O quiabo do Luciano Huck e o diabetes

220

Muita gente ficou entusiasmada com a história da água de quiabo diminuir a glicemia, apresentada no “Caldeirão” deste sábado. Nosso colunista Carlão Diabético tem algo a dizer sobre isso.

Um texto especial por Carlão Monteiro Diabético, colunista do Diabeticool.

 

E mais uma cura para o diabetes foi descoberta, minha gente!! Vamos todos jogar fora nossas insulinas e outros remédios e beber água de quiabo que tudo vai ficar bem!

Claro que estou brincando. Eu seria o homem mais feliz do mundo se pudesse trocar o monte de remédios que eu tomo por um copo de água de quiabo. Imagina a economia no final do mês? Meu bom Deus, além de feliz eu seria um homem rico! Mas, por mais que eu queira acreditar que o quiabo pode curar o diabetes, eu tenho alguns motivos para ter dúvidas quanto a esses tratamentos muito alternativos. Vou explicá-las. Elas se baseiam na minha experiência de mais de 20 anos como diabético. Vejam se concordam com o que eu tenho a dizer.

Caldeirão do Huck água de quiabo diabetes

A história do quiabo curar o diabetes é antiga, mas ganhou novo fôlego quando o Luciano Huck apresentou a idéia no Caldeirão de ontem (23/11/13). Aqui está o link para o vídeo do programa.

O quiabo apareceu no quadro “Jovens Inventores” do Caldeirão. A equipe do Huck descobriu três adolescentes, a Letícia, o Matheus e o Welles, todos com 17 anos, lá na cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais. Certa vez, uma colega deles, que tem diabetes, desmaiou no refeitório da escola. Foi nessa hora que eles perceberam que o diabetes “estava mais próximo do que eles imaginavam”. Querendo ajudar a amiga, os três pesquisaram, junto com Andrea, a professora de química da escola, possíveis maneiras de diminuir a quantidade de açúcar no sangue.

Descobriram uma pesquisa feita pela UNICAMP que mostrava que camundongos alimentados com farinha de quiabo apresentavam valores menores de glicemia. O pessoal do Jornal Hoje falou desse estudo no final do ano passado. Vocês podem conferir a matéria neste link aqui.

Daí os quatro – os três amigos mais a professora – decidiram estudar a influência do quiabo em seres humanos também. Se a pesquisa da UNICAMP mostrou melhora na saúde de camundongos, por que em humanos seria diferente?

A garotada por trás da "água de quiabo": Matheus, Welles e Letícia, todos com 17 anos.

A garotada por trás da “água de quiabo”: Matheus, Welles e Letícia, todos com 17 anos.

Mas o quiabo é um alimento que muita gente detesta. Foi por isso que eles decidiram, então, fazer “água de quiabo” – que seria uma maneira mais “aceitável” de ingerir o quiabo.

E, então, com a água do quiabo em mãos, os três jovens pesquisadores foram às ruas procurar por voluntários. Num primeiro momento, a rejeição foi grande. “É muito nojento”, diziam uns. “(A água) é fácil de fazer, o difícil é digerir!”, reclamavam outros.

No final das contas, amigos e parentes dos três aceitaram a proposta de tomar a água do quiabo. E este é um ponto muito importante, minha gente.

Os resultados, segundo o Caldeirão, foram, assim, milagrosos! Uma voluntária disse que a glicemia baixou de 300 (!) para 150. Outro, que caiu de 195 para 94 – e ainda disse que a água de quiabo “fez o papel da insulina, e muito bem feito!”.

Com tamanha descoberta em mãos, os amigos foram ao palco do Caldeirão mostrar a invenção para um painel de jurados, que incluía um médico, um incentivador do empreendedorismo… e a Bárbara Paz (?). Todos os três deram nota 10 para a idéia, e os amigos levaram para casa um cheque de R$30 mil.

 

RECEITA DE ÁGUA DE QUIABO

receita de água de quiabo diabetes

Como prepara a deliciosa água de quiabo – receita aqui!

Antes de mais nada, aqui vai a receita da água de quiabo, como explicada pelos jovens pesquisadores no vídeo.

  • Lave 2 quiabos.
  • Corte as pontas inferiores e superiores.
  • Corte no meio os dois quiabos, para que fiquem quatro pedaços (foto acima).
  • Coloque os quatro pedaços num copo, encha de água e deixe por uma noite.
  • No dia seguinte, retire os quiabos e beba a água.

 

ISSO VAI CURAR MEU DIABETES, OU PELO MENOS VAI FAZER MINHA GLICEMIA BAIXAR?

Ué, meu filho, tente se quiser (e se tiver coragem!)! E não deixe de nos contar o que aconteceu. Mas não vá beber essa água com muitas esperanças…e aqui vão os meus motivos para isso (mais pra frente eu dou motivos para ter, sim, esperança!):

 

MOTIVOS PRA DUVIDAR DESSA HISTÓRIA DA ÁGUA DE QUIABO

1) Amigos, esse quadro do Caldeirão é para incentivar a molecada a ter idéias criativas. Tanto que, quando o Luciano foi entregar o cheque de 30 mil reais, disse que estava premiando “a iniciativa” deles, e não os resultados práticos. O quadro, todo mundo pode ver, é um grande oba-oba em cima de três jovens com boas idéias na cabeça. Nada de ruim foi dito sobre o pesquisa deles, só coisas ótimas. Olha, gente, eu sou completamente a favor de incentivar os jovens a ter a cabeça no lugar e utilizar bem seu tempo, mas é preciso diferenciar esse tipo de estímulo e o que é um trabalho científico sério.

2) Preciso repetir isso: o quadro “Jovens Inventores” é pra estimular a moçada a empreender, não para premiar grandes avanços científicos. O médico que estava no painel de jurados (e que deu nota 10 pra galerinha da água de quiabo, note-se) disse que a idéia era ótima, mas que ela NÃO É uma descoberta científica.

quiabo gostoso diabetes

De repente, o quiabo ficou uma delícia…

3) E daí que a pesquisa deles “não é científica”? Como QUALQUER PESSOA QUE TEM DIABETES HÁ MUITO TEMPO bem sabe, vira e mexe aparece alguma cura milagrosa para a doença. E as pessoas costumam acreditar com mais força ainda nessas curas alternativas se elas se basearem em coisas simples, fáceis de encontrar e baratas de comprar – como é o caso do quiabo. Lógico, né, quem não gostaria de trocar medicamentos caros por um pé de quiabo no quintal? Acontece que Ciência é importante quando se trata da nossa saúde. Com saúde não se brinca. Uma pesquisa ser “científica” significa que foi feita com testes controladíssimos, envolvendo pessoas que não sabem se estão tomando ou não um medicamento. Sabe a história do placebo, aquela pílula de açúcar que o médico dá para quem é louco por remédio e que faz a pessoa acreditar que melhorou? Pois é, imagina seu neto chegar com um copo de água de quiabo e pedir pra você tomar, falando que era invenção dele e que podia curar o diabetes? Será que você não iria, mesmo sem pensar muito no assunto, controlar melhor o que comia nos dias seguintes a fim de “dar uma ajudinha” pra descoberta do moleque? É por isso que pedi para vocês prestarem atenção na história dos voluntários que beberam a água de quiabo lá em Patos de Minas. Tem um monte de parentes e amigos dos guris envolvidos na história. Será que eles tomaram a água e daí foram viver normalmente, ou será que controlaram a boca, mesmo sem querer, para melhorar a glicemia? Como podemos saber? Só com testes científicos, nos quais esse tipo de coisa é controlada. Uma pesquisa ser científica significa, no fundo, que os resultados encontrados acontecerão com praticamente qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, que usar o medicamento. Podemos confiar nos voluntários de Patos de Minas?

 

MOTIVOS PARA TER ESPERANÇA NA ÁGUA DE QUIABO

1) O quiabo – apesar de absolutamente horroroso ao paladar, na minha humilde e sincera opinião! – parece que tem efeitos positivos no controle do diabetes, sim. Várias pesquisas científicas já comprovaram o fato. Esta excelente matéria aqui do Diabeticool mostra os resultados de um estudo feito na Malásia e menciona outro realizado na Índia; ambos indicam que o quiabo pode ser bom, de fato, para quem tem diabetes.

2) A matéria do Jornal Hoje que mencionei antes, do dia 4 de dezembro do ano passado, talvez explique o porquê do quiabo diminuir a quantidade de açúcar no sangue. A reportagem fala que o quiabo é bom para a saúde porque baixa o colesterol, melhora o funcionamento do intestino e, claro, diminui a glicemia. Quando vão entrevistar a pesquisadora responsável pelo estudo, ela conta um segredinho. Segundo ela, o quiabo contém fibras que ficam por mais tempo no estômago. Isto faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo. Portanto, quem come quiabo sente menos fome e come menos. Será que a glicemia diminui justamente por isso? Se uma pessoa ingere menos alimentos, parece óbvio que a quantidade de açúcar no sangue será menor…

(observação: no final da matéria do Jornal Hoje há dicas de preparo do quiabo para que ele fique menos nojento! Vale a pena assistir.)

 

A mensagem que eu quero transmitir com este texto é a seguinte: pessoal, pelo amor de Deus, não deixem de tomar seus remédios só porque três moleques apareceram no Luciano Huck (e num quadro que tem o propósito de estimular a criatividade, e não de premiar resultados práticos)! Se quiserem testar a eficácia da água de quiabo, sigam a receita acima e deixem nos comentários aqui em baixo uma mensagem dizendo o que aconteceu com a sua glicemia. Eu adoraria que fosse verdade essa história, mas anos de experiência me ensinaram que tratamentos milagrosos aparecem a cada semana, mas que, no final das contas, os bons e velhos remedinhos da farmácia é que mantêm minha saúde no lugar. E com ela eu não brinco.

Se eu vou tomar a água? Quem sabe…talvez se colocar um pouco de açúcar ela fique com gosto melhor? :D!

 

carlao monteiroCarlão Monteiro Diabético ganhou este último “sobrenome” carinhoso há mais de 20 anos, quando descobriu que teria de conviver com o diabetes. Passou a estudar muito sobre a doença, devorando todos os livros e artigos científicos que passavam pela sua frente. Neste tempo, já testou milhares de tratamentos diferentes e ouviu as mais exóticas histórias sobre curas do diabetes. Ele compartilha seu vasto conhecimento com os leitores do Diabeticool nesta coluna especial.
Siga no Facebook em facebook.com/diabeticool

 

  • Jéssica Ferreira

    ótimo texto, muito elucidativo! vou experimentar essa água, torço para que de certo em mim tambem

  • http://www.diabeticool.com-oquiabo-doluciano Júlio César Martins de Resende

    Gostei muito da reportagem, se a esperança e vontade de pesquisar, porque não darmos um voto de confiança a estes jovem. Tenho a impressão que remédios para cura do diabetes já foram descobertos, mas as grandes multinacionais farmacêutica não deixam os resultados positivos aparecerem. As pesquisas sempre informaram que possa existir no mundo mais de 150milhões de diabéticos. Que forma os grandes laboratórios farmacêuticos irão perder esta fortuna. Existe um livro de um cientista americano da Universidade de Boston que fala claro e afirmativo já existir a descoberta de medicamentos para a cura do diabetes. Porém os grandes laboratórios não permitem a publicação destes medicamentos, pois perderiam muito dinheiro. E agora já estão colocando um porém na experiências que estes estudantes de PATOS DE MINAS, apresentaram na televisão brasileira. Parabéns aos jovens pesquisadores continuem firme em suas propostas. Júlio César MR

  • Lisandra

    Com certeza o quiabo vai ficar mais caro depois desta “incrível descoberta..”. Sou diabética tipo I a 15 anos e nao por ignorância mas por esperança vou tomar essa “baba” pra ver o que acontece… Depois conto como será esta nojenta experiência!

  • Djalma Alves Teixeira

    Muito esperançoso, acredito que os voluntários que participaram desse tratamento são pessoas responsáveis e não trazendo esperanças sem fundamento vou iniciar meu tratamento com a água do quiabo, assim que obter os resultado divulgarei aos meus amigos.

  • maria antonia de souza

    quero saber se o efeito é o mesmo em casos de diabetes tipo 1? por favor aguardo resposta.
    desde de ja agradeço.

  • sials

    Sou diabético e instintamente acredito no depoimento do amigo Júlio César Martins de Resende tomando em base a falta de amor pelo ser humano e a ganância pelo dinheiro.

  • Josy Santos

    Concordo com vc que remédios milagrosos não existem. A mesma coisa acontece com fórmulas milagrosas pra emagrecer. Se existisse algum remédio milagroso pra isso, não haveria mais gordos no mundo, pq ninguém quer ser gordo, por mais que diga que se ama do jeito que é. Nenhuma fórmula pra emagrecimento funciona se vc não fechar a boca e não praticar atividade física. Mas, não custa nada experimentar, já que eu adoro quiabo. A água deve ser mesmo nojenta, rsrs… Mas vou testar e depois venho aqui depor.

  • Antonio Hildeberto de Souza

    Tenho tomado semente de linhaça (em pó) e tem surtido bons efeitos.), a glicemia baixou bastante. Sempre antes de tomar o
    café da manhã, tenho medido a glicemia, a mais ou mesnos 2
    meses, a glicemia tem sido consideravelmente baixa. Teve alguns dias, pela madrugada, tive que comer um dôce, pois
    estava muito baixa, então diminui a dosagem da insulina. ,
    pretendo agora, experimentar o quiabo. Creio que se não fizer
    bem, mal não fará. Abraço.

