Gravidez e o diabetes

0

Deseja engravidar e está com diabetes tipo 1 ou tipo 2? Acompanhe as dicas do Diabetes Sem Medo para cuidar bem do seu futuro bebê!

Se você possui diabetes tipo 1 ou tipo 2 e está grávida ou planejando engravidar, você poderá aprender o que poderá fazer para ter um bebê saudável. Você também pode aprender como cuidar de você mesmo e do seu diabetes antes, durante e depois da sua gravidez.

Comece a discutir sobre isso com sua equipe de saúde antes de engravidar e faça uma revisão nos seus exames de hemoglobina glicada (HbA1c), coração, rins, nervos, olhos e pressão arterial. Marque uma consulta com sua nutricionista para revisar seu plano alimentar. Discuta com sua equipe de saúde como a gravidez afetará sua saúde a longo prazo.

Gravidez e maternidade são momentos de grande emoção, preocupação e mudança para qualquer mulher. Se você tem diabetes e está grávida, a gravidez é automaticamente considerada de alto risco, mas não significa que você terá problemas. Em vez disso, o alto risco significa que você precisa prestar atenção especial na sua saúde e fazer o seu acompanhamento com médicos especialistas com esta situação. Milhões de bebês com saúde perfeita nascem de gravidez de alto risco, sem afetar o bebê ou a mãe. A chave para o sucesso é uma atenção e cuidado especial.

A gravidez com o diabetes traz risco para você e para seu bebê. Bebês nascidos de mães com diabetes possuem maiores chances de nascerem com deficiência ou de ter morte fetal. Eles também podem nascer muito grandes, complicando o parto. Você pode evitar a maioria destes problemas alcançando níveis normais de glicose no sangue (glicemia) antes e durante a sua gravidez.

Na verdade, o controle da glicemia é muito importante nas 12 primeiras semanas da gestação, pois esta é o momento em que todos os principais órgãos do bebê são formados. Para ser seguro, você deve planejar alcançar os níveis de HbA1c dentro de 1% do normal antes de começar a tentar engravidar, menor que 6,1%.

Manter sua glicemia no seu alvo antes de engravidar e até o bebê nascer irá ajudar a manter você e seu bebê saudáveis de forma segura. Também irá reduzir suas chances de ter um bebê prematuro ou maior que o normal (macrossomia). O controle da glicemia nas primeiras semanas de gravidez irá reduzir o risco de defeitos congênitos no bebê.

Hoje, mais mulheres com diabetes são capazes de ter bebês saudáveis. Com planejamento e trabalho duro você também pode ter!

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Compartilhe!