Metformina: o remédio que combate o diabetes e o câncer

10
Compartilhe!

Artigo científico mostra que o famoso remédio para combater o diabetes também pode ter efeito terapêutico no tratamento do câncer nos pulmões.

A metformina é um dos remédios mais receitados para o tratamento do diabetes tipo 2 em todo o mundo. É possível que em breve ela seja recomendada – quem diria! – também para pacientes com câncer nos pulmões. A novidade vem de estudo recém publicado na revista especializada British Journal of Cancer, feito por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá.

metformina diabetes cancer

Em estágios mais avançados, o câncer nos pulmões geralmente é tratado com radioterapia, uma técnica terapêutica poderosa (e repleta de efeitos colaterais bem desagradáveis). Em muitos casos, infelizmente, nem mesmo ela é capaz de eliminar a doença. Isto porque algumas células cancerígenas são capazes de ativar mecanismos de defesa contra a radioterapia, o que as torna mais resistentes ao tratamento e fazem com que cresçam mais rapidamente.

Os cientistas canadenses perceberam que a metformina é capaz de reverter este mecanismo de defesa das células do câncer. A ação do popular remédio antidiabético resulta na incapacidade das células cancerígenas de produzirem as proteínas necessárias para que cresçam mais rápido. Além disso, a metformina impede o surgimento de novas células do câncer e pode até mesmo causar a morte delas.

Ou seja, em linhas gerais, a equipe canadense demonstrou que a metformina aumenta a sensibilidade das células de câncer à ação da radioterapia, tornando-a um tratamento muito mais potente e efetivo.

 

O PODER DA METFORMINA

“Nosso estudo mostra que a droga antidiabética metformina é capaz de impedir o crescimento das células cancerígenas e as tornam mais sensíveis ao tratamento por radioterapia”, disse Theodoros Tsakiridis, um dos autores do estudo. Ele completou: “Nós estamos agora trabalhando com outras instituições a fim de desenvolver um teste clínico que investigará o uso da metformina em pacientes com câncer no pulmão e tratados com radioterapia. Se pudermos provar que isto funciona em pacientes, teremos em mãos uma arma potencialmente poderosa na luta contra a doença”.

Não é a primeira vez que a metformina é vista como potencial ajuda no tratamento do câncer. Em dezembro do ano passado, o Diabeticool noticiou que o remédio havia sido identificado como efetivo auxílio no combate ao câncer nos ovários – fique sabendo mais relembrando a matéria “Popular medicamento antidiabético também combate o câncer de ovário“!

Compartilhe!