Home Famosos Milton Nascimento e o diabetes

Milton Nascimento e o diabetes

Um dos maiores cantores de todos os tempos, Milton Nascimento é, também, uma voz importante quando o assunto é diabetes.

O cantor sofreu um bocado por causa do diabetes, mas soube aprender com as dificuldades e superar os desafios da doença!
milton nascimento e o diabetesMilton Nascimento (1942 – ) é uma das maiores e mais famosas vozes da música brasileira. Seu timbre é único e inesquecível. Pouco importa o seu estilo musical preferido: se você ouvir “Canção da América” ou “Coração de Estudante”, grandes sucessos do cantor, será impossível não sentir um arrepio na pele com tamanha beleza e potência vocal!

Este carioca de nascença, mas mineiríssimo de coração, já venceu 5 prêmios Grammy e cantou com estrelas mundiais como Peter Gabriel, Sarah Vaughan e Duran Duran, além de ter realizado parcerias memoráveis com a nata da MPB, como Elis Regina e Gal Costa.

As canções de Milton tocam diretamente o coração, e sua voz doce e tranqüila acalma a alma. Sucessos como “Maria, Maria” já fazem parte do repertório de todo brasileiro.

Em 1996, Milton contou, pela televisão, que estava com diabetes. Ele nunca foi muito chegado a dar entrevistas ou conversar com a mídia, mas precisou dar este anúncio porque, à época, sua saúde estava bem fragilizada. Chegou a pesar apenas 38 quilos. Muita gente disse, então, que Milton tinha AIDS. Mas não era nada disso; era simplesmente diabetes tipo 2 diagnosticada tardiamente a mal cuidada, que levou à anorexia, embolia pulmonar, amiotrofia…

Mas nada disso abalou o músico. Dando a volta por cima, Milton Nascimento alterou sua dieta e passou a utilizar diariamente a insulina para corrigir a glicemia. Com isso, pôde voltar aos palcos, ganhar prêmios prestigiosos e nos encantar com sua voz, instrumento poderoso e único que é um dos grandes orgulhos do país.

 

COMO ESTÁ A SAÚDE DE MILTON NASCIMENTO ATUALMENTE?

Os fãs do cantor ficaram muitos anos preocupados com a sua saúde. Afinal, o cantor já está com 77 anos (em 2019) (faz aniversário no dia 26 de outubro) e havia muito tempo que Milton não fazia shows ou participava de programas de televisão. Hoje sabemos o motivo desse distanciamento.

Em 2013-2014, Milton Nascimento ficou bastante doente, com problemas cardiovasculares. Precisou passar por uma cirurgia de cateterismo. Seu controle do diabetes piorou. Na época, ficou também com uma grave depressão, perdendo a vontade de cantar. Ele precisou de pelo menos 03 anos para se recuperar.

O cantor fez diversas parcerias internacionais ao longo da carreira. Confira sua participação inesquecível na música “Breath after Breath”, do grupo britânico Duran Duran.

 

Felizmente, em 2017, atendendo aos anseios de seus milhões de fãs, Milton Nascimento novamente deu a volta por cima e subiu aos palcos para uma nova série de shows, de grande sucesso! Desde então, tem lançado novos projetos, músicas e discos, alegrando os brasileiros com sua elegância sem comparação.

Para finalizar com chave de ouro: em 2019, em entrevista à Folha de São Paulo, o cantor afirmou que sua saúde estava recuperada e que, agora, apenas trata o diabetes – como tem feito há tantos e tantos anos. Desejamos muita saúde e muitos (muitos!) anos de canto para este ícone imortal da música nacional!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…