  • ROLDÃO ALVES DE MAGALHÃES

    ACHEI INTERESSANTE A ENTREVISTA NA TV, BEM COMO OS COMENTÁRIOS DESTE SITE. VOU EXPERIMENTAR, TOMO VA´RIOS COMPRIMIDOS AO DIA. E AS VEZES A DIABETES ESTÁ ALTA.

  • LUCIANA JERONIMO

    Gostaria de saber se posso reaproveitar o quiabo, que tirar do copo ou sempre tem que ser quiabos novos?

  • Manoel Lourenço de Amorim Silva

    Gostaria de dar os parabéns aos nobres pesquisadores, pois de qualquer forma sei que trabalharam para chegar a esse resultado, precisamos de pesquisadores que não deixem serem comprados para que tais pesquisas venham a serem efetivamente testados cientificamente.

  • sandra

    Bom dia !
    Espero que esses estudantes dê continuidade as suas pesquisas
    e que não se vendem e se rendam diante dos poderosos de laboratorios ,pois não eles não pensam nas pessoas e sim nos seus lucros .

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Olha, Luciana Jeronimo, eu aposto que tem que ser quiabo novo a cada preparo.
    Porque quando você deixa na água ao longo da noite, ele deve soltar alguma coisa que fica ali na água e dá os supostos bons efeitos terapêuticos.
    Então é bem possível que um quiabo reutilizado seja, como dizer?, menos eficiente!
    Sorte que quiabo ainda está bem baratinho.

    Grande abraço,
    Carlão Monteiro Diabético

  • DENOY BARBOSA

    Já recebi dirversas “formulações” advindas de vegetais para o controle do diabetes. Porem esta apresentada pelos jovens mineiros nos foi bastante convincente, pois trata-se ingerir o suco do vegetal em agua, o que torna fácil de solver. Pois são muitas as pessoas que o recusam como alimento, porem desta maneira, já que bebi, afirmo ser fácil o consumo.`O produto fica inodoro, leve sabor de um vegetal e sem distinção do que é!. Esperamos que de fato esta louvável pesquisa nos traga os resultados almejados. Parabéns jovens mineiros, parabéns, conlunista Carlão Monteiro por esta maneira.

  • Gustavo

    Ótimo texto, mas na reportagem eles deixaram bem claro NUNCA DEIXEM DE TOMAR SEUS REMÉDIOS A NÃO SER COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO. A água é um complemento e não um milagre

  • Maria de Lourdes

    Quiabo é muito gostoso, é só colocar um pouquinho de vinagre ou limão enquanto estiver refogando.
    É delicioso também, colocar alguns quiabos inteiros para cozinhar junto com o arroz, dá um sabor delicioso e o arroz fica soltinho!!!
    Lavar os quiabos e secar com papel toalha antes de cortá-los.
    Vai muito bem com carne moída, com abóbora, com tomate, etc…

  • edianeub sousa

    as vezes fico muito duvidosa pois sou diabetica e ja fasso uso desde criança do quiabo pois adoro na epoca deles nunnca deicho de comer e sempre na salada ,no feijao verde ,um ensopadinho dele com alho sempre ,sempre estou comendo e continuo com diabetes mas vou tentar beber a agua dele pra ver o q aconteçe,espero q me der algun resultado…e muito raro alguem gostar de quiabo mas eu adoro mesmo ……e muito bom……….

  • AMARAL

    Gostaria de saber se vocês que tomam insulina, também fazem uso da metformina. Tenho usado 3 x ao dia de 500mg.

  • http://bol.com.br Lenilza VIANA

    Lenilza Viana gostei muito da matéria só gastaria de saber se o quiabo é reutilizável e se a gente tem que tomar o resto da vida.

  • AMARAL

    O diabetes pode ser representado por uma fórmula: Glicemia= alimentação ( quantidade e qualidade) + atividade física + medicação. O estado emocional pode alterar um pouco e só. Isto não quer dizer que é fácil controlar, mas as variáveis são somente estas.

  • PAULO MONTEIRO DA SILVA

    Boa tarde, adorei os comentários acima todos com muita esperança é sinal que esta nova descoberta pelos estudantes de Pato de Minas vai da certo. Espero que eles recusem qualquer oferta dos grandes laboratórios e pensem no ser humano. Sou diabético tomo vários comprimidos por dia, vou começar a tomar agua de quiabo amanhã mesmo. Quero voltar para divulgar a todos, será um grande prazer.

  • vilma santana

    Oi, boa tarde pessoal e amigos diabéticos, sou Vilma e tenho diabete tipo 2.
    Fiz ontem a noite a receita do quiabo dos 03 jovens de Minas Gerais, tomei hoje pela manhã em jejum. E sem remédio de laboratório, gente é incrível tomei café pela manhã: bolacha integral, leite desnatado, adoçante estevea, almocei: arroz integral, feijão normal e uma laranja.
    Após aproximadamente 1:30h medi o diabete estava 95mg.
    Não acreditei!!! Meu povo meu diabete está 95mg, nunca esteve assim, glória a Deus pela natureza, e obrigada aos 03 MENINOS DE MINAS GERAIS.
    Tenho 54 anos e a 08 anos tenho diabete TIPO 2.
    Já tomei de tudo que me falaram, mas o que realmente resolveu hoje foi o QUIABO dos meninos que foram no Luciano Hulk.
    Moro em CAMBARÁ PARANÁ Celular TIM 43 99037198.
    EU SÓ QUERO AJUDAR VCS MEUS AMIGOS DIABÉTICOS BJS E FICA NA PAZ DE DEUS VILMA.

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Muito bem, Paulo, por favor dê o seu testemunho dos efeitos da água de quiabo, para que todos nós possamos saber a eficiência dela!

    Grande abraço,
    Carlão Monteiro Diabético

  • roges dos santos

    gostariua de publicar não um comentario mas sim uma dúvida: deve-se tomar a agua integral (com a baba) ou pode ser peneirada? gratos e boa sorte à todos

  • MARIA DE FATIMA MAXIMIANO

    PARABENIZO OS ESTUDANTES PELA VONTADE DE AJUDAR,NÃO VI A REPORTAGEM, ,MAS SOU DIABETICA E CADA VEZ QUE ALGUEM DÁ UMA DICA PARA ABAIXA´-LA EU EXPERIMENTO. DESCOBRI QUE COENTRO É MUITO EFICAZ, MAS COMO O QUIABO MUITOS NÃO GOSTA, COMO BOA MINEIRA NÃO ACHO QUIABO NOJENTO,AO CONTRARIO.CONTINUEM MENINOS, NÓS QUE SOFREMOS COM ESSA DOENÇA, AGRADECEREMOS SEMPRE E DEUS ABRNÇOE VOCES.PAZ,UNIÃO, FORÇA E MUITA ESPERANÇA.

  • http://[email protected] MARIA DE FATIMA MAXIMIANO

    infelizmnte não vou digitar tudo novamente,só quero dar uma força para esses jovens,não desanimem,sigam em frente com suas pesquisa,nós agtadecemos.DEUS ABENÇOE VOCES.FELICIDAES.

  • Gilberto Euripedes de Faria

    Polvilho de fruta de lobeira, suco de carambola, chá de folha de gabiroba, farinha de casca de romã entre outros, são todos bons no auxilio ao controle da glicemia. Agua de quiabo talvez seja mais um.

  • Carla Cristina Reis Fagiani

    Sempre há uma esperança quando surge algo novo para o diabetes, meu pai já experimentou várias (semente de melão batida com cenoura, garrafada, chá de pau de tentente entre outras), talvez por não persistir nas receitas, ou por ineficácia mesmo, mas até hoje nada o fez parar com a insulina e os remédios. Aliás remédios são outros tantos, janumet, galvusmet, metformina e por ai vai. Gostei muito de ler todos os cometários e as informações postadas pelo Carlão Monteiro. Torço muito para algo de bom acontecer em relação ao diabetes, pois o pior de tudo não é deixar de consumir doces, e sim pelas inumeras picadas da insulina, e os remédios enormes. Como meu pai é um adepto a experimentar tudo o que lhe dizem fazer bem, com certeza irá tomar a água do quiabo e passar a consumi-los com mais frequência (só não sei por quanto tempo rsrs). Um abraço a todos e aguardo novidades nos comentários.

  • Miguel Ortega

    Sou diabético há 29 anos. Já ouvi de tudo sobre tratamento. Não deixo de tomar os meus medicamentos por nada. Tive um sobrinho a quem venderam uma tal garrafada e ele deixou de tomar a insulina. A coisa agravou de tal modo que teve que amputar a perna e menos de dois meses depois veio a falecer. Tem muitas coisas que auxiliam no tratamento da diabéte, mas os medicamentos ainda são os mais confiáveis. Suspeito que grandes laboratórios estão por trás dos ” não avanços” para a cura total dessa doença. Uma boa alimentação e exercícios físicos ainda são uma boa recomendação para o controle. Torço como todos para a descoberta da cura real, mas confesso que tenho receio de deixar o tratamento há que me submeto. Levem a sério essa doença e com certeza morrerão de velho! Paz a todos…

  • João P. de Carvalho

    Que bom se tudo isso fosse verdade! Torço muito por isso. Mas infelizmente é apenas mais uma receita milagrosa sem tese científica. Também acredito que já existe uma cura para DIABETES mas a indústria farmacêutica não deixa e não quer para não deixar de ganhar muito dinheiro, por pura ganância. Se os governantes também não fossem tão gananciosos, talvez as coisas seriam bem diferentes.

  • Rita Martins

    Boa tarde !!
    Minha mãe assistiu o programa sábado e quando cheguei em casa ela me falou : “AMANHÃ VC COMPRA QUIABO PRA MIM?” e comecei a rir e falei assim: Pra que a senhora quer quiabo amanhã? Minha mãe sorriu e disse:” Vi o programa do Huck e ensinaram uma coisa para diabéticos vou fazer ” e ela fez mesmo começou a tomar hoje pela manhã e agora quando eu fui medir a glicose dela , levei um susto de 240 +/- estava 165. Vou fazer amanhã tbm pra ver o que vai acontecer :) medi agora ,junto com ela e a minha taxa está 168,vamos ver o que acontece comigo amanhã . Um abraço pra todos depois eu volto pra contar o que aconteceu comigo .

  • MAURINHO BRAZ DUTRA

    SOU DIABETICO HÁ CINCO ANOS DESCOBRI ESTA MALDITA DOENÇA, TUDO QUE DIZEM SER BOM PARA A CURA EU BEBO OU COMO. PARABÉNS JOVENS, PELO MENOS ESTÃO TENTANDO FAZER ALGUMA COISA QUE POSSA AJUDAR OS DIABÉTICOS.NÃO SE DESANIMEM COM OS COMENTÁRIOS DE MAU GOSTO.( CORRIGINDO).

  • http://selmavalentim selma

    espero que de tudo certo nesta receita do quiabo gostaria de sabe posso tomar todos os dias se

  • silvio romero palmeira de carvalho

    ola amigo, moro em recife, adorei esta invensão com o quiabo, eu fiz um exame de glicose, em setembro, ela chegou a 100 eu sei que é normal, se começa a tomar essa água de quiabo poderia baixar um pouco, a minha mãe era diabetica, e eu gostaria de prevenir. parabéns mais uma vez.

  • silvio romero palmeira de carvalho

    pode ser tomado todos os dias ou uma vez por dia. obgd.

  • rui amado
  • Jair de Brito

    Comer goiaba tambem é muito bom, minha irma vem comendo e as vezes tem que comer doce a noite que baixa muito

  • http://Lucianohuck Andrea Torres

    Queria saber se é para tomar todos os dias?

  • JOSE DE CASTRO FERREIRA

    SOU DIABETICO. VOU ESPERIMENTAR O QUIABO. ESTOU DESCONFIIADO QUE LÁ NO VASCO andam servido agua de quiabo para os jogadors. prque o vasco está cindo de rodada para rodada.

  • http://CaldeirãodoHuck José Silva Júnior

    Acho que melhor e mais completo tratamento é o espiritual, pois, nós só ficamos doentes porque imaginamos a doença. Se você disser para você mesma que não tem esta doença ou alguma que seja você ficará curada. E quanto aos meninos de Patos de Minas eles são responsáveis pelas buscas e melhoras para o mundo em todos os sentidos, o que eles fizeram, foi simplesmente o que outros não fazem, pois, o seu tempo é todo por algum tipo de vício, precisamos incentivar estas pessoas que são o futuro da humanidade.

  • http://Diabetecool Douglas

    eu vou falar para o meu avo tomar ele tem diabete

  • http://diabeticool Helcimara

    meu professor de academia me falou a respeito da água de quiabo então resolvi pesquisar para ver e vou tomar pra ver q resultado vai dar pois necessito fazer uma cirurgia e necessário q a glicose esteja em 150mg\dl e nao estou conseguindo controlar se tiver algo q poder me dizer pra ajudar ficaria muito grata e espero q essa agua de quiabo pelo menos abaixe um pouco a glicose vou iniciar amanha

  • maria da consolacao soares

    Sou diabetica a mais de 25 anos insulina dependente, sofro muito com essa doenca, ainda, nao aceito essa coisa horrivel, que me da tantas limitacoes, sempre peco a Deus q me ajude, forcas p suportar o medo q essa doenca pode causar. Tenho muita fe q um dia vao inventar a abencoada Cura e q Deus me permita viver essa liberdade.

