, uvas escuras, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo e maçãs – e está com diabetes tipo 2, a notícia a seguir ira animá-lo. Se não gosta, certamente passará a ver estas frutinhas com outros olhos a partir de agora!

+ RECEITA: Batida de Verão com melancia, melão e laranja! [Clique aqui]

Uma pesquisa científica que será publicada na edição de abril do Journal of Nutrition mostra que o consumo regular destes alimentos, ricos em substâncias chamadas antocianinas, traz grandes benefícios a uma série de parâmetros de saúde, os quais podem ajudar a cuidar mais fácil do diabetes tipo 2.

Veja também:

Cerejas e seu papel no combate a Diabetes

Outras pesquisas já haviam demonstrado o poder das antocianinas na saúde, mas utilizavam animais de laboratório (saiba mais no link acima!). Esta é a primeira que determinou a influência dessas moléculas diretamente na saúde humana, em especial de quem está com diabetes.

 

MELHORA NO COLESTEROL, RESISTÊNCIA À INSULINA E MUITO MAIS

A pesquisa acompanhou a saúde de dois grupos de diabéticos tipo 2. Um deles ingeriu o equivalente a 100g de frutas vermelhas uma vez por dia, durante 24 semanas. O outro grupo recebeu um placebo.

Após este período, a melhora na saúde do grupo que ingeriu antocianinas foi gritante, em especial os parâmetros relacionados ao diabetes. Acompanhe a seguir o que aconteceu com os voluntários:

  • Houve uma redução de quase 8% nos níveis de LDL, o “colesterol ruim”…
  • …assim como um aumento de quase 20% nas taxas do HDL, o “colesterol bom”.
  • Observou-se 23% de redução nos níveis de triglicérides no sangue;
  • Houve redução de 8,5% na glicemia de jejum;
  • Notou-se redução de 13% nos níveis de resistência à insulina;
  • Aumento de 23.4% nos níveis de adiponectina, um hormônio produzido pelas células de gordura e que determina a sensibilidade à insulina;
  • Redução de 42.4% no ácido beta-hidroxibutirato. Pessoas que sofrem de cetoacidose diabética possuem taxas maiores deste ácido no corpo.
frutas vermelhas antocianinas diabetes
Frutas vermelhas: deliciosas, fazem bem e protegem o corpo contra uma série de doenças perigosas.

 

ESTÁ NA HORA DE COMER FRUTAS VERMELHAS

Estes resultados significam muito para a manutenção da boa saúde, proteção do corpo contra doenças cardiovasculares e melhora no controle da glicemia e do diabetes tipo 2. Estimativas apontam que doenças do coração e derrames são a causa número 1 de falecimento em diabéticos, por isso tudo o que ajuda a diminuir os riscos destes problemas de saúde é bem-vindo.

Dica: vegetais como o repolho roxo, pimenta vermelha, berinjela, beterraba, tomate e rabanete também possuem antocianinas, porém em quantidades menores do que nas frutas.

Só para se ter uma ideia, tanto a redução em 1% do colesterol ruim quanto o aumento em 1% do colesterol bom são associados a 1% menos riscos de desenvolver doenças cardíacas. Ou seja, após este estudo, apenas através do consumo de antocianinas, os voluntários agora têm quase 30% menos chances de adoecer por problemas cardiovasculares.

“Estas descobertas demonstram que ingerir antocianinas exerce efeitos metabólicos benéficos em pessoas com diabetes tipo 2, ao melhorar a dislipidemia [quantidade exagerada de gordura no sangue], aumentar a capacidade antioxidante do corpo e prevenir a resistência à insulina”, escreveram os autores.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também!

Retrospectiva 2019: novas maneiras de combater a hipoglicemia com glucagon

Esta matéria faz parte do especial do Diabeticool sobre o ano de 2019 para quem convive co…