vinho tinto e diabetes tipo 2 uma boa relacao
Home Como tratar Os diversos benefício do vinho tinto no controle do diabetes tipo 2

Os diversos benefício do vinho tinto no controle do diabetes tipo 2

Pesquisa israelense descobre que, com moderação, tomar vinho tinto todos os dias pode promover melhores substanciais na saúde de quem convive com o diabetes.

vinho tinto e diabetes tipo 2 uma boa relacao
Acompanhe na reportagem como o vinho tinto auxilia o coração a se manter forte e saudável.
Todo mundo que está com diabetes já ouviu a recomendação – fique longe do álcool! Apesar de ser bem verdade que o álcool (especialmente quando em excesso) tem tudo para ser um grave perigo à saúde e ao controle da glicemia, vale lembrar que nem toda bebida alcoólica é igual à outra.

Há um tipo de bebida alcoólica que, ao contrário da crença, parece fazer muito bem ao corpo, além de ajudar a combater alguns dos sintomas do diabetes tipo 2: o vinho tinto.

Diversas pesquisas científicas recentes mostraram as propriedades benéficas do consumo moderado de vinho tinto para a saúde. Agora, um estudo israelense, publicado no respeitado Annals of Internal Medicine e que envolveu mais de 220 pessoas com diabetes tipo 2, reforça esta idéia.

 

OS BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO AO CORPO

O novo experimento acompanhou, durante dois anos, a saúde de voluntário que, no início do experimento, já tinham bom controle da glicemia e costumavam ficar longe das bebidas alcoólicas, ingerindo nenhum ou muito pouco álcool.

Cada um deles passou a seguir a Dieta do Mediterrâneo, excelente fonte de nutrientes para a manutenção do peso, a saúde cardiovascular e o controle dos níveis de açúcar no sangue. Porém, na hora de jantar, alguns dos voluntários foram orientados e tomar uma taça de vinho tinto todos os dias. Outros, uma taça de vinho branco. Ainda, alguns voluntários tiveram que se contentar com um copo d´água, como controle.

O QUE É A DIETA DO MEDITERRÂNEO?

O QUE É A DIETA DO MEDITERRÂNEO?

A Dieta do Mediterrâneo se baseia no consumo de muitos peixes (e frutos do mar), vegetais e azeites ao longo da semana, com pouco ou nenhum consumo de carne vermelha, de aves ou alimentos industrializados. Diversas pesquisas apontam rápidos e duradouros benefícios à saúde.

Confira algumas das vantagens da Dieta do Mediterrâneo aqui!

[pullquote]Níveis elevados de colesterol bom (HDL) no organismo ajudam a diminuir os riscos de doenças do coração e derrames cerebrais (AVC).[/pullquote]

Após os 24 meses, a surpresa: os diabéticos tipo 2 que tomaram uma taça de vinho tinto todos os dias mostraram índices melhores de glicemia e níveis maiores de colesterol bom no organismo.

“Nós descobrimos que uma taça de vinho tinto no jantar pode melhorar a saúde cardiovascular de pessoas que estão com diabetes tipo 2”, afirmou Iris Shai, pesquisadora da Universidade Ben Gurion e uma das principais autoras do estudo.

Além disso, um outro benefício – bem compreensível! – é que os tomadores de vinho mostraram melhora, também, na qualidade do sono.

vantagens para a saude do vinho tinto

 

O ALERTA

[pullquote]Quem ingeriu o vinho branco também mostrou melhoras na saúde, mas não tão boas quanto ao grupo do vinho tinto. Uma possibilidade, dizem os pesquisadores, é que o vinho tinto possui muito mais fenóis do que o branco – moléculas naturais com propriedades benéficas ao organismo.[/pullquote] Os autores do trabalho, apesar de contentes com a descoberta de que possivelmente os componentes do vinho possuem papel direto na melhora da saúde e do controle da glicemia, alertam que é preciso cuidado. Álcool em exagero – inclusive nos vinhos – pode rapidamente reverter todos os benefícios que um consumo moderado traz.

Por isso, a melhor dica é conversar com seu médico sobre a possibilidade de tomar vinho. Ele saberá indicar se seu organismo está preparado e qual é a quantidade correta. Caso esteja liberado, então poderá incrementar seus jantares com um bom vinho, sabendo que não só seu paladar – mas também sua saúde! – agradecerá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também!

COVID-19 severa e diabetes: o que os médicos estão dizendo sobre tratamentos?

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, sabe-se que há alguns grupos de risco espe…