  • Sergio

    Tive uma aula na Unicamp com o maior especialista brasileiro em desenvolvimento de medicamento, que foi o Responsável pelo Acheflan, anti-inflamatorio produzido a base de óleo essencial de Cordia verbenacea DC produzido pela Ache. Na aula ele disse que a pesquisa começa relacionando conhecimento popular sobre diversas plantas que teriam poder de cura doenças. Eles trazem esse material para o laboratório e começam a separar os diversos componentes da planta extraindo em infusões pois alguns componentes diluem na agua, outros no alcool e deu o exemplo onde alguns medicamentos populares sao feitos na pinga. Depois de separado os componentes iniciam os testes para verificar o seu efeito terapêutico e seus colaterais. Entre o inicio da pesquisa e o medicamento final são 10 anos. Assim apesar de achar esquisito o tal quiabo no copo de agua, na produção de medicamentos é muito similar, o principio ativo é extraído através de uma infusão na agua, purificado, controlado e vendido por um valor muito alto em uma caixa com rotulo e bula. Não sei se ha um principio ativo para tratar a diabetes, mas se tiver alguma multinacional vai fazer o chá dele e se funcionar, patentear o princípio ativo e sua aplicação e faturar alguns bilhões de Dólares.

  • Marco Aurélio V. Bastos Jr.

    Parabéns pela lucidez e clareza do seu texto, Carlos Monteiro. Sendo médico endocrinologista, digo que estás prestando bons serviços aos seus semelhantes e evitando agravamentos desnecessários de suas doenças crônicas, através destes esclarecimentos. Faço votos que continue o trabalho de qualidade e atencioso.

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Muito obrigado, dr. Marco Aurélio. Fico muito contente, de verdade, com este tão necessário apoio vindo da área médica.

    Grande abraço,
    Carlos Monteiro Diabético

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Muito interessante este ponto, Sergio.

    Equipe Diabeticool

  • Maria C. Martins Morgado

    Pura decepção.

    Tomo a auga desde que o Globo Repórter mostrou em 1911 1 1912. como dizer que 3 espertinho adolescentes descobriram isso. Que programa mais furado, façam um Google e leiam tudo sobre quiabo e pronto estou com raiva de ver que pessoas acharam os 3 inteligentes.. Claro que foram pois copiaram bem mau a idéia nem tentaram inventar algo em cima do que leram. e Faturaram 30 mil….e o casal que para levar 30 mil tiveram que cumprir tarefa no programa… palhaçada pura. Fica a dúvida o Luciano tão ligado nas redes sociais, nunca fez um Google, nunca desconfia dos participantes do programa e vai dando dinheiro aos espertinhos. Ou será que é pura combinação e contratados para divertir os que perdem tempo em assistir o show. Isso é meu Brasil ? nada muda tudo se copia…

  • nelson gomes jr

    EU EXPERIEMENTEI HOJE ……….não tem gosto de nada , é só uma agua grossa por causa daquela baba , provem tb e depois digam o resultado , garanto q tem um monte de gente curiosa em saber o resultado .
    Moro em uma fazenda no interior de sp e na minha horta tem uma plantação de quiabo que eu nem sabia o q fazer com tanto quiabo , pelo menos agora apareceu mais uma utilidade ….rs

  • Joana Darc Ribeiro Ferreira

    Tenho minha visão totalmente comprometida por causa dessa doença filha da puta que nos come pelas beradas ate nos destruir totalmente, tenho uma revolta muito grande por ter adquirido essa maldita. Estarei fazendo uma cirurgia de redução de estomago só com esperança de viver melhor. Par isso tive que engordar um monte senão não conseguia a liberação do meu plano de saúde, gostaria muito de não ter sido preciso radicalizar a esse ponto, mas não suporto mas me picar todos os dias. Até o dia da cirurgia que é dia 14/01/2014, vou fazer uso da agua do quiabo e ver o que dá. Minha glicose é muito descompensada, nesses últimos dias ela manteve em media de 400 a 499 mg. Odeio ser diabética já tentei até me matar de ódio.

  • José Guedes Pinto

    Seria interessante que todos diabéticos experimentassem a água de quiabo (sem abandonar o tratamento indicado pelo médico) e, caso surtisse realmente algum efeito positivo, divulgassem para que todos os demais sejam beneficiados pelo novo tratamento.

  • http://www.tiaxica.com Cleuza

    Suco de carambola, chá de folha de pata de vaca, farinha de casca de maracujá, chá de canela, extrato (leite) de alpiste, semente de psilio entre outros, são todos bons no auxilio ao controle da glicemia. Água de quiabo ou pó de quiabo é apenas mais um ingrediente que ajuda a baixar o açúcar. A ingestão de fibra sempre auxilia na remoção dos excessos de substâncias por dois motivos: primeiro porque absorvem-as e segundo porque aumenta a motilidade intestinal favorecendo a eliminação. Baixar o açúcar é apenas uma forma de controlar. Isso sem dúvida é uma maneira de auxiliar no tratamento, as vezes, propiciar uma redução nas concentrações e ou as doses de medicamento.
    Tem muitas universidades estudando compostos naturais para essa finalidade. A esperança é que encontrem uma planta medicinal ou alimentar que venha restabelecer a função do pâncreas, isto não é impossível se os cientistas se dedicaram mais e se houver investimento em pesquisas. Mas o que desanima no caso dessa doença é que se criou uma grande indústria em torno dela.
    Os pesquisadores da UNICAMP fizeram a pesquisa que o Globo Repórter mostrou em 2012 como dizer que os estudantes descobriram isso!
    Parabéns Carlão pelo texto. Com saúde não se brinca.

  • Daniele

    Um insulto a quem faz pesquisa clínica. Um incentivo à jovens cientistas. Pesquisa experimental em seres humanos tem ética segurança e controle, ou deveria. “Natural” também pode oferecer riscos ainda mais se associados (interações) à diferentes condições ou medicamentos. Por favor, sejam mais críticos. Fiquei preocupada com a abordagem em um programa, que infelizmente, é formador de muitas opiniões à sociedade.

  • Josemar Guimarães Gil

    Minha Mãe tem diabetes a 20 anos,e triglicerídeos são autos e colesterol normal com remédios posso dar o quiabo sem problemas ?

  • Maria Lucia Martins

    Campinas 26 de novembro de 2013, sou diabética tipo 2 há 15 anos tomo insulina R e H e Galvus Met é 50mg de glimipirida e 850mg de metformina uma mistura que forma este remédio Galvus, tomei hoje pela manhã a água de quiabo, não tomei a insulina hoje somente o remédio, a noite vou fazer a medição se Deus quiser água de quiabo etá glicemia irá abaixar tenho fé que vai dar certo.

    obrigada aos meninos de Patos de Minas.

  • Simone de Oliveira Nascimento

    Sou Técnica de Enfermagem, trabalho no Setor de Doenças Crônicas Degenerativas, achei as experiencias dos jovens brilhantes. Agradou bastante o público.Quiabo faz muito bem para o organismo, especial para portadores de Diabetes Mellitus, tenho visto bons resultados. Lembrando de não deixar de tomar o medicamento prescrito pelo médico. Viva a saúde!

  • Raimundo Wagner da Silva

    Vou tomar não custa nada, se não fizer bem, mal é que não irá fazer.

  • Márcia Sanches

    Deixando de lado todo o comércio que existe em nosso meio, inclusive o televisivo, fica aqui uma mensagem de otimismo àqueles que acreditam no poder de cura de certos alimentos. Uma perguntinha: “De onde vêm ou de que são fabricados/produzidos os medicamentos?”. Não seriam de plantas, frutos e ervas medicinais? Comprovados cientificamente? E como sobreviveriam os médicos e os laboratórios se, cada qual, em sua área, não vendesse o seu peixe? Se o fruto ou o legume é natural, não causa danos à saúde, por que não tentar? E não são só os frutos anunciados no programa do Huck ou no Google. Há frutos realmente hiperpotentes no combate ou na diminuição de sintomas de diversas doenças. Vale a pena tentar. Um deles, por experiência própria, é o chá das folhas ou o suco do fruto da graviola. Estive prestes a sofrer uma intervenção cirúrgica da próstata. Consumi o suco da fruta e… para surpresa do cirurgião, os exames indicaram que meu problema havia desaparecido!! Continuo consumindo o suco… e repetidamente os exames clínicos comprovam minha verdadeira cura! E então… convém tentar?

  • aparecida marlene

    Diante de tanta animação, vou tomar a agua de quiabo.
    Minha irmã tomou e gostou do resultado.
    Vamos ver, não custa nada tentar

  • JACIRA SANTOS DIAS

    Sou diabetica há de 20 anos ,devido essa terrível doença já amputei um membro e fiz outra cirugia para dissobristruir a veia aorta e até o momento não vejo resultado positivo ,sou hipertensa tenho obsidade morbda estou tentando uma cirugia bariatrica há mais de 10 anos tomo em média de 15 comprimidos por dia sofro dores atrozes.Quando indicam algum remédio natural e tomo na esperança de ter dias melhores,ou experimentar o quiabo quem sabe seja mais um paliativo.O QUE ME CONFORTA É SABER QUE NO PARAISO PROMETIDO POR JEOVÁ DEUS EU SEREI PERFEITA POIS ELE PROMETEU ACABAR COM AS DOENÇAS E A MORTE.SOU UMA TESTEMUNHA DE JEOVÁ E CREIO NISSO ABRAÇOS JACI SALVADOR-BA

  • Nilton Cesar Cortez da Silva

    Prezados(as), sou diabético a 24 anos e como todos, ouço muitas receitas, mandingas, etc., sobre cura ou pelo menos controle glicêmico. Com relação ao quiabo, só agora fiquei sabendo da ajuda deste na diminuição da taxa glicêmica.
    Como explicado, o quiabo é rico em fibras alimentares, e pelo pouco que já estudei da diabetes, ingerir fibras ajuda na diminuição dos carboidratos ingeridos, o nosso vilão. Então, além da condição da sensação de “barriga cheia” por mais tempo, conforme explicado, tem a situação da quebra de carboidratos pelas fibras, outra situação favorável à nós diabéticos. Ressalto a colocação do Carlão quando diz que não devemos abandonar nossa medicação por conta de experimentos, mas também, nada nos impede de testarmos, pois neste caso, mal também não faz, com exceção do gosto, que realmente deve ser horrível.

  • Frazão

    Isso foi uma tapa na cara desse ridículos pesquisadores farmacêutica,pois até o momento não tem cura essa doença misera.E ainda tem gente monopolizada pela industria farmacêutica que não acredita.To fora.

  • vladimir da silva mendes

    sou diabético há quase cinco anos,e não me adaptei as dietas,ainda estou comendo de tudo,em compensação,minha glicose só fica 500 ou mais,já testei vários tipos de chás e nenhum deu resultado prometido. agora primeiramente Deus,vamos ver se a água de quiabo realmente faz efeito.. vou testar depois conto pra vcs ok.

  • Eniete Santanna

    Descobri que tenho diabetes a um ano, o primeiro passo foi praticar atividades físicas sempre e bebo meus remédios regularmente, assim como faço acompanhamento com o meu endocrinologista . Meu medicamento é caro jalra met. e a glicemia fica controlada, as vezes abuso na alimentação este é o meu mal, preparei a baba do quiabo hoje, irei utilizar amanhã junto a minha medicação, tenho muito medo das causas desta doença. Estou ainda aprendendo a conviver com ela.

  • http://www.ramos.com.br silvana

    Estou tomando a agua a três dias, amanhã vou no laboratório fazer exame, não sou diabética o medico disse que estou pre- diabética assim que sair o resultado divulgo para vcs.

  • CARLOS

    SOU DIABÉTICO TIPO 2 A DEZ ANOS ,JÁ EXPERIMENTEI TUDO QUANTO É CHÁ, MAIS COMECEI A FAZER USO DA ÁGUA DE QUIABO , E JÁ VI RESULTADOS POSITIVOS VOU CONTINUAR , E ESPERO PELA CURA TOTAL BEM BREVE .

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Que legal, Silvana!
    Boa sorte para você amanhã e conte-nos o resultado.

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • bene

    sou diabetica tp 2 ha 04 anos,e minha glicemia em jejum esta em torno de 200mdl,não estou conseguindo baixar com a medicação,vou tomar a agua do quiabo para ver no que vai dar,se alguem souber mais de algum outro remedio que baixe a glicemia,por favor publique pois tenho certeza que varias pessoas estão nessa mesma situação.ja tentei o leite do alpiste,mas infelizmente não obtive o resultado desejado,tenho esperança de consegui algum resultado com a agua do quiabo.Um abraço

  • Maicon

    Este diabetes é mesmo complicado. Recentemente vi o resultado de um estudo, na Inglaterra, concluindo que os diabéticos, em especial tipo 1, produzem insulina, ainda que depois de muito tempo com a doença. Sou diabético há 15 anos. Mantenho minha diabetes sob controle. Mas, tem alguns dias que a glicemia cai várias vezes ao dia. A glicose se matem estável por vários dias, até que em um certo dia ela fica baixa, tomando a mesma quantidade de insulina e comendo os mesmo alimentos do dia anterior. Isto já me ocorreu muitas vezes. Não pode ser outra coisa do que a produção de insulina. Que os cientistas descifrem esta doença e achem a cura logo. FÉ… QUE 2014 NOS RENOVE A ESPERANÇA!

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Bem lembrado, Maicon.
    A matéria que explica a descoberta de que até mesmo quem tem diabetes tipo 1 ainda produz insulina gerou uma grande repercussão por aqui!
    Vamos manter a fé que tudo dará certo!

