Homem vence diabetes em 11 dias com dieta radical

9
Compartilhe!

Dieta de Richard ficou restrita a sopas, shakes e verduras.

Homem diz curar o diabetes em 11 diasReprodução/Daily Mail

Homem diz curar o diabetes em 11 dias
Reprodução/Daily Mail

Após passar por problemas pessoais e de trabalho, Richard Doughty, de 59 anos, recebeu a notícia de que tinha diabetes tipo 2. Para reverter o quadro, ele resolveu fazer uma dieta drástica e diz ter vencido a doença em apenas 11 dias. As informações são do site do jornal Daily Mail.

A confirmação do diabetes tipo 2 deixou Doughty surpreso, já que ele não fuma, não tem histórico da doença na família e segue uma alimentação equilibrada e saudável. Determinado a combater o diabetes, ele iniciou uma pesquisa para entender o problema.

Segundo os médicos, era possível controlar o diabetes por meio de uma dieta balanceada. Dessa forma, ele reduziu o consumo de carboidratos e inclui verduras e legumes no cardápio. Mesmo assim, ao longo de sete meses, a taxa de açúcar no sangue ainda era alta.

Não satisfeito, Doughty voltou às pesquisas e encontrou um estudo realizado na Universidade de Newcastle, na Austrália. O trabalho mostrou que uma dieta radical de baixa caloria podia reverter o diabetes em apenas oito semanas. Isso envolveria ingerir apenas 800 calorias por dia — 600 kcal provenientes de shakes que substituem a refeição e 200 kcal de verduras —, além de beber três litros de água.

 

DIETA DRÁSTICA

A teoria por trás da dieta — ideia do professor de medicina e metabolismo Roy Taylor — baseia-se no fato de que o diabetes tipos 2 é frequentemente causado pela gordura que “bloqueia” o pâncreas e o fígado, órgãos responsáveis pela produção de insulina e controle do açúcar do sangue, respectivamente.

Este estudo mostra que a dieta drástica faz o corpo entrar em “modo de fome” e, ao ficar nesse estado, o organismo queima a reserva de gordura para produzir energia. Isso faz com que o fígado e o pâncreas sejam “desbloqueados” e, consequentemente, o controle da glicose normaliza.

Em 2011, a pesquisa constatou que 11 diabéticos reverteram o quadro com a dieta em apenas oito semanas. Outros estudos revelaram que pessoas com diabetes tipo 2 precisariam perder 1/6 do peso corporal para remover gordura suficiente do pâncreas, normalizando a produção de insulina.

 

VOLTA POR CIMA

Roughty resolveu seguir a dieta do professor Taylor para vencer a doença. Segundo ele, sobreviver apenas com sopa, dois shakes e vegetais verdes — necessário para fornecer fibra e manter o funcionamento regular do intestino — não foi fácil.

Nos primeiros quatro dias, Roughty observou os níveis de glicose despencar (de 100 mg/dl para 82 mg/dl). Apesar de ver a dieta funcionar, muitas vezes, ela o deixava cansado e mal-humorado.

Após dois meses, novos exames foram realizados e os resultados mostraram que a taxa de glicose estava 92 mg/dl, valor que não indica a presença da doença.

Fonte: PORTAL R7

Compartilhe!