“Mini-órgão” é a grande esperança para diabetes tipo 1

90

Em pouco tempo, diabéticos poderão testar um pâncreas artificial, criado através da bioengenharia.

cientistas DRI diabetes

“Nós achamos que este pode ser o próximo grande avanço. Nós acreditamos que este pode ser o último avanço [para curar o diabetes].”

Cientistas do Diabetes Research Institute estão esperançosos, muito esperançosos. Eles acreditam que a cura para o diabetes está mais próxima do que muita gente imagina. Já no ano que vem serão iniciados os primeiros testes, em pacientes com diabetes tipo 1, de uma invenção que promete revolucionar a maneira como a doença é tratada. E que pode, em tese, resolver de vez os problemas de todos os diabéticos, seja os do tipo 1, seja de quem tem o tipo 2.

O Diabetes Research Institute (DRI) é um centro de pesquisa de ponta sobre o diabetes, vinculado à Universidade de Miami, nos EUA. Lá, foi desenvolvido o BioHub. O BioHub é uma espécie de pâncreas artificial em miniatura, ou um “mini-orgão”, com a capacidade de abrigar células produtoras de insulina. Se tudo der certo, este segundo pâncreas seria capaz de controlar a quantidade de açúcar no sangue de maneira tão eficaz quanto o órgão de uma pessoa não-diabética, curando, desta forma, a doença.

 

ENTENDENDO O CONCEITO DO “MINI-ÓRGÃO”

O corpo humano produz, no pâncreas, um hormônio chamado de insulina, a fim de controlar a quantidade de açúcar no sangue. No diabetes tipo 1, as células que produzem a insulina – elas se chamam “células beta” – são destruídas pelo próprio sistema de defesa da pessoa. Com isto, cada vez há menos células beta, menos insulina é gerada e o açúcar vai se acumulando no sangue, causando o diabetes.

Muitos pesquisadores já tentaram transplantar células produtoras de insulina no pâncreas de diabéticos tipo 1, buscando “repôr” o órgão. Para que elas se mantivessem vivas, porém, é essencial que o sistema imune seja “desligado” por certo tempo, senão as atacaria também. Este método, infelizmente, nunca deu resultados muito positivos.

Por isto é que as esperanças são grande em relação ao BioHub. Nele, células beta saudáveis são inseridas em uma espécie de esponja feita de silicone (ver imagem abaixo). Esta esponja é compatível com o corpo humano e protege as células do ataque do sistema imune, garantindo seu pleno funcionamento. Mas as vantagens do “mini-órgão” não param por aí.

biohub diabetes

Exemplo do tamanho real do BioHub – a “esponja” que conterá as células beta tem o tamanho de uma moeda.

 

VANTAGENS

“[O BioHub] vai imitar o funcionamento da insulina em um pâncreas normal”, afirmou o diretor científico do DRI, Camillo Ricordi. “Ele recuperará a produção de insulina para qualquer paciente, não importa por quanto tempo ele teve diabetes.”

Tanto entusiasmo decorre das várias vantagens que o BioHub trará ao tratamento do diabetes. Segundo os cientistas, o mini-órgão conterá células especias (além das células beta) que terão a função de proteger contra inflamações e ataques do sistema imune. Além disso, auxiliarão na criação de vasos sangüíneos para nutrir as células do BioHub.

Os pesquisadores poderão, também, adicionar à “esponja” medicamentos supressores do sistema imune, garantindo que ele não atacará o BioHub – a grande vantagem é que este ‘desligamento” seria apenas no local, e não generalizado, como até hoje era testado.

As células beta incluídas no BioHub receberão, também, cada uma delas, uma película protetora, a qual as protegerá ainda mais contra possíveis ataques destrutivos do corpo. Eis uma garantia a mais de que a produção de insulina funcionará normalmente e não será prejudicada de maneira alguma.

E de onde viriam as células produtoras de insulina que estarão inseridas no BioHub? Os pesquisadores citam três fontes: células-tronco modificadas, células beta de porcos (que funcionam como as humanas) e células reprogramadas do próprio paciente.

celulas beta biohub diabetes

No BioHub, as células produtoras de insulina (em vermelho) ficarão protegidas por uma matriz de silicone, garantindo seu pleno funcionamento.