    Abraços,
    Equipe Diabeticool

  • nelma ferreira

    gostei muito da reportagem mas meu esposo se cuida a 11 anos com folhas de algodão e limão receita indicado por um indio e graças a deus todos os exames dele dar diabete controlada ou não diabetico

  • http://www.glosstok.com.br Paulo César Motta

    Sendo diabético há 15 anos aprendi que esta doença é criação do diabo e não é o quiabo que vai curar a maldita. Sou louco por quiabo com baba ou sem baba e vou comer ainda mais depois da reportagem, neste caso vou usar também a minha fé em Deus. Ainda não se tem notícia nenhuma que em algum lugar do planeta alguém tenha se curado totalmente da diabetes. Continua então o trio
    do controle. Medicação, atividade física e alimentação adequada. Um brinde à saúde! (sem álcool)

  • marta

    Tomei em jejum de manhazinha.ja fazem dois dias minha glicemia estava em 110,baixou para 94,apos um cafezinho da manha basico com dois ‘paezinhos frances’leite/ cafe.ela foi a 140 apos meia hora,quando deu duas horas mais tarde estava 94.Sei o quiabo funciona?nao sei ,mas que esta sendo bom pra mim esta,quanto as criticas e o sargasmo com que o “carlao diabetico’ esta tratando o assunto,so me deixa crer em uma coisa ‘por que o carlao nao publicou antes ou teve a ideia de divulvar o assunto,agora vem criticar?So lamento voce deixou o trem passar,agora e tarde,estou tomando e esta sendo otimo,tentem tambem.

  • Heloisa

    Vi a repórtagem e comecei a tomar a agua do quiabo, minha glicemia era de 147, hj ela esta 130, se é nojento não é não, mal ele não faz, entao porque não tomar, esta fazendo um bem tremendo, esperimentem a esperança é a ultima que morre, e o quiabo é bom e barato, aproveitem, eu me arrisquer e vou continuar, parabens meminos DEUS iluminou vcs.

  • MARIA IVONE PORFIRIO

    GOSTARIA DE SABER SE TEM DE TOMAR TODOS OS DIAS É SE TEM QUE JOGAR FORA O QUIABO QUE TIRA DO COPO OBRIGADO

  • Gheysa

    Carlão Monteiro Diabético

    Gostaria de Saber se que é pré diabético já fez algum dos testes acima e a Glicemia normalizou. Sou pre diabética minha glicemia em 18/02/2012 era em jejum 80mg/dl e apos 120min 122mg/dl

    Em exames realizados em 17/05/2013 jejum 78 mg/dl e apos 120 min 162 mg/dl desde então tomo glifage.

    ultimo exame realizado em 09/08/2013 com o uso do medicamento estava em 91mg/ dl.

    Tenho chance de um dia para de tomar medicação ou será para o resto da vida como todo diabético?

    Grata!

  • http://www.giuliareceitas.com.br giulia

    eu queria saber se tem que tomar todos os dias a agua de quiabo obrigada

  • Jéssica Cardoso

    Carlão, só me incomodou um pouco a maneira sarcástica que você transmitiu em seu texto. É lógico que não deve-se ser substituído os medicamentos, mas é válida a “iniciativa da garotada”, como vc tanto frisou. Sabemos que a ciência se baseia muitas vezes nos conhecimentos do senso comum, então vejo esta pesquisa como um ponto de partida para, quem sabe, uma melhora significativa na vida dos diabéticos, e não vejo motivos para sarcasmo nisso. Quanto ao quiabo, sinceramente, não vejo nada de “nojento”. Adoro quiabo, principalmente no cortadinho com abóbora. Abç

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Jéssica!
    O meu “sarcasmo” é o que eu gosto de chamar de “sarcasmo preventivo”. É tipo assim: calma, gente, a cura do diabetes AINDA não foi descoberta!
    Infelizmente, não “é lógico que não devem ser substituídos os medicamentos”, como você mencionou. Muita gente vê uma matéria como essa na TV e realmente acha que pode largar a insulina, comprometendo seriamente a saúde.
    Eu ficaria muito feliz se essa água funcionasse mesmo na melhora da glicemia – como disse no texto! Mas é preciso ser cauteloso e agir com responsabilidade – assim como em qualquer outra situação na vida.
    E quanto ao quiabo ser nojento ou não…bom, daí é questão de gosto! Talvez eu experimente ele cortadinho com abóbora como você sugeriu…vai que eu goste?

    Grande abraço,
    Carlão Monteiro Diabético

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Gheysa, tudo bem?

    Olha, um número enorme de pessoas já deixou seu testemunho aqui quanto às propriedades da água de quiabo, mas ninguém mencionou ser pré-diabético. Sinta-se à vontade para dar o seu relato caso teste a eficácia da água!

    A boa notícia é que ter pré-diabetes não significa que você será diabética. Se cuidar bem da alimentação, perder um pouco de peso (talvez não seja o seu caso) e praticar exercícios, as chances de cura são bem altas. Há uma página muito boa aqui no Diabeticool sobre o assunto, vou lhe passar o link: http://www.diabeticool.com/o-que-e/pre-diabetes/.

    Abraços,
    Carlão Monteiro Diabético

  • Ideniêr Fernandes Júnior

    COMI QUIABO COM ABOBORA (MORANGA) E ANGU DE MILHO, E ACHO UMA DELÍCIA, AQUI NA MINHA REGIÃO É UM PRATO TÍPICO E PARA COMPLETAR UM FEIJÃO TROPEIRO COM CEBOLINHA VERDE E TORRESMO. SE ALGUM DIA EU DESCOBRIR QUE TENHO DIABETES O QUE ACHO DIFÍCIL, POIS NÃO SOU FÃ DE AÇÚCAR E SOU CRITICADO EM CASA POR ISSO, E MEUS EXAMES PERIÓDICOS QUE FAÇO TODO ANO O NÍVEL ESTA COMPARADO AO MÍNIMO PARA MULHER NÃO DEIXAREI DE COMER ESSE DELICIOSO QUIABO COM ABOBORA, A NÃO SER POR RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

  • Marli Vieira Chaves

    Concordo com a Maria C. Martins quando diz que já houve a reportagem sobre a água do quiabo em 2011, realmente foi no Globo Repórter, e se já havia sido divulgada o grupo não criou nada, ganhou dinheiro com a ideia de outras pessoas e isso é uma lástima. Só valeu porque a audiência do programa do Luciano Huck é enorme e a informação foi rapidamente absorvida, passando de uns para outros e caindo na mídia. Pode até não curar, mas acredito que deva ter alguma melhora, vale a pena tentar.

  • João Carmo

    vi o programa do Hulk, fui no hortifruti e comprei quiabos, comecei a tomar a água no domingo pela manhã. Antes medi a glicose, estava em 167(em jejum). Amanhã vou medir de novo e ver o que dá, se baixou mesmo ou se continua na mesma.

  • eliane angelis

    Qual a freguência tenho que tomar a a gua de quiabo para diabetes, todo dia, por semana ou mensal?

  • http://msn Ycoj

    olha, estou ha três dias tomando água do quiabo, vou fazer o teste para ver se surte efeito. Temos que ter cuidado com a alimentação.

  • http://br.msn.com Ycoj

    Vou testar a agua do quiabo, depois conto se surtiu efeito.

  • Pedro Jose

    Infelizmente somos portadores desta doença que nos extermina lentamente se não cuidarmos, e tudo que aparece temos que acreditar e tentar amenizar o máximo possível.
    Então amigos vamos partir pra água de quiabo, e torcer pra dar certo.

  • Edney Karvalho

    No meu caso, funcionou!!
    Eu faço uso duas vezes por dia, nas sextas e segundas-feiras, logo na primeira vez baixou de 329 para 189. Isso numa segunda-feira, apos de ter metido o pe na jaca no domingo(churrasco), faço dieta e atividades fisicas duas horas por dia, de segunda a sabado, tirou um dia para o dia do lixo(aos domingos, onde como mais fora da dieta).
    Estou mto satisfeitos com os resultados obtidos, e simplesmente nao tomo mais medicação. Nao quero aqui incentivar, nem servir de exemplo para ninguem, apenas a minha experiencia pessoal com a agua do quiabo,
    Saude, a todos!!

  • Ana Maria

    Não diga que o quiabo é nojento. Hummm, quando passei fome , tinha em minha casa uma horta de quiabos. Adorei. Fiz refogadinho com farinha!

  • http://www.redesocios.com.br/951 roderley francisco caixias

    recentemente entrei num grupo de pesquisa ai fui informado que minha tireoide fabrica um “cetoalgumacoisa” e nao posso usufluir do medicamento em estudo; porem tive a proposta de utilizar 20u de insulina humana, depois de muito relutar com o medo da agulha estou aplicando a dita uma vez por dia a noite ao deitar estou aferindo em jejum e nada positivo o marcador implacavel mostra entre 159~210, que vida dura lembrando que pela manhã eu tomo 3 glicazidas 30mg e 1/2 metformina 425mg qq coisa assim…a minha dieta baseia-se no trivial café com pão manteiga e açucar (não consigo usar o adoçante), arroz com feijão bife se tiver ou outra opção moderada de frango, peixe ou o que servir.Não vi a reporgem do LHulk, mas muitos amigos viram e sabendo do meu “drama” medo da injeção vieram me indicar o tal quiabo n’agua, confesso a repulsa embora gosto deste alimento bem feitinho com farinha, no molho, frito, e o babento baba de quiabo, estou propenso e disposto a fazer o tal “sacrificio em nome da “ciencia caseira”, quem ja curou o rim com chazinho de quebra-pedra sabe que vale a pena.Tentando sugerir a amiga o reaproveitamento das parte onde se extraiu a “calda nobre”, faça um refogadinho com alho e pouco sal acha que não ficara “gosmento”; pois a gosma ja foi tirada tomara que fique saboroso, grande abraço a todos, voltarei para “comemorar” com voces o resultado der no que der estraemos contribuido para o bem da “ciencia domestica”

  • Túlio Dantas

    Sou diabético, tipo 2, 57 anos de idade, diagnosticado há 14 anos. Atualmente utilizo Gliclazida 30 mg, 3 caps. 2x/dia, e Janumet 50/850 mg, 2 caps., 2x/dia. Meus níveis de glicemia se situam ao redor de 140/150, pela manhã, em jejum. Vi a reportagem e resolvi testar a receita, No primeiro dia após começar a utilizá-la, minha glicemia ficou em 136, no segundo dia 117 e hoje 95. Sei que ainda é cedo para qualquer conclusão, mas os efeitos me parecem bastante significativos. Quanto ao sabor, não é nada de outro mundo, para quem gosta de jiló e quiabo como eu, é até gostoso.

  • Manoel Soares

    Fico triste quando leio um comentario tao negativo do tal carlao diabetico, pois sao pessoas dessa natureza que desacreditam as pessoas com esperanas. A materia do luciano hulck com os jovens pesquisadores foi excelente, e os trinta mil reais que eles ganharam foi muito pouco em vista da repercussao que deu. Pois so ouvi sobre a baba do quiabo agora asistindo o progtama, e comecei a fazer uso do quiabo, e estou me sentindo muito bem. Parabens ao Luciano Hulck por essa materia que hoje e motivo de comentario no Brasil inteiro. Sera otimo para o povo nao precisar alimentar os laboratorios de pesquisas, nem as multinacionais dos daits e laigthes, e talves os pesquisadores de laboratorios tomem vergonha e divulguem logo o medicamento que cura a diabetes, e assim o mundo sera mais feliz.

  • Keilla Varela

    Concordo com QUASE tudo que vc disse. No entanto referir-se aos meninos de Patos de Minas como “moleques” foi de tom pejorativo, deselegante e desnecessário.

  • newton cruz

    Sou diabético há 12 anos, tomo metformina 850 e glibenclamida 5 mg, e semana retrasada tive um infarto, com 51 anos, vou usar a agua quiabo, se precisar faço gelatina de quiabo suco de quiabo, geléia de quiabo, se precisar faço até supositório de quiabo, já perdi 5 dedos do pé, minha diabete é emocional, e mesmo com regime não consigo abaixa-la para menos de 140. Atualmente com o infarto tomo 13 comprimidos por dia, o que é uma aguazinha com baba de quiabo, não é nada, vou tomar depois eu comento, mas acredito que precisa tomar uma certa quantidade para o organismo absorver, não é 3 dias e pronto, Valeu.

  • Jéssica Ferreira

    hahahaha falar que chamar três pessoas de 17 anos de moleques é “pejorativo e deselegante” é de matar, hem amiga?!!

  • jose costa

    ola bem visto isso ?
    vou fazer o teste ?
    depois falo sobre esse assunto
    diabete ?

  • Katia Ferreira

    Realmente o globo repórter passou uma reportagem sobre quiabo e diabetes, mas apenas falando que ele é bom, nada mais. De qualquer forma nunca tinha ouvido falar sobre a água de quiabo, e dou os parabéns a esses três jovens, que eles continuem assim. Vou fazer o teste e venho divulgar com vocês o resultado! Bjos

  • Nenza Souza

    Estou ansiosa para tomar agua de quiabo.Obaaaa

  • Vanderlei Antonio dos Santos.

    Tenho 62 anos, não sou diabetico e tambem não assisti ao programa do Hulk.
    Minha filha fez um comentário sobre o programa e por isso resolvi ler o texto acima e os comentários.
    O que não gostei foi o autor tripudiar tanto o pobre do quiabo. Concordo com os comentários favoráveis ao legume e mesmo suspeito em falar, quero dizer que de todos os legumes e hortaliças que já consumi, o quiabo é um dos mais saborosos! Ao ser utilizado, um casamento perfeito também com polenta ou angú, como se diz aqui em minas.
    Pesquisas à parte, gostaria de acrescentar: Como se alimenta mal essa nova geração!

  • Mauricio Coelho Meireles

    Meu nome é Mauricio Coelho Meireles, tenho 44anos, casado, dois filhos e à algum tempo atrás descobrir que estava diabético.
    tomava remédio todos os dias sem falta, mas quando assistir ao programa do Hulk fiz um teste, estou a 5dias (cinco) só na água de quiabo e minha glicose que dava 112mg/dl, agora esta dando 96mg/dl.
    não sei o que aconteceu, mas só com a água de quiabo eu estou indo bem.

  • Bruna

    Vou comprar hoje e testar!
    Alguém, por gentileza, poderia me esclarecer, depois de quanto TEMPO, em média, é para começar a baixar a glicose?
    Obrigada!!

  • http://DiabetiCool marilene ribeiro melo martins

    Já estou tomando a água do quiabo. Creio que irá dar certo. Vale a pena acreditar. Parabéns aos alunos pela pesquisa.

  • valdir lopes do nascimento

    Assisti o programa de Hulk e me motivou a começar a tomar a água de quiabo no dia de hoje. Sou diabético há 8 anos e não tenho conseguido controlar minha glicemia somente com remédio.
    Achei interessante o depoimento de Nelma Ferreira em 26.11.2013 sobre a utilização da folha de algodão e limão receitada por um índio a seu esposo e a diabetes manter-se controlada.
    A senhora Nelma poderia nos dar maiores detalhes sobre esse procedimento, para ser utilizado de forma complementar a diabetes? Qual a quantidade a ser utilizada? Quantas vezes no dia? Quanto era a glicemia dele e quanto tem se mantido? Enfim, o que ela poderia compartilhar conosco nesse portal.

    folhas de algodão e limão receita indicado por um indio e graças a deus todos os exames dele dar diabete controlada ou não diabetico

  • LUIS CARLOS

    VEJO QUE O SR.CARLÃO, QUANDO TRATOU DE MOLEQUES, NÃO ESTAVA USANDO UM TERMO PEJORATIVO PARA SUA REGIÃO, MÁS ATÉ CERTO PONTO CARINHOSO, SE FOSSE AQUI NO NORDESTE, SIM SERIA OFENSIVO, E OLHA QUE SOU NORDESTINO E NUNCA MOREI EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS.

  • Thais

    Oi, achei uma otima reportagem, adorei essa page!
    Queria saber quantos copos de água tomar por dia, e por quantos dias eu vou tomar ? obrigada desde já

  • http://ubatuba gracia

    Excelente matéria.

    Milhões de pessoas tem essa doença degenerativa.
    Não custa tentar,
    Parabéns a iniciativa dos garotos !

  • VASTI CIPRIANO DA COSTA

    RU AMO COMER QUIABO REFOGADO , SÓ COZIDO NA ÁGUA E SAL E FEITO SALADA , CLARO Q FERVO VOM LIMÃO PRA TIRAR UM POUKO DA BABA , MAS COM BABA OU SEM BABA EU AMO QUIABO KKKKK
    VOU TOMAR A ÁGUA E COMER MUITO MAIS QUIABOS DO Q EU JÁ COMO NORMALMENTE KKK
    DEPOIS EU CONTO AKI SE FUI CURADA , NA VERDADE EU SEREI CURADA POR DEUS , MEU SENHOR JESUS CRISTO É QUEM VAI ME CURTAR VCS VERÃO , BJUS …

  • LUIS CARLOS

    Bem Lembrado, Sr. Valdir Lopes, que a Sra. Nelma, digne-se de nos dar esta palhinha com mais detalhes, agradecemos, e ficamos no aguardo.

  • Bruna

    Bom.. Resolvi fazer o teste!

    A água de quiabo não tem gosto de nada.. só é meio gosmenta, mas bem tranquilo de tomar.

    Medi minha glicemia em jejum e estava 109 mg/dL.
    Tomei a água com quiabo e voltei a dormir.
    1 HORA DEPOIS…
    Minha glicemia estava em 93 mg/dL!!!!

    Vale a pena experimentar, não custa nada!!

    Vou continuar tomando! Fiquei muito feliz com o resultado, pois minha glicose só costuma baixar com medicamentos ou com exercícios…

  • http://google celia arvelos

    gostaria de saber se posso comer o quiabo bem temperadinho

    tomei a agua do quiabo é horrivel engulir aquela gosma,não sei se vou conseguir tomar de novo..
    r

  • http://google celia arvelos

    gostaria de saber se posso comer os quiabos bem temperadinhos ou só vale se tomar a agua.Tomei uma vez é horrivel engolir aquela gosma,

  • Edivaldo

    Realmente água de quiabo é um SANTO remédio, estava com glicemia em 190 mg/dl, após ingerir água de quiabo 1 copo pela manhã e 1 a cada refeição, a glicemia diminui para 128mg/dl em uma semana apenas, irei continuar com os testes, juntamente com 1 comprimido de diamocron 60mg pela manhã e cloridrato de metformina 850mg antes das refeições (2 por dia).

  • iracema

    Estou tomando ,mas gostaria de saber dessas pessoas ,se o nível da glicemia abaixa continuamente ou só num periodo após toma~la.

  • José Luiz da Costa Filho

    Quero compartilhar com vocês minhas ideias a respeito desses remédios chamados “milagrosos”. Em primeiro lugar é ótimo esse pessoal todo preocupado com essa doença que acomete a muita gente. Ao longo de alguns anos venho resistindo a esses tipos de remédios, tais como chá da casca de maracujá, batata yakan, agua de genipapo e etc., partindo do principio que seria muito difícil dosar esse tipo de medicamento, uma vez que existem diversas variáveis no preparo e na forma de ser ingerido, dependendo do tipo de atividade que o diabético exerce no correr do dia. Eu ainda fico com o medicamento químico, pois um comprimido vem com a dosagem certa. Mas mesmo assim devido a praticidade da agua de quiabo, já estou testando desde ontem (30/11/2013). Futuramente falarei do resultado. A principio acho muito difícil pois meu diabetes é proveniente do stress do dia a dia.
    Atenciosamente,
    José Luiz

  • Mércia Cristina Sampaio Andrade

    Coloquei dois quiabos em um copo de água. Após beber a água no dia seguinte, posso novamente colocar água ou devo efetuar o troca dos quiabos? Por quanto tempo os quiabos devem serem mantidos na água?

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Mércia!
    Ainda não existe uma fórmula ideal para preparar a “água de quiabo”, o que acontece é que o pessoal vai testando as receitas e deixando aqui nos comentários o quão efetivas elas são.
    Mas acreditamos que será de maior proveito se os quiabos forem trocados a cada dia. Deixe-os na água durante uma noite.

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • http://www.diabeticool.com Roosevelt Sales

    A amiga da minha mãe viu a reportagem sobre a pesquisa do quiabo e passou pra ela e como ela confia em mim que sou seu filho e quero seu bem li todos a favores e todos os contras e cheguei na seguinte conclusão , que ela deve sim usar essa agua com quiabo o quiabo é bom para varias coisas e tenho certeza que vai ser bom para diabetes, porque nos últimos casos o que não mata engorda.

  • sergio

    Nao custa nada tentar. mal nao fara

  • Sergio Marinho

    Bom dia Carlos Monteiro!
    Gostei muito do seu texto elucidativo sobre a questão. Embora tenha descoberto a diabete a apenas 4 meses, temos que lembrar que se trata de um programa de televisão que busca audiência, por outro lado trazer, novamente, a tona a questão milagrosa do quiabo nos traz a esperança de uma possível cura, afinal precisamos nos agarrar a qualquer tronco em alto mar. Mas você esta correto em lembrar que são apenas especulações cientificas e que comprovadamente não devemos largar o remédio enquanto não houver uma fonte fidedigna sobre a questão. Parabéns pelo texto.

  • ESTER

    Tenho minha mae, tio e primos diabeticos e acho que tudo e valido pois mal não vai fazer então pq não tentar fazer o uso do quiabo pois a insulina, o metformina, glibenclamida este medicamentos acabam com as pessoas

  • JERONIMO

    quando sera que as pessoas vao para de querer levar vantagem em tudo,uns achao que é verdade outros acham que é mentira o povo precisa sabert qual a veracidade nao é hora de bricadeira pois ninguem é palhaço se da certo digao mais nao briquem com isso mais vou faser teste

  • Reinaldo Araújo

    Esse cara pode ter razão em tudo…Só que, já que ele está sempre pesquisando sobre diabetes ele poderia também, para seu próprio bem, pesquisar sobre respeito e educação: Chamar aos jovens de moleque faz-nos duvidar de ser ele moleque ou não.

  • elenice da luz rodrigues

    Alguem falou sobre o quiabo com meu esposo que passou a tomar o tal preparado. Porém hoje dia 04/12/13 ao chegar no plantão uma amiga diabética insulina dependente disse que se a glicose abaixache não era para tomar a insulina diária. Tomar o que se falou tudo bem mas não tomar os remédios jamais. Meu esposo graças a Deus tem consciência de que precisa dos medicamentos para viver
    e tem uma vida normal-curte a vida da melhor forma póssível-viajamos muuuiiito!

  • maria victoria

    podemos reutilizar o quiabo depois de tomar a água?

  • jussara cruvinel

    Bom dia! meu marido esta tomando agua om quiabo a tres dias;mas a pressão arterial foi elevada;alguem sabe me responder se foi por isso.grata

  • Paulo Cirne

    Senhores, após a matéria da agua de quiabo exibida no Calderão do Hulk no Sábado, no Domingo já estava no supermercado para a compra do quiabo, porém os mesmos sumiram, como tem diabéticos nossa. Consegui comprá-los em outro mercado e comecei a tomar a agua do quiabo à partir da segunda-feira e estou até esta data porém percebi que minha boca esta ficando bastante seca, faltando saliva. Pergunto será algum efeito colateral?E também faço medições de glicose dois dias na semana e sempre em jejum, não estou verificando muita diferença.

  • Patricia

    Tenho 42 anos e sou diabética a 15,meu peso é proporcional a minha altura, tenho uma dieta balanceada e faço caminhada.
    Até 10 dias atrás eu usava duas injeções de NPH e três de Rápida.
    Hoje faço duas de NPH sendo que já baixei a quantidade de unidades em 50% em cada e só uso a rápida na hora do almoço.
    Apesar de todo meu controle nunca cheguei neste resultado da ultima semana.
    SENSACIONAL e viva o QUIABO!! É horrível toma-lo, mas vou continuar com ele firme e forte :)

  • ana lucia fontoura soares

    tenho diabete tipo 2 e tomo insulina 2 vezes ao dia 63ml de cada vez e mediformina 1000 de manha e 1000de noite dou fazendo a experiençia com a agua do quiabo tamb.nao achei tao ruim assim

  • http://nãotenho Eulalia

    Bom dia,
    Gostaria de saber se tenho que tomar o copo de agua todo de
    uma vez e se tem que ser em jejum.
    Fiz exame e a glicemia deu 109, mudei a alimenta

    Bom dia,
    Gostaria de saber se é necessário tomar a água do copo em
    jejum e tomar todo de uma vez.
    Fiz exame a glicemia deu 109, mudei a alimentação(estou comendo arroz e pão integral,bastante verduras)fiz exame
    novamente a glicemia deu 106.
    Aguardo retorno obrigada,
    Eulalia

  • Andre Luiz da Silva Gonçalves

    E a água do quiabo contem fibras, como pode a mesma abaixar a glicerina ?

  • Flavio Martins Coelho

    Sou diabético há 16 anos e nenhum tratamento alternativo surtiu efeito em mim. Tomo 3 drogas específicas para o controle glicêmico, qual sejam: Glimepirida 4 mg: 2 comprimidos dia; Galvus Met 50/1000 mg: 2 comprimidos dia (Vildagliptina associada à Metformina). Não tenho obtido muito êxito na terapia. O meu comentário sobre o tema é: Da maneira que vivemos nos apegamos a quase tudo que promete um controle mais adequado ao nosso quadro. Por isso eu também estou embarcando nessa nova aventura. Quanto às pesquisas, a minha opinião é que quem consegue passar “um míssil” num buraco de uma fechadura, não teria tecnologia suficiente para já ter descoberto a cura para inúmeras doenças, dentre elas até o câncer? Ocorre que, caso seja comercializado qualquer medicamento nesse sentido, tanto laboratórios como universidades perderão muito. Perderão dinheiro de governos para pesquisas, perderão muito na venda de aparelhos e tratamentos específicos… Então não interessa a nenhum segmento empresarial a cura de algumas doenças, elas são, ao meu ver, doenças de manutenção de lucros! E nós aqui no final da fila…!

  • Ivete Ferreira

    Em setembro de 2012, um dos temas do Globo Repórter foi exatamente sobre como o quiabo e sua baba podem ser usados pra baixar glicemia, isso mostra que essa descoberta já é bem antiga e os próprios médicos estão dando essa indicação. Então o que foi que esses três jovens inventaram?????

  • http://www.duroeliso.blogspot.com Heber Pedroso

    Não tenho palavras para esse texto…

  • ivany

    ivany manhães,07 de dezembro de 2013 ás23;36

    minha irmã é diabete,vou fazer esta ESPERIÊNÇA,c/ ela,vcs vão em frente,DEUS,te ilumine,tenha FÈ.

  • Zélia de A. Sárria

    Sou diabética tipo 1,há 22 anos faço usso de dois tipos de insulina mais glimiperida. faço dirta acompanhada de exercícios diarios, mas mesmo assim ela vive ocilando. depois da reportagem resolvir a experimentar a agua de quiabo, já que adoro comer. apos um dia depois do uso medi a minha glicemia em jejum e depois do jantar. de 180 a160 ela esta ficando entre 122 a 110,estou muito feliz, e tem mai estou diminuindouma das minhas insulinas que a Lantus, a qual sempre faz eu ganlhar uns quilinhos segundo meu médico. Torço e pesso á Deus que esses jovens comtinui ,e apareçam outros jovens brinhantes como esses.Parabéms ,

  • Ilna

    Oi meu esposo tem 35 anos é diabético como seus pais eram herdou a doença, muito difícil a vida de uma pessoa com essa doença que eu desconhecia antes de conhecê-lo.O difícil será convencê-lo de tomar porque não gosta de jeito nenhum de quiabo,mas estou esperançosa que baixe e controle sua glicemia.

  • Mauricio Viana

    Verdade, meu pai é diabético a mais de 20 anos, tem hoje 67 anos e faz tratamento quimioterápico por conta de um tumor entre o fígado e o pâncreas. Usou esta água por 4 dias, e os resultados foram surpreendentes. Chegou a marcar 75 na medição diária…..

  • sergio

    Ha seis anos sou diabetico, vi o programa do Luciano e ha dez dias estou tomando a agua do quiabo, nesse periodo o indice de glicose baixou substancialmente, estava em jejum medindo de 200 a 220 e baixou pra menos de 150, durante o dia tambem reduziu bastante. Acredito que realmente faz diferença, vou continuar tomando e comendo , pois sou fa de quiabo!

  • ANTONIO CELSO

    PESQUISEM TAMBEM O CHÁ DE CASCAS
    DE NOZES PECÃ.
    VOU REPETIR NOZES PECAM.
    QUE TAMBEM BAIXA O AÇUCAR NO SANGUE.
    [BEBER FRIO QUANDO TIVER SEDE].

  • Raquel Ribeiro

    Gente nao poderia deixar de comentar sobre a agua do quiabo, pois sei que muita gente sofre com esta doenca, minha irma morreu por causa dela, estive na semana passa no posto de saude proximo a minha casa era dia de medicao de glicose, existe uma senhora la que a glicose dela baixa fica sempre em 230 a 250, toma insulina 2 vezes por dia e mesmo assim ja foi parar no pronto socorro varias vezes, ela se propos fazer uso da agua de quiabo a semana passada para ver se realmente funciona, hoje ela foi medir novamente e a glicose dela estava em 110, todos ficaram perplexos pois a glicose dela nunca abaixou deste quando descobriu a doenca, entao vamos tomar esta agua abencoada por Deus, mas nao deixe os medicamentos.abracos.

  • Nina

    Carlão, através da sua vasta experiência e vivência, é mito ou verdade o que se passa comigo: de noite aumenta em mim uma enorme vontade de ingerir qlq coisa doce. Fico inquieta; meu corpo pede, ou seja, é como se ficasse mandando mensagem para o meu cérebro. É comum em quem tem prédiabetes (como eu) ou mesmo a diabetes (1 ou 2) já instalada, essa vontade? Desde já, grata pela sua atenção.

  • Claudio Bruno

    O DIABETES, assim como a AIDS são doenças graves e aparentemente sem cura. Por trás de todas essas doenças existe um Cartel que não tem nenhum interesse na cura dessas doenças.
    São os grandes laboratórios. Tenho certeza e acredito na cura através das frutas, verduras e ervas. Só que o CARTEL e muitos empresários, não estão interessados nesse tipo de investimento.
    Essa água de quiabo se devidamente trabalhada por mãos de cientistas qualificados, bem que poderia se transformar num medicamento eficaz e por um preço bem accessível.

  • terezinha ap altarugio

    fiz tomei e gostei nao e ruim nao espero que dee certo sou diabetica uso insulina e outros remedios
    agradeço

  • Vinicius

    Com a minha mãe está funcionando e muito. Nem mediu a glicemia, mas, ACABOU A SEDE, PAROU DE LEVANTAR À NOITE PARA BEBER ÁGUA, ESTÁ SE SENTINDO MUITO BEM…PRECISA DE QUE MAIS PRA ACREDITAR?
    ABS E SRSS

  • http://[email protected] joão Marcilio

    É quanto ao gosto não sinto nada de ruim, afinal tomo cachaça e até Wisque falcificado imagine tomar um meio copo dágua com baba de quiabo, Rssssssss.

  • Moura Oliveira

    Realmente, o Carlão necessita ser mais cauteloso em suas exposições críticas negativas ou positivas. Ser criterioso nos comentários, afastá-lo-á da mediocridade e trivialidade. Consequentemente, obterá mais respeito e credibilidade no trabalho que executa neste site. Boa Sorte!!!

  • paula vasconcelos

    eu vou esperimenta dando pra meu marido. que toma remedio tds os dias .dpos eu mand um recad pra tds voces se deu resultado

  • http://naotenho paula vasconcelos

    vou tenta dar pra meu marido .que toma remedio tds os dias

  • shirlene

    Se faz bem nao sei, mas estamos tomando e agradeco a DEUS por esses alunos serem tao solidarios com a amiga e se aprofundar no assunto.Enquanto pessoas criticam, outras se preocupam ,entao ,porque nao aplaudir a iniciativa . Vamos tentar como algumas pessoas ja dissera.So quem tem essa doenca para saber que toda tentativa e valida se der resultado amem se nao der pelo menos tentamos. Obrigada.

  • http://lucianohunck gerda niewerth

    éstou tomando a agua do quiabo, logo no dia seguinte do programa iniciei esta aventura. Hoje dia 14/12/2013 ainda não obtive resultado, mas vou continuar, quem sabe algum dia vou ter algum resultado. Faço uso da insulina e mais xr glifage… gostaria não precisar mais me picar, estou torcendo pela agua do quiABO, sera que ela vai ser tao milagrosa? o que os laboratorios vao fazer com toda medicação? seria um prejuizo pelo qual estou torcendo

  • tatiane

    Boa noite, meu noivo descobriu que possui essa doença e nao se contenta em se furar todos os dias :( ficamos sabendo dessa reportagem falando sobre quiabo, no momento ele toma 1 vez ao dia insulina lantus… se ele começar a tomar a agua do quiabo ele nao precisa tomar insulina? Ou pode tomar a agua toda vez qe estiver auta? Aguardo uma resp.
    Obrigada.

  • http://[email protected] joventinaandrade

    coitado dos diabeticos!! parte pra todas kkkk eu sou diabetica25 anos ja fiz tantas besteira q diz curá mas…… vou tentar mas uma né!!cura pusitiva ate hoje nada!!

  • Nelsinho Araujo

    Creio que pode até ter um bom resultado, variando de organismo para organismo, pode servir para uns e para outros não, assim não haveria uma variação de medicamentos para Diabetes.

  • brenda

    Oi gente, a minha taxa de glicose nunca foi muito alta (130 ,134), mas ultimamente passei a ter pressão alta demais;tomei a água do quiabo e estou com taxa normal de quem não tem diabetes e a pressão normalizou.Estou andando rápido,sem tontura, fiquei outra pessoa.O gosto da água não é ruim e fico grata ao programa de TV que divulgou o remédio caseiro ;coisa boa ,visto que na TV só passa porcaria .Mas tenho um trato comigo mesma de nunca mais comer doces nenhum, só aproveito o doce das frutas,com exceção da melancia pois esta sobe a pressão.O que é útil e bom devemos divulgar à população. Abraços cordiais.

  • Nina

    Ô amigo, estamos todos que aqui deixaram nossos anseios – em forma de duvidas, perguntas – esperando respostas suas. Deixei minha msg em 10/12/13: todo dia venho aqui, olho, não vejo uma resposta… Você é referencia de vivencia e experiência com o diabetes, por isso aguardamos e valorizamos suas orientações. Responde… Feliz Natal e um 2014 próspero, com saúde e paz, pra você e todos.

  • carlos cesar v. leal

    COMECEI A BEBER A ÁGUA DE QUIABO HOJE , ESTAVA COM AÇUCAR EM JEJUM DE 176 , ÀS 10:30 TOMEI DE NOVO O AÇUCAR ESTAVA 192 , SEI QUE O PÓS PRANDIAL ELE SOBE , TALVEZ DEVESSE TOMAR MAIS TARDE A NOVA DOSAGEM.
    VOU INSISTIR E DEPOIS CONTO OS RESULTADOS . CONVIVO COM O DIABETES TIPO 2A UNS 6 ANOS , TOMO SÓ UM MEDICAMENTO E NUNCA TIVE CRISE DE AUMENTO EXAGERADO OU HIPOGLICEMIA EXAGERADA. COMO TUDO QUE TENHO DIREITO , POIS COM 70 ANOS JÁ ESTOU NO LUCRO . SE COMER MORRE , SE NÃO COMER MORRE TAMBÉM. PORTANTO A MENTE É QUE DECIDE NOSSO ESTADO DE SAÚDE. DOENÇA NÃO EXISTE , EXISTE DOENTES. AÍ ESTOU FORA , POIS A VIDA É BELA .

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Ô amigona Nina, desculpe, é tanto comentário que às vezes me perco!
    Mas vamos lá. Você perguntou sobre vontades noturnas de comer doces. Te digo que isto NÃO é sintoma de diabetes, nem de pré-diabetes.
    Até onde eu saiba, duas coisas podem estar causando estas suas vontades: se você anda pulando refeições (em qualquer horário do dia, mas especialmente à noite), a quantidade de açúcar no sangue pode estar menor que o normal e seu corpo daí pede, sim, por comidas açucaradas (contra isso a dica é, claro, não pular refeições, ingerindo quantidades de alimentos que te deixem satisfeita, nem mais, nem menos!). Outra coisa que pode dar vontade de comer doce é ter baixas quantidades de serotonina no corpo – este é o hormônio que nos deixa alegres, por assim dizer. Várias pesquisas mostraram que, quando há pouca serotonina, o corpo tende a tentar compensar esta falta com outras coisas que nos “alegram”, como é o caso dos doces!
    Ajudou? Espero que sim! Conte conosco sempre, Nina!

    Abração do,
    Carlão Monteiro

  • Josi

    O quiabo não é horroroso não vei, eu amo comer quiabo, e vou sim experimentar.

  • ANILSON CRIVELARO

    Existia um remedio chamado Acomplia, ou Ribonabanto ( emagrecimento ) que por ser tão bom, o cartel da industria farmaceutica o retirou de circulação MUNDIALMENTE pois alegavam que quem o usava poderia cometer suicidios etc etc etc, eh claro que se eu tomar 15 simples aspirinas poderei ter uma reação muito ruim. Ou seja, para quer vou dar facilidade se posso vender dificuldade, alguem duvida disto ?????

  • vilson luis agostini

    Já tentei vários métodos para baixar os níveis de glicemia, chá de folha de jambolão, chá de folhas de maracujá, leite de alpiste, e não obtive sucesso. Obtive um bom resultado com o chá de folha de insulina. Mas quando comecei a tomar a água do quiabo, realmente foi surpreendente, baixou mesmo, não espero a cura mas vou continuar o tratamento pra manter os níveis de glicemia, diabetes baixos, pra mim controlar a diabetes já esta de bom tamanho.

  • Andréa

    [email protected] ESPOSO ESTAVA COM A GLICEMIA DESCOMPENSADA E FORTES DORES MIE, LEVEI O AO ENDÓCRINO, VASCULAR E UM CLINICO. FEITO UMA SERIE DE EXAMES COGITOU SE ATÉ TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP). FICAMOS MUITO APREENSIVOS. SOU ENF. E CONHEÇO BEM AS COMPLICAÇÕES DIABÉTICAS. MEU ESPOSO ASSISTIU ESSA REPORTAGEM NO LUCIANO RUCK E COMENTOU-ME EU FIQUEI CALADA E DESCRENTE LÓGICO. PORÉM ELE TOMOU 3 DIAS SEGUIDOS, RESULTADO GLICEMIA DE 290 MG/DL. SEGUNDO DIA 145MG/DL NO TERCEIRO DIA 68MG/DL. MANDEI ELE PARAR PORQUE PODERIA FAZER UM EPISÓDIO DE HIPOGLICEMIA SEVERA E SER CAUSA DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR. HOJE INDICO PARA PESSOAS QUE CONHEÇO E ESTÃO TOMANDO E TODOS COMENTAM RESULTADOS BONS, TAMBÉM ORIENTO QUE NÃO PODEM DEIXAR DE TOMAR SEUS MEDICAMENTOS E ACOMPANHAMENTO MÉDICO É IMPORTANTE ESSA MEDIDA ESTA DANDO CERTO, MAS NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO PELO TRATAMENTO CLINICO ATE QUE SE PROVE COM ESTUDOS CIENTÍFICOS SUA EFICÁCIA. PARABÉNS! GAROTOS MEU ESPOSO ESTA FELIZ E EU TAMBÉM. GLICEMIA DIÁRIA HOJE NÃO ULTRAPASSA DE 110MG/DL.

  • Fernando Jimenez Busquet

    Olá a todos,

    Acredito, por minha própria experiência e outros poucos que conheço, que a diabete tipo 2 pode ser controlada com um controle estrito da alimentação, tenho muitos familiares com diabete tipo 2 e de todos apenas 3 que controlam totalmente a alimentação, de duas formas, conseguem manter a glícemia controlada sem tomar nenhum tipo de remédio.
    Dois, eu e meu pai, controlamos cortando totalmente (quero dizer totalmente mesmo) os alimentos refinados (farinhas e alimentos elaborados com elas, arroz e etc.), açucares e alimentos elaborados com eles (refinado, mascavo, cristal e etc.) e batatas de cozinhar e fritar. Além disso, eu não consumo carboidratos após 6 da tarde.
    A outra pessoa, uma irmã, se alimenta, em bem (pequenas mesmo) pequenas quantidades de alimentos integrais, muitas vezes ao dia.
    Nos dois casos se controlam também o consumo de frutas muito doces e maduras, assim como a não ingestão de sucos e sim das frutas com a sua polpa.
    Eu gostaria de fazer um desafio, que alguém me demonstrasse que se alimentando assim não consegue controlar a diabete. Nunca conheci ninguém.
    Na minha teoria, experiência própria e observação de outros diabéticos, formei a convicção de que a diabetes e totalmente relativa com a alimentação, notadamente para individuos que aparentemente não tem o organismo preparado para o consumo de alimentos refinados e industrializados.
    Eu faço um paralelo fácil e simplista, mas exemplifica bem, o individuo que não pode comer frutos do mar porque o seu organismo não os aceita e pode chegar à séria consequências se os consome. O mesmo acontece com o diabético tipo 2, por outros mecanismos claro, ele não pode consumir certos alimentos e pronto!
    Quanto a certos alimentos que podem ser funcionais para o controle da glicemia, acho que devem ser testados sim, desde que sejam alimentos de consumo normal, não vejo porque não devam ser experimentados. No caso da água de quiabo, venho tomando à 7 dias e vou tomar por um mês para sentir os resultados, sempre usando meu monitor de glicemia para analisar os resultado. Já aviso, não tem quase sabor e o pouco que tem é agradável, por isso sugiro ao amigo que escreveu o texto a experimentar!
    Que eu saiba não existe literatura a respeito de overdose de quiabo, frango com quiabo ou assemelhados…. Não abandonem seu medicamentos de imediato, mas não deixem de provar alimentos e diétas saudáveis que possam levá-los a eliminar o medicamentos com o tempo…

    Grande abraço à todos,

    Fernando Jimenez Busquet – facebook

  • Sandra

    Posso tomar todo dia essa agua do quiabo????

  • http://hotmail marlenesantos

    realmente passei a beber agua de quiabo e desceu a minha glicose de 300 foi pra 160 140 ta otimo bebo todos os dias cuidado pra não abaixar demais bjos e saude a todos marlene do rio de janeiro

  • http://hotmail marlenesantos

    e verdade gente passei a beber todos os dia de 300 a glicemia foi pra 160 as vezes 140 so cuidado pra naõ abaixar muito podem acreditar e verdade marlene do rio de janeiro

  • Felipe Massoli e Diabético

    Olá, sou Felipe Massoli e também diabético que sonha um dia em ser curado. Com cordo plenamente com você, Carlão Monteiro. Essa ideia seria ótima se fosse realmente verdade e é claro altamente confiável se fosse uma pesquisa cientifica, mas realmente, a cura do diabetes não é tao simples assim. PARA QUEM É DIABÉTICO E ESTA FAZENDO O TRATAMENTO COM QUIABOS, FICA A DICA: Tomem muito cuidado com o que vocês ingerem, existem certo alimentos que reduzem a glicemia, assim como a carambola e a farinha de um tipo de feijão a qual nao me lembro, fitoterapia e outras curas naturais, como foi mencionado e testado pelo jovens do Caldeirão do Huck, glicemias com níveis de 300 foram para 150. ISSO É PERIGOSO, uns dos sérios problemas na vida de quem é diabético é são os altos e baixos da curva glicêmica, essa quedas bruscas da glicemia pode LESAR OUTRAS GLÂNDULAS como o RIM e o FIGADO. Nunca vi , li ou presenciei alguma cura de diabetes pelos métodos naturais, é claro se fosse possível seria muito fácil.

    Obrigado por poder expressar minha opinião.

  • Vanessa

    Achei engraçado alguns comentários. Não se trata de CURA, se trata de uma ALTERNATIVA pra ajudar a controlar os níveis de glicose. Claro que o tratamento não deve ser abandonado.

  • Viviane

    A atuação das fibras não ocorre só pela saciedade, mas por reduzir a absorção da glicose no intestino. Ou melhor torná-la mais lenta, evitando os picos na circulação. A agua não teria essa propriedade. Existem aminoacidos e minerais que alteram sim o metabolismo dos carboidratos como a carnitina e o cobre. O quiabo pode ate ser rico em algum elemento efetivo fora as fibras. Isso teria que ser bem estudado. Absurda esse programa divulgar uma coisa assim tao incerta. Jamais troquem um tratamento medico por uma experiência incerta. Ha grandes avanços que logicamente não estão ao alcance de todos, mas pesquisam ate uma solução cirúrgica. De uma forma ou de outra nada por via oral substituiria a insulina, ela se desfaz antes de ser absorvida.

  • Joana

    Oi Andrea, e ele toma a agua de quiabo todos os dias?
    Obrigada

  • armenio de melo jr

    meu caro acho que seu artigo foi discriminatorio quando voce comenta “só porque três moleques apareceram no Luciano Huck “acho que voce é descrente e preconceituoso.
    sou leigo no assunto mas pela experiencia e vivencia que tenho acho que mais de 90% dos medicamentos sao pesquisados na flora e fauna do mundo.
    seus argumentos sao vagos e acho que as pessoas que tem diabetes deveriam ser incentivadas a fazer uso consciente da experiencia.
    tenho 51 anos e se um dia for diabetico com certeza vou fazer uso dos quiabos pra melhorar a doença.
    DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS.
    talvez “os moleques” tenham tido alguma intuiçao.

  • Vital Abras

    Acho muito estranho o fato de falarem que o quiabo é nojento e etc.
    Sou diabético e tenho certa dificuldade em controlar minha glicemia, provei a agua com quiabo e não senti nem gosto, nem cheiro e muito menos nojo.
    Acho de péssimo gosto uma pessoa tornar publico sua aversão a determinada coisa criando nas pessoas aversão gratis a uma coisa que pode ser benéfica.
    Mesmo que o quiabo não tenha essa propriedade curativa, só o fato de mudar os hábitos das pessoas já é uma coisa benéfica, olha, é muito importante, se não fizer bem, mal também não faz.
    Se funcionar como placebo já vai ter contribuído para a melhora da pessoa.
    Entendo que a contribuição é passar a informação de forma que a pessoa entenda e se beneficie dela.
    Imagine se uma pessoa esta com determinada doença e o médico lhe receite um medicamento e joga , esse remedio é muito ruim, é nojento, mas não tem outra forma. Sera que essa pessoa vai se beneficiar direito desse medicamento? É claro que não. Achei o artigo interessante, bem elucidativo, porém, faço essa resalva.
    Porque não pode ser verdade? Quiabo no Pâncreas.
    Vital Abras – Belo Horizonte

  • http://joaorocha.com João

    Well, eu fiz o teste durante 3 dias tomando a tal água de quiabo, devido a incessantes apelos de amigos leigos que todos os dias me “avisavam” dessa cura que apareceu no Caldeirão do Huck. Como os resultados apresentados lá foram tão milagrosos, tive medo de associar minhas doses habituais de insulina à água de quiabo… Arrisquei diminuir a dose de insulina em 40% antes do café da manhã e tomei a água “descansada” da noite com o quiabo. Fui trabalhar… 2 horas depois, fui ao glicosímetro avaliar os resultados: lá estavam “276mg/dl (Ketones?!)” Desacreditei imediatamente dessa parada. Mas continuou difícil driblar os dias seguintes sem aparecer um conhecido me indicando água de quiabo e insistindo que se eu perseverasse veria os resultados. Então, lá fui eu para mais algumas experiências, dessa vez sem reduzir minhas doses de insulina. E aí uma certeza: PRA MIM, essa água de quiabo não resolve PORRA NENHUMA!

  • Fábio Figueiredo

    Sou diabético desde os 17 anos, hoje tenho 39, ou seja 22 anos com essa pequena diaba, “misericórdia”, rsrsrs. Já fiz de tudo, desde ervas e folhas amargas até água de cabaço, quem é do Nordeste conhece isso. No entanto não tive o êxito que eu esperava. Pra mim o verdadeiro êxito é eu tomar um troço desse e poder me alimentar sem medo do AÇÚCAR, aí pra mim vai estar tudo resolvido. Já comecei a experimentar a água do quiabo e em relação ao que já tomei antes, isso é uma delícia rsrsrs. Uma das coisas que tomei e que fizeram diferença no meu resultado glicêmico foi a babosa, o suco industrializado por uma empresa internacional, o problema é que um vaso desse produto é muito caro aí meu bolso não permiti. Vou continuar usando essa experiência porque é simples, se não vai me fazer mal, também não vai me matar e é barata, no entanto continuarei com a minha velha companheira de guerra: A INSULINA.

  • helenilse

    nao custa nada testar meu marido e diabetico tem 35 anos ele toma metformina 500 sua diabetes atual e 240 ja coloquei o quiabo de molho amanha faremos o teste com certeza amanha direi o resultado

  • Adomar de Oliveira

    tenho diabete e acredito nesse remedio caseiro….vou tomar….amem!!!

  • Maria Regina

    Quiabo é tri bom, o negócio é saber preparar: lavar, manter inteiro, colocar num escorredor de massas de metal em cima de uma panela com água fervente, tapar e cozinhar assim inteirinho no vapor;
    quem se servir que faça um corte vertical, coloque sal, azeite de oliva, coma, lamba os beiços, bata palmas e peça mais. Fica parecendo uma cruza de vagem (das boas) com aspargos.
    Mas não sei se é bom pro diabetes.

    Minha mãe come diariamente chuchu, diz ela que mantém a glicemia na metade por causa do chuchu, só sei que não posso acompanhar ela no chuchu porque me baixa demais a glicemia vai a uns 40.

  • luiz antonio gomes

    É verdade que Luciano tem uma grande fazenda em Goiás só com plantação de quiabo?kkkkkkkkkkkkk

  • http://[email protected] geralda marciel

    Todos os dias ao acordar imagino ouvir a noticia que surgiu a cura do diabetes.Porque somente nos diabéticos sabemos como não e fácil lidar com a doença enquanto as multi nacionais se enriquecem nos morremos dia a dia.E quando aparece 3 jovens enterres sados no controle ou na cura e louvável essa iniciativa.Comecei a fazer o uso hoje, não achei ruim a água pois gosto do quiabo e sua babá não importo,também não deixei de tomar meu medicamento. verei o que acontecerá.

  • Klaus Alemao

    Gente! primeiro: tem uma differenca entre diabetes I e diabete II: em caso de diabete II o pancreas ainda produz insulina, em caso de I NAO! Entao remedios naturais podem agir com eficais na diabetes II, como regimes de alimentacao. O caso de diabetes II e mais complicado: todos os dias vc deve aplicar a dosagem da insulina o seu corpo precisa para reduzir a glicemia no sangue (transportar o glucose para os musculos, figado etc.). Caso o quiabo funciona, vai fazer o que com a insulina o que vc aplica todos os dias? Vai reduzir devagar ou vai entrar na HIPO? (falta de acucar e vai desmaiar?). O sistema da controle de glicemia no corpo humano é mais complicado do que nos pensamos e o que nos sabemos (a verdade a sciencia quase nao sabe nada, mas tem remedios para vender) e tem muito mais orgoes envolvidos do que nos pensamos! concordo com o comentario que DIABETES e um negocio BEM GRANDE para a industria farmaceutica. por mesmo motivo ate hoje nao tem carro etetrico!!! PENSEM BEM ONDE NOS VIVEMOS!

  • Mario Neves Baptista Filho

    Tenho diabetes 2. Sou medicado diariamente com Glifage (cloridrato de metformina) e glimepirida, com os quais tenho mantido razoáveis níveis de glicemia, sem ultrapassar 130. Há uma semana estou fazendo a experiência com o quiabo e, após me alimentar pela manhã apenas com frutas, a glicemia acusou 98. Hoje, após um café da manhã reforçado com frutas, macaxeira e sanduiche de frango com queijo e margarina, voltei a fazer a medição e acusou 116. Se devo ao quiabo não sei, mas sei que antes dele, após a refeição matinal, a glicemia sempre acusava 130 ou mais.

  • Mario Neves Baptista Filho

    Não entendi a mensagem abaixo:

    “Seu comentário está aguardando moderação”

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Olá, Mário.

    Para manter o bom nível de discussão e evitar xingamentos, mensagens ofensivas e SPAM, os comentários passam por moderação da Equipe Diabeticool. Caso contrário, o que haveria de propagandas, links para sites duvidosos que prometem mundos e fundos – sem contar os costumeiros “comentários” de baixo calão – não estaria no gibi!! Com a moderação conseguimos um debate sério, de alto nível e que pode, de fato, ajudar as pessoas!

    Grande abraço, e feliz ano novo,
    Equipe Diabeticool

  • Antonio Monteiro

    Gostaria de pedir a gentileza para todos que disseram acima que começaram a tomar a água com quiabo e que depois se manifestariam, que se manifestem agora relatando os resultados.
    Pessoal, tenho diabetes há 03 anos e peço este favor a todos, pois, com certeza ajudarão muitos que ainda pensam se devem ou não bebe-la.
    Ficarei muito grato a todos que manifestarem.
    Forte abraço a todos.

  • JUAREZ F. CAMARGO’

    Tenho diabete tipo II, tomava metimorfina 500 e mesmo assim minha glicose não baixa de 130. Comecei a tomar a agua do quiabo e percebi que no meu primeiro teste de glicemia a glicose estava em 121. Estou fazendo um teste, suspendi o remédio e estou só tomando a agua várias vezes ao dia. Ao final de 30 dias passarei a fazer o controle diário para então verificar a eficácia do produto.

  • Valdomiro Oliveira

    Sou diabético a 02 anos, comecei um tratamento tomando GLICAMIM, porém oscilava muito, ora alto ora baixo, tinha até medo se sair ou dirigir. Foi então que fui apresentado a um oriental, que fabrica cápsulas de NEEM, uma planta que já existe no Brasil, pode pesquisar neem, e daí em diante tomo dois comprimidos (cápsulas) por dia, manhã/nooite. Graças a Deus, nunca mais minha diabetes oscilou a ponto de de deixar em apuros. Já fazem 09meses que tomo este medicamento natural, como de tudo moderado é claro, mas não sinto mais nada de ruim. Recomendo.

  • aldivina lorencini

    30 dias tomando baba de quiabo, ja estava 300 agora graças a ele ja ta em 500. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Raimundo Nonato Viana de Carvalho

    Li com muito atencao o comentario do Carlos Monteiro, e
    posso observar a grande dificuldade das pessoas aceitarem
    o que e obvio: evidencias com testemunho de pessoas que
    tiveram resultados com o experimento da baba de quiabo e
    tantos outros extremamente positivo, mas a comunidade
    cientifica que tem a condicao de da o aval fazendo pesquisa,
    esta se lixando, passando a impressao de que o mercado da
    insulina e indestrutivel. E ai muitas pessoas escrevem, derra-
    mando cetisismo, mesmo diante de fatos incontestavel.

  • Felippe Ahnert

    Gente, estou acreditando bastante nisso,mas confesso que esta complicado para tomar isso rsrs, será q tem problema adicionar algo? tipo limao pra tirar o gosto ou algo assim?

    obrigado

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Então, Felipe Ahnert, como a “água de quiabo” é um método completamente caseiro e não-científico, ninguém tem como saber se a adição de outras substâncias (como o limão) terá efeito ou não nos valores da glicemia. Dê uma olhadinha neste texto aqui do site para entender melhor a polêmica!!

    Forte abraço,
    Carlão Monteiro
    Equipe Diabeticool

  • Claudio Castro

    Pessoal

    Tenho diabetes tipo II e faço uso de Metformina. Normalmente, minha taxa de glicose apenas diminui quando consigo preservar os hábitos alimentares adequados e consigo frequentar aquela maldita academia com regularidade. Parece até uma doença que surgiu mesmo para nos lembrar o quantos somos idiotas normalmente no nosso modo de viver.
    Mas há alguns dias, comecei a tomar a água do quiabo. Percebi sim uma queda nas taxas de glicose, mesmo quando os hábitos falharam um pouco. Mas as quedas não foram tão acentuadas para se utilizar apenas este método. Percebi valores de 140 em momentos que normalmente estariam 200 por exemplo. Creio sim que seja um bom método para ser utilizado juntamente com os exercícios físicos e, na medda do possível, com os hábitos alimentares abstêmios…Acho que realmente a palavra “cura” é muito exagerada no meu caso. Mas vou continuar tomando e espero relatar melhores resultados por aqui.

  • Flavio Antonio Ribeiro

    Acredito que, apesar da “poção” ser de difícil digestão, ainda assim vale a pena testar. Afinal, como muitos já disseram, reduzindo o uso de medicamentos, já é um grande avanço. Gostaria de deixar registrado que, efetivamente, existe uma série grande de plantas que possuem poderes espetaculares. Com certeza cientistas a serviço de laboratórios e esses mesmos não têm nenhum interesse em erradicar um problema tão lucrativo como o diabetes, bem assim também outros de igual abrangência. Quem nos garante que realmente males como AIDS, câncer e outros (Alzeimer/Parkinson–tá certa a grafia??) não possuem testes positivos para a sua erradicação?? A droga é a ganância do homem, em busca do lucro sobre o afligido. Já não se fazem mais cientistas de responsabilidade, como Fleming, novo Oswaldo Cruz, Pierre e Marie Curie, entre tantos outros, nos séculos passados, dando novas perspectivas e futuros a tantos doentes.
    Não se trata apenas de testar, usar apenas para ver se dá certo. O certo é que, de quando em vez, surgem algumas idéias e/ou descobertas que deixam o mundo atônito com a facilidade de sua obtenção. A verdade é que, os mais antigos lembram-se bem de quantas vezes foram curados com as hoje chamadas “crendices” da época. Na verdade as características e propriedades de plantas as mais diversas, foram com o tempo sendo esquecidas, ou melhor, fomos conduzidos a esquecermos e, no mínimo, seduzidos com a caixinha de comprimidos, prática mas cara, cheia de restrições, efeitos colaterais e, porque não dizer, verdadeiras bombas. Duvido que exista um cientista independente que possa nos orientar quanto a tais benefícios, principalmente quando custam pouco e trazem tantas vantagens, a custo quase zero. Meu apelo a todos aqueles que se dedicam a ler e divulgar sobre as propriedades e benefícios de tantas plantas existentes na natureza ao alcance da nossa mão: NÃO DESISTAM NUNCA. QUEM DISSE QUE A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA É A DONA DO PRIVILÉGIO, COM RIDÍCULO RESPALDO LEGAL (???) DE INFORMAÇÕES VITAIS PARA A MELHORA DE TANTOS QUANTOS NECESSITEM DE CUIDADOS ESPECIAIS, CONTINUADOS OU NÃO.

  • MARINA

    EU TOMO TODO DIA A ÁGUA DO QUIABO ESTOU ME SENTIDO BEM MELHOR.

  • patriciamattospereira

    Eu queria saber e so um copo por dia,toma ele todo de uma fez.

  • Humberto Mauro

    bom, comecei hoje. Vou comprar as fitas para medir a minha glicose, mas com certeza algo mudou. Eu explico. Com o controle da diabites parei de usar óculos para longe. Minha miopia chegou a 0,25. Me livrei do óculos. Quando perco o controle e como o que não devo, sinto na visão a alteração. Hoje após ingerir o líquido senti uma boa melhora na visão. Estou lendo longe, sem desfocar. Mas continuo tomando a medicação normalmente.

  • iracema

    Valdomiro,onde posso adquirir o NEEM?Estou precisando urgente.Muito obrigada.

  • Iraci Matias Cardoso

    Experimente tomar a água de quiabo com canudinho, eu faço isso e nem percebo.

  • Maria

    Oi gente! Bom gostaria que essas pessoas que falaram que iam experimentar a água de quiabo,colocassem o resultado. Não vi ninguém voltando depois pra falar nada!

  • Lucia Barth

    ÁGUA DE QUIABO EMAGRECE??????

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Não. A água de quiabo, porém, tem propriedades diuréticas – e a gente sabe, quanto mais água nós perdemos, menor o peso. Mas isso não é “emagrecer” de verdade…

  • Joana

    Quanto tempo tenho que tomar a água do quiabo pra ver efeito ?

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Olha, Joana, tem gente que fala que no dia seguinte já faz efeito. Mas lembre-se: o quiabo só baixa a glicemia porque é diurético, não porque “cura” o diabetes!

    Dê uma olhada neste texto aqui para entender tudo do assunto!:
    http://www.diabeticool.com/revelado-o-segredo-da-agua-de-quiabo/

  • Lucia Barth

    Estou tomando água de quiabo, estou adorando pelo fato de ser diuretico e com isso tive uma melhora acentuada na celulite.

  • Luciara

    Antonio, experimente a alimentação viva, pesquise sobre, vc pode curar a diabetes comendo certinho. Procure pelo Dr. Alberto Gonzales no youtube.

  • Luciara

    Pessoal que sofre com Diabetes ou qualquer outra enfermidade, a cura
    está na alimentação correta. Vcs já ouviram falar em alimentação viva ou
    crudivorismo? Em 1 semana os níveis de glicose se estabilizam e a saúde
    fica ótima. Faz 1 ano que não tomo remédio algum e nunca mais fiquei
    doente, apenas comendo frutas e vegetais, indico esse vídeo…

    http://www.youtube.com/watch?v=vnemrfxgP0o

    A cura existe sim, o que não existe é a vontade de curar-se. É muito
    mais cômodo continuar como estamos do que lutar pela saúde perfeita.

  • asilvia
  • Gerson

    Sou diabético (tipo 2) há quase 20 anos. Tomo, regularmente – prescrita por médico endocrinologista – metformina 850 mg e glibenclamida 5 mg. Esta associação controla minha glicemia em torno da normalidade (99-100).
    Há uma semana comecei a tomar a água-de-quiabo e minha glicemia (sem deixar a medicação de lado) baixou para o nível de 60 em jejum. Isto é ótimo.
    Vou levar o fato ao meu médico e verificar se posso começar a diminuir a dosagem da medicação, tomando – também – a água-de-quiabo.
    Vou verificar também como ele atua sobre o colesterol.
    Ao contrário da maioria, gosto muito de quiabo.
    Vamos trocando idéias por aqui.
    Abs. Gerson

  • Gerson

    Sim, Patrícia, toma pela manhã, antes de desjejum. Não tem gosto de nada. Mas, pelo que vejo, funciona mesmo.

  • joao carlos lucena

    o que eu gostaria de saber é se os quiabos que uso é so para isar uma vez ou posso continuar usando

  • Zoroastro Martins

    Eu usei, e o resultado foi positivo. Estou tomando uma dose diária e está mantendo um nível constante, futuramente aumentarei a dose e monitorar o resultado, acredito que será satisfatório.

  • Katia Albuquerque

    Fiz hj o uso da água do quiabo e deu diarréia. Farei o uso outros dias para ver se acontecerá novamente. Caso sim, não usarei mais. Como o legume e nada sinto.

  • Katia Albuquerque

    Uso metformina e glimepirida diariamente.

  • Marvin Oliveira

    eu acho que é preciso mais embasamento científico … um pesquisa de campo de 3 meses é pouco pra comprovar a real eficácia da “poção” não se sabe o que realmente o quiabo faz com a glicose no sangue … pelo menos eu não vi ninguém falar dos processos químicos, fisiologicos ou metabólicos da mesma no organismo … bem … eu vou tentar já que várias pessoas alegam resultados positivos …good lucky for me rsrsrs’

  • cida

    minha mae tem diabetes do tipo que controla com comprimidos para diabetes e se bobear na alimentação ela fica alta, percebemos q qdo come quiabo refogado com cebola a diabetes baixa bem. agora experimentou a agua do quiabo pela manha é excelente no controle da glicemia concomitante com os medicamentos q ela já toma, ajudou muito.outro segredo é não tirar a baba do quiabo eu mesma anos atrás fui curada de dores na vesícula comendo quiabo, coisa q eu tinha nojo, comi por medo de ter q entrar pra cirurgia, fiquei curada e aprendi comer quiabo kkkk.

  • cida

    Pelos depoimentos aqui fica bem claro que existem diferenças gritantes nos resultados para os dois tipos de diabetes no caso de quem tem a diabetes que NÃO depende de insulina injetável CUJO CONTROLE SO COM COMPRIMIDOS o quiabo é BOMM mesmo. Já pra quem tem q fazer uso de insulina injetável porque o pâncreas nãoproduz insulina é outo caso,mas ameniza ajuda.Mesmo assim fk a dica alimentação mais natural frutas verduras e legumes e td mais integral , arroz branco nuuuunca mais ajuda muito tbm.

  • marcia dicksen

    Quantas vezes posso usar o mesmo quibo?

  • http://corpopro.com.br/reverter-diabetes Antônio

    essas informações realmente são muito boas, mas MEUS QUERIDOS, DESCOBRI QUE ERA DIABÉTICO AOS 20 ANOS. HOJE TENHO 47. MINHA GLICEMIA ERA GERALMENTE, DE 250 PARA CIMA. ÀS VEZES CHEGAVA A 350. MAS EU COMIA DE TUDO E BEBIA DE TUDO. COMECEI A FAZER DIETA EM CASA E BAIXOU PARA 200. REDUZIU UM POUCO, POREM O ESTRAGO JÁ ESTAVA FEITO. COMECEI A SENTIR DORES E FICAVA MUITO CANSADO. ENTÃO EM 23 DE JANEIRO, ESTAVA TRABALHANDO E ME SENTI MAL. FUI DIRETO PARA A EMERGÊNCIA. CHEGANDO LA, FOI FEITO EXAMES E FICOU CONSTATADO QUE ESTAVA COM ALTERAÇÃO CARDÍACA E FIQUEI LOGO INTERNADO. FIZ CINTILOGRAFIA E CATETERISMO E DESCOBRIRAM QUE EU ESTAVA COM 99% DA ARTÉRIA PRINCIPAL OBSTRUÍDA. UM DIA NAVEGANDO NA INTERNET DESCOBRI UM VÍDEO QUE ENSINA A REVERTER O DIABETES E TUDO COMEÇOU A MUDAR NA MINHA VIDA! AS MELHORAS FORAM SIGNIFICATIVAS E EU PRATICAMENTE REVERTI O DIABETES. QUEM QUISER VER O VÍDEO O LINK É ESSE AQUI http://corpopro.com.br/reverter-diabetes
    ESPERO QUE AJUDE A TODOS ASSIM COMO ME AJUDOU…

  • Renata Santos

    Eu não canso de dizer que esse vídeo vale muito a pena de ver.. me ajudou muito… Gente É POSSÍVEL REVERTER O DIABETES! Obrigada Antônio Silva​
    Segue o link.. http://corpopro.com.br/reverter-diabetes

  • Pedro alexandrino

    eu descobri que tenho diabete e estava em 375 com a babá do quiabo está com em média 125 a 270.

  • J.M. RANGEL

    Lenilza, nunca misture qualquer coisa verde com leite, por ex.: Quiabo com leite, couve com leite, qualquer folhagem com leite etc.

  • J.M. RANGEL

    Silas, atrás da mesa de um Médico desses de Sistema, existe um Vereador, um deputado, ou uma outra porcaria qualquer dessas, dizendo para o médico: Faz isso, Não faz aquilo, Esse vai, Esse não vai, Esse pode, Esse não pode.