pancreas artificial diabetes
Home Como tratar “Haverá a cura do diabetes em 25 anos”, diz especialista

“Haverá a cura do diabetes em 25 anos”, diz especialista

Um dos mais respeitados pesquisadores de diabetes e criador de um sistema de pâncreas artificial afirma que a cura chegará em apenas uma geração.

pancreas artificial diabetes
Imagem de divulgação do projeto BiAP de pâncreas artificial [crédito: Imperial College / adaptado]
O doutor Nick Oliver, especialista em diabetes e respeitado pesquisador do Imperial College, de Londres, afirmou que espera a cura do diabetes dentro dos próximos 25 anos.

A afirmação é altamente relevante uma vez que Oliver está na linha de frente das pesquisas médicas sobre “pâncreas artificias“, equipamentos que misturam as funções de um glicosímetro e de uma bomba de insulina.

O projeto de pâncreas artificial do dr. Oliver chama-se BiAP (Bio-Inspired Artificial Pancreas, ou “pâncreas artificial de inspiração biológica”, em uma tradução livre). O aparelho funciona sendo acoplado ao abdômen através de um pequeno tubo. Ele é capaz de medir continuamente a glicemia e liberar, conforme necessário, insulina na corrente sangüínea, ajudando a corrigir a quantidade de açúcar em circulação.

O BiAP não é o único pâncreas artificial atualmente em estudo. Também na Inglaterra, a Universidade De Montfort trabalha em um projeto similar. Além delas, a farmacêutica norte-americana Medtronic já comercializa um tipo mais básico de pâncreas artificial, o qual injeta automatica e periodicamente uma quantidade basal de insulina e cessa a ação caso detecte hipoglicemia.

+ LEIA TAMBÉM: “Mais notícias sobre Pâncreas artificial vindas do Congresso Europeu de Diabetes em Barcelona“, pelo dr. Carlos Eduardo Barra Couri

Os “pâncreas artificiais” da linha Medtronic já são encontrados à venda, mas possuem limitações.

“Há uma corrida acontecendo, é por isto que o que estamos fazendo é tão emocionante. Há um grande número de caminhos que nos levarão a curas potenciais ao diabetes tipo 1 e tipo 2, e se eu pudesse vê-la [a cura] durante a minha carreira seria incrivelmente empolgante”, disse o dr. Oliver em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

“O diabetes não pode ser curado no momento. Há uma corrida para conseguir tratamentos efetivos para as pessoas. A qualidade de vida delas é importante”, afirmou Oliver.

 

3 Comentários

  1. Sou diabética tipo 1 e gostaria de aplicar o botox na testa, existe alguma contra indicação??

  2. Oi, Fernanda, como vai?

    Não existe contra indicação. O Botox é uma droga segura, mas que pode gerar complicações, como qualquer outra. O problema é que as complicações do Botox – bem raras, é verdade – podem surgir exacerbadas em quem está com diabetes. Mas, fora isso, não há problemas em seu uso.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…