 

O QUE FALTA PARA DAR CERTO?

Testes clínicos ainda são necessários a fim de se saber, com certeza, se o BioHub funcionará dentro do organismo humano da maneira como foi programado. A autorização das agências reguladoras já foi dada. Ainda está sendo estudado o local no organismo onde o BioHub será instalado. No momento, há duas opções em pauta: uma delas é colocá-lo no omento (que fica na região próxima ao estômago) ou então em uma veia modificada (ver vídeo abaixo, em inglês, para mais detalhes).

 

DÁ PARA TER ESPERANÇAS?

Quantas vezes ouvimos falar em uma “cura definitiva” para o diabetes, não é mesmo? A questão é saber quando uma promessa científica é realmente válida e quando tem, na verdade, poucas chances de dar certo.

Esta é uma situação sempre difícil de avaliar. O que é possível perceber com conviccção é que a tecnologia que os pesquisadores do DRI pretendem testar é muito bem fundamentada e possui grandes chances funcionar com sucesso. A esperança dos cientistas parece genuína – em muitas entrevistas, a palavra “cura” é dita com muita ênfase.

Porém…é bom tomar cuidado. O DRI ainda não conseguiu patrocínio para realizar os experimentos finais e testes clínicos do BioHub – o que é estranho, visto que a indústria farmacêutica deveria ver com grande interesse um produto tão revolucionário. Além do mais, como estão em busca de dinheiro, é compreensível que os cientistas usem palavreado “propagandístico” na hora de divulgar o seu produto. Nestes casos, quando eles falam em “cura”, pode ser que seja mais por motivos de marketing do que por méritos do BioHub.

Conclusão: o BioHub pode ser um avanço incomensurável no tratamento do diabetes, caso funcione como o planejado. Pode ser, inclusive, o “último” avanço, como garantem seus inventores. Vale a pena cruzar os dedos e ter muitas esperancas de que os testes do ano que vem realmente se realizem. E que dêem certo.

camillo ricordi diabetes

Eu estou confiante“, disse o dr. Ricordi, “de que esta abordagem pode avançar as terapias celulares e substituições biológicas o suficiente para que cheguemos ao nosso objetivo final, a cura para o diabetes“.

Torceremos junto com o dr. Ricordi!

Compartilhe!
  • Eu gostaria de ser voluntário
    nos testes

  • Gostaria de ser voluntária nessa pesquisa.somo 3 dm1 aqui em casa.

  • Viviane

    Também quero ser vonlutária para o teste. Sou DM tipo 1.

  • Adriana

    Que notícia ótima…fiquei muito feliz e estou torcendo pra q de tudo certo o quanto antes ,para ajudar aos diabéticos.

  • Luiz Eduardo

    Que maravilha !! Contraí a tipo 2 em 04/12 e estou super esperançoso !! Espero que realmente tenha chego a cura de todos nós que temos a “tia bete” !!! Sucesso aos cientistas e boa sorte à todos nós !!

  • Luciana Paula Coelho

    Gostaria muito de ser voluntária.

  • skarllet

    Adorei a novidade,fiquei muito feliz com certeza vai poder me ajudar! gostaria muito de utilizar esse Mini-orgão

  • Renata Fialho

    Minhaaaa nossaaaaa que FELICIDADE…Obrigada Diabeticool e aos Médicos/Pesquisadores deste mundo tão vasto e ainda bondoso com muita evolução científica e moral. Gostaria que sempre que possível nos comunicar destes avanços e nos colocamos em total disposição para testes.

    Deus siga Sempre Abençoando à todos os envolvidos nesta Cura da Diabetes Tipo 1 e 2.

    Grande Abraço!

  • Schaiane Fidelis

    Eu gostaria de ser voluntária ,sou DM1 pra mim será um prazer .
    Beijos

  • maria josé fragoso de melo freire

    se entendi,em 2014 vão testar um mini-pancrêas se der certo que beleza afinal diabetes tipo 1 ou 2 ninguem merece eu tenho do tipo 2 e espero ser curada em nome de Jesus.Estou torcendo muito que o BIO HUB de certo se eu puder ajudar tenho 61 anos.

  • valdir

    A cura do diabetes seria a mair felicidade para quem sofre desse mal, eu tambem quero ser voluntario sem dulvida alguma, e que Deus ilumine estes profissionais.

