Metformina: “camisa 10” no time do tratamento do diabetes tipo 2

2

O dr. Carlos Couri explica neste texto por que a metformina continua sendo a melhor opção para se tratar o diabetes tipo 2!

carlos couri metformina diabetes 1

O diabetes tipo 2 é uma doença cada vez mais comum. Acomete principalmente adultos maduros e idosos que possuem obesidade abdominal, hipertensão e alterações nos triglicérides e colesterol. Nos anos 2000 estamos também testemunhando o aumento na prevalência de diabetes tipo 2 também em crianças e adolescentes.

Não há dúvidas de que fatores genéticos influenciam no surgimento do diabetes tipo 2, porém o fatores mais associado ao aumento de incidência desta doença são os maus hábitos de vida como sedentarismo e o excesso de ingesta calórica.

Diversos estudos mostraram que a manutenção de hábitos de vida saudáveis é capaz de prevenir o diabetes tipo 2 e isto é fundamental também para os já portadores da doença.

Entretanto, sabemos que logo após o diagnóstico, cerca de 70% da função pancreática já se deteriorou e temos que manter este pâncreas funcionando por mais tempo possível.

Por isso, o conceito mais atual de tratamento do diabetes é o uso de um medicamento ou mesmo mais de um medicamento logo após o diagnóstico clínico da doença.

Ao longo do anos inúmeros remédios foram lançados e nos ajudaram a controlar melhor o diabetes. Vários recém-lançados até com intensa divulgação na mídia leiga e com custos altos.

Entretanto, costumo sempre explicar aos meus pacientes que apesar de a Metformina ser um remédio relativamente antigo e fornecido gratuitamente na rede básica de saúde ou no programa farmácia popular do Governo, trata-se do melhor remédio para o diabetes tipo 2. Todos os lançamentos que chegam no mercado fazem estudos mostrando seus benefícios principalmente quando associados à metformina.

Conforme disse anteriormente, muitas vezes ou na maioria das vezes devemos usar mais de um medicamento para o tratamento do diabetes tipo 2 e certamente o camisa 10 deste time é a Metformina.

Além da sua elevada potência em reduzir a glicose no sangue, ele possui inúmeros efeitos benéficos listados na figura abaixo.

carlos couri metformina diabetes 2

Poucos efeitos colaterais são presenciados com este medicamento sendo que os mais comuns diarréia e dor abdominal que acometem cerca de 10% dos pacientes nas primeiras semanas. Este efeito felizmente é transitório e é fundamental o paciente manter o uso até a redução deste inconveniente.

Em alguns pacientes ocorre a evacuação de alguns comprimidos juntamente com as fezes. Isto é desagradável porém não se deve preocupar porque o que é expelido é apenas o gel duro sem a substância ativa. Esta substância já fora absorvida no tubo intestinal previamente.

Portanto, em meio a inúmeros lançamentos para o tratamento do diabetes tipo 2, permanece nosso camisa 10 titular do time:a nossa boa e velha Metformina.

Como sempre, vale ressaltar que o uso de qualquer medicamento, inclusive a metformina deve sempre ser feito conforme prescrição do seu médico de confiança.

Por Dr Carlos Eduardo Barra Couri

PhD em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, pesquisador da Equipe de Transplante de Células-Tronco da USP-Ribeirão Preto. Conceituado e premiado autor de pesquisas – inclusive em publicações internacionais -, materiais educativos e livros sobre o diabetes, em especial o tipo 1, e terapias com células-tronco.

Site: http://carloseduardocouri.blogspot.com.br ; www.twitter.com/cecouri

 

+ LEIA MAIS TEXTO DO DR. COURI: “Por que tomar tantos remédios?“; “O que você prefere: viver mais? Viver melhor? Ou ambos?

Compartilhe!
  • Adriene Sena Lima

    Prefiro tomar remédios, viver mais e melhor. É difícil conviver com o diabetes porque ele danifica os órgãos vitais como rins, coração, olhos, membros inferiores e nervos. Mas… já que adquirimos a doença, vamos seguir em frente e tratá-la,

  • jose aparecido dos santos

    tenho diabetes.me sinto as veses fraco,ou irritado, sedento,me desanimei com os medico de minha cidade, porqueas cosulta sao demorada para marcar um ou 2 meses e depois mais 1 mes para passar no medico, queria saber se a metfomina me ajuda aliviar.este foi um remedio que o medico me receitou a 3 anos atras,grato jose