Home Ciência As Bactérias do Bem

As Bactérias do Bem

Novos estudos revelam que bactérias de nosso próprio intestino podem ajudar na prevenção do diabetes.

por Ricardo Schinaider de Aguiar, especial para o Diabeticool

Na figura, podemos ver células do intestino em azul e, em vermelho, uma densa
camada de bactérias (Fonte: Dr. Li Hai, UCVM, Universidade de Bern).

Todos nós temos um enorme número de bactérias e outros micro-organismos vivendo em nossos corpos. Não são bactérias que causam doenças ou infecções, mas bactérias que convivem em harmonia conosco e que inclusive nos trazem benefícios, como a colaboração na digestão de diversos tipos de alimentos e até mesmo ajuda na prevenção de moléstias como a salmonella. Grupos de pesquisadores liderados por Jayne Danska, da Universidade de Toronto, e Andrew Macpherson, da Universidade de Bern, descobriram um novo e importante papel que essas bactérias podem desempenhar em nossos organismos: a prevenção da diabete.

Em jovens e crianças, a diabete pode ser causada por danos nas células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina e que são causados por células do próprio sistema imune. A razão para isso parece ser genética. Estudos já haviam demonstrado que ratos com tendência a ter diabete possuíam um mesmo gene que tornavam humanos também mais suscetíveis à doença. Agora, com a ajuda dos laboratórios da Universidade de Bern, os pesquisadores comprovaram que bactérias intestinais, especialmente em ratos machos, produzem hormônios capazes de impedir o desenvolvimento da diabete, mesmo naqueles que possuem a tendência genética.

O crescimento do número de crianças diabéticas visto nos últimos anos faz alguns médicos falarem em uma possível epidemia de diabetes no futuro. Com essa descoberta, abre-se uma nova possibilidade para diminuir essa alta incidência de diabete, principalmente em pessoas que já nascem com uma predisposição genética para a doença. “Nós esperamos que com uma melhor compreensão sobre como essas bactérias intestinais previnem a diabete, nós poderemos criar novos tratamentos que impeçam o desenvolvimento da doença em jovens e crianças”, afirma Andrew Macpherson.

 

Ricardo Aguiar é formado em Ciências Biológicas pela Unicamp e atualmente faz o curso de “Especialização em Divulgação Científica” no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), também pela Unicamp.

 

Matérias relacionadas:
Como achar um diabético com um microscópio – 21.11.2012

Chineses descobrem que diabéticos e não-diabéticos possuem seres vivos bem diferentes morando dentro de seus corpos.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…