  • RamonVinny

    Voluntário é o que não falta hen, tbm to nessa quem não se libertar de uma vez por todas.

    Enquanto isso ficamos todos na torcida pra que dê tudo certo!!

  • José Petrúcio Silva Filho

    Bom dia, esta pesquisa como muitas outras sobre doenças genéticas é muito interessante espero que os governos contribuam para a melhora dos doentes.

  • neila almeida

    se isso for realmente um tratamento revolucionário que tudo de muito certo, pois existem muitas pessoas como eu e minha filha que precisamos de um tratamento como este. obrigada deus

  • gislaine c. g.

    gostaria tbem eu e a minha filha temos eesa doença descobri faz 2 dias e estou muito aboorrecida com essa enfermidade mas lendo esse anuncio tao glorioso quem sabe tambem podemos ser voluntarias agradecidas porBIO HUB e principalmente a Deus por essa sabedoria tao divina

  • Nossa,isso éh mágico…imaginem só a cura pela diabetes tipo 1 e 2…Meu Deus,será uma maravilha,com certeza quero que mha filha seje voluntária.

  • ISABEL CRISTINA DA SILVA ANDRE

    Sou diabética tipo I há 26 anos. Com a glicemia bastante instável. Gostaria de ser voluntária. Obrigada.

  • vera lucia muller de souza

    Fico muito sensibilizada de saber que temos cientistas em busca da cura deste mal que afeta crianças, jovens e idosos. Que Deus abençoe estas mentes privilegiada , oremos por esta busca da cura do diabetes. Tenho 59aa, eu e meu filho de 37aa somos portadores do tipo 2, tb me disponibilizo para ser voluntaria no tratamento.

  • Gostaria de curada dessa doença

  • Angelina

    Diabética há 10 anos, tipo 1, 34 anos…me candidato a voluntária, enfim uma esperança de cura e melhor controle de glicemias, uma perspectiva de afastar os medos e risco de uma doença silenciosa. Resta saber se os grandes laboratórios e insdustrias farmaceuticas deixarão a pesquisa avançar…

  • Ana

    Também gostava, principalmente se o meu organismo já renuncia o tratamento que faço, seria um aumento da qualidade de vida

  • Ana

    sou diabetica tipo 1 á 33 anos
    e as minhas glicemias vaodos HI aos 40 e poucos, muito estavel??????

  • que noticia glorioza , que Deus vos abençoe cada vez mais .Tambem descobri que eu e a minha filha temos essa infeliz doença gostariamos de ser voluntarias tambem

  • luciane

    meu esposo, 31 anos e meu filho,7 anos são portadores de DM1…minha vida esta uma loucura,meu filho foi diagnosticado ha 6meses ,n aceita a doença implora pela morte ,esta muito depressivo …por favor ajudem -nos …imploramos por socorro…o escolham como voluntarios…eu suplico…n da para ver ele assim…é como se eu morresse aos poucos…n durmo a noite morro de medo dele ter hipoglicemia …estou afastada do meu serviço pela psiquiatra ,sou tecnica de enfermagem…por favor ajudem -nos

  • Nelson

    O grande problema será sempre a industria faramaceutica, permiitir isso… Mas contem com mais um para o que for preciso! Sou diabetico tipo 1 à 25 anos e tenho 34!

  • José Benedicto de Campos

    Tenho um filho com 25 anos e desde os 6 aos é diabético tipo 1. Meu sonho é vê-lo livre das insulinas e principalmente das picadas nos dedos para medir a glicemia. Ele é personal trainer e prof. de Ed. Física (muscualção e escola) e o mesmo quer ser voluntário.

  • Ho sentito stamane il prof. in tv e ritengo che più di una speranza è una certezza. Grazie prof.

  • Rui Cleber Sales

    Tenho uma filha de 8 anos infelizmente tem melitos tipo 1 é muito dificil controlar a glicemia dela da sempre muito alta mesmo tomando insulina tendo que fura-la varias vezes ao dia peço pelo amor de Deus gostaria muito que a minha filha fosse voluntária nas pesquisas nos não estamos aguentando mas tanto sofrimento da minha filha eu e esposa vivemos preocupados com a situação da nossa filha por Deus nos ajude

  • Ola, tenho 19 anos e desde os 14 tenho Diabetes I gostaria de ser voluntaria desde já agradeço

  • sidneia

    gostaria que meu filho fosse escolhido para ser voluntario

    deste esperimento favor entrar em contato imail

    obrigada

    todas as coisas coperam para o bem daqueles que amam adeus

    daqueles que sao chamados filhos de deus.

