Exercícios antes do café da manhã são os mais eficientes

0

Contrariando o ditado de que “saco vazio não para em pé”, praticar atividades físicas em jejum ajuda a perder mais peso e diminuir o risco de doenças cardíacas.

Uma das melhores maneiras de prevenir o diabetes tipo 2 é manter o peso em níveis adequados, já que a obesidade é um dos grandes fatores de risco para a condição. Praticar exercícios físicos, além de ajudar a manter a balança na medida certa, também traz muitas outras vantagens para a saúde. Uma grande dúvida, porém, permanecia: quando é melhor praticar exercícios, antes ou após as refeições? Esta semana, veio a resposta!

Em estudo publicado no British Journal of Nutrition, pesquisadores da Glasgow University concluíram que a prática de exercícios físicos é muito mais eficiente quando feita antes do café da manhã. Neste horário, a queima de gorduras é 33% maior do que após alguma refeição. Além disso, os exercícios matutinos são também ótimos para reduzir dos níveis de gorduras no sangue, que podem causar sérias doenças cardíacas.

A lógica do nosso corpo é a seguinte: quando praticamos exercícios de barriga vazia – em especial no período da manhã, quando faz horas que não comemos nada! – , o organismo utiliza como energia as gorduras acumuladas. E, como diz o dr. Jason Gill, um dos cientistas envolvidos no estudo, “quando as pessoas falam em perder peso, elas realmente querem dizer perder gordura”.

Caso haja preocupação de que o corpo não dê conta de se exercitar com a barriga vazia, o dr. Gill dá a dica: nosso corpo tem reservas suficientes para pelo menos uma hora e meia de exercícios puxados, mesmo em jejum. Neste caso, ele garante, saco vazio pára, sim, de pé!

Compartilhe!