  • eliana almeida bessa coutinho

    tenho um neto com 5 anos, que se chama Enzo, e é diabetico há 3 anos. É muito triste ver a quantidade de insulina e as picadas que ele toma para o destro e nada poder ser feito…
    Gostaria que ele fosse escolhido como voluntario.

  • Divino Cesar pereira da Silva

    tenho dois filhos que são portador de diabete tipo 1 , pesso a Deus todos os dias quer cura

  • JULENE ROSENO DOS SANTOS

    minha filha tem 11 anos quero que ela seja cobaia,como é dificil viver com dm 1,me ajude na minha cidade não insulina e nem fita.JULENE IPIRÁ-BA

  • muu finho tem diabete tipo 1 peso a deus que ocure ele tem 13 anos quero que seja voluntario deus abensoe a todos

  • Papiro Ramiro Rodrigues Centeno

    Que alegria !!!!

    saber que tem gente olhando por nós e buscando a cura deste mal que tem causado tanta tristeza a familias no mundo inteiro. Sou dm1 e tenho interesse em me livrar desta doença.

    Que Deus possa iluminar estes Cientistas

    to ai na area

  • silvana

    Fico feliz, pois tenho um filho que tem diabetes tipo 1 desde os 5 anos, torço para que dê certo esta pesquisa. Ajudaria muito meu filho e milhões de pessoas.

  • Eronilda Boldori Mignoni

    Peço á Deus que guie as mãos desse abençoado dr.Ricordi na direção certa para a cura dessa doença tão devassaladora.Que Deus ilumine a sabedoria dele,pois salvará avida de milhares de crianças,adolescentes,jovens e adultos,que serão gratos á Deus e a ele pelo resto da vida.Pois tenho uma filha jovem com 24 anos que tem diabetesdesde os 16 anos.

  • Seu nome jorge matos

    meu filho e minha são diabetes tipo 1 a 10 anos eles querem ser voluntario tem 28 anos e 30 anos

  • Que Deus ilumine a sabedoria dele, e eu quero ser voluntario!

  • Adriana Mascarenhas

    É realmente muito animador este estudo. Todos os dias vasculho os sites sobre “cura da diabetes” na esperança de encontrar notícias iguais a essa. Que o mini-órgão seja o quanto antes finalizado e aprovado, para que nós possamos ter a felicidade de vivenciar infinitos dias ao lado do filho diabético sem vê-lo ser furado constantemente. O meu tem 10 anos e há 3 faz uso de insulina NHP e LIspro. Interessei e coloco-me à disposição para colaborar com a pesquisa. Simplesmente fantástica!!!!!!!

  • ALCIONE LUIZ KUNRATH

    QUE DEUS ABENÇOE ESSE DR., QUE DE TUDO CERTO ESSES TESTES, TENHO MINHA FILHA PORTADORA DE DIABETES TIPO 1 A UM ANO E REZO TODOS OS DIAS EM BUSCA PELA CURA, ELA TEM 8 ANOS…. Q DEUS ABENÇOE TODOS NÓS….
    ABRAÇO A TODOS

  • ROBERTA DO PRADO FERNANDES GOSTARIA DE SER VOLUNTARIA

    Deus abençoe vocês pesquisadores que ilumine sua mente.

  • Elaine Ferreira

    gostaria muito de ser voluntaria, o que é preciso fazer??? existe alguma forma de se incresver? obrigada

  • Gostaria muito de ser voluntaria. Existe alguma forma de se inscrever? obrigada

  • Ana

    Tenho certeza que Deus está preparando grandes homens para concretizar a tão esperada cura.
    Doença sofrida e traiçoeira….

  • Diego Araujo de Miranda

    Meu nome é Diego e sou diabético desde os 17 anos ,hoje tenho 27 e tomo insulina 3 vezes ao dia….eu gostaria de ser voluntario também….
    FRANCA -SÃO PAULO

  • Por favor , em NOME DE JESUS eu coloco em disposiçao minha filha que tem 12 anos e é portadora do diabetes tipo 1 , adotei ela recem nascida porque nao podia engravidar , por conta talvez da minha separaçao , o pai dela arrumou outra e isso para ela foi um choque , desencadiando assim a diabetes. Coloco a minha filha a diaposiçao para ser usada em testes , desde ja agradeço por me atender . Obrigada . 19 34625923 e 19 30436685.

  • TENHO 51 ANOS E DIABETICO TIPO 1 A 31 ANOS+OU-, NÃO PRECISO DIZER A QUANTO TEMPO ESPERO POR UMA NOTICIA COMO ESTA,E TB ME DISPONHO DE VOLUNTARIO PARA DEIXAR DAS PICADAS DIARIAS E SUAS CONSEQUENCIAS, HIPO, HIPER E ETC…

  • luis eduaardo lomba

    tenho 30 anos a seis anos tenho diabetes tipo 1

  • luis eduaardo lomba

    aapos dois anos estou precisando usuar mais insulina para controlar a glicemia isto e normal

  • luis eduaardo lomba

    tenho 30 anos ha seis anos com diabetes 1 ultimamente tenho que aplicvar mais insulina para controlar a glicemia isto e normal

    a cinco anos tenho usado mais insulina

  • Tenho um filho com diabetes tipo 1, descobri quando ele tinha 6 anos,hoje ele está com 12 anos,moro numa cidade do interior e não temos muitas condições financeiras, ele toma 4 injeções por dia, espero que tudo de certo e que nos também tenhamos condições desse tratamento e que Deus nos ajude de tudo de certo. Quero que ele seja voluntário também…
    Um abraço a todos os cientistas………

  • Williams

    Meu coração se enche de esperança e ao mesmo tempo de revolta, vocês leram a parte que eles procuram patrocinadores? De um lado os pesquisadores atrás de verbas para continuar o trabalho e por isso usam os termos: “CURA” e “ÚLTIMO AVANÇO” do outro os nossos governantes gastando nosso dinheiro com tanta bobagem e esquecendo a parte mais importante ” A VIDA “, não estou fazendo nenhuma apologia as recentes manifestações que tomaram conta do nosso país, mas com toda certeza se eu tivesse condições de patrocinar a pesquisa ou qualquer outra que tivesse a mínima possibilidade de dar certo eu não pensaria duas vezes!

  • Marcos Henrique

    Sou diabético há 18 anos, tenho 25 hoje, que haja logo uma cura para essa doença, não suporto mais sentir os altos e baixos de glicemias.

  • Minha filha tem 10 anos, e descobrimos a diabetes a 5 meses. Realmente é INSUPORTÁVEL viver essa situação de ter que ver nossa FILHA TÃO AMADA tendo que se submeter a TANTO SOFRIMENTO.
    ESTAMOS DESESPERADOS POR ALGUMA SOLUÇÃO QUE TIRE NOSSA FILHA DESTE SOFRIMENTO.
    FAÇO O QUE FOR NECESSÁRIO, POR FAVOR , ENTRE EM CONTATO, NOS AJUDE DE ALGUMA FORMA.
    COMO FAÇO PRA ENTRAR EM CONTATO? PAGO O VALOR QUE FOR PRECISO PARA A CURA DA MINHA FILHA.
    AGUARDO RETORNO

  • waldir macedo

    De novo a industria farmacêutica como entrave, haja responsabilidade para quem precisa.
    Tenho Diabete tipo 1 a 34 anos, sempre difícil controlar..agora parece-me que estamos no caminho certo

  • Nádja Maria de barros Leite

    Que bom!!!

    Conheço uma família que tem 5 casos e hoje 3 dessas pessoas passam por um momento crítico da doença. Peço a Deus que esse teste clínico aconteça logo, pois sei que será um sucesso e um alívio para todos que sofrem dessa doença.

  • audenir

    fiquei muito feliz com a noticia,pois tenho um filho com 9 anos e tem um més q descobrir q ele tem diabetes tipo 1 e desde q descobrir ficou dependente de insulina e NPH, peço a Deus q continue iluminando esses medicos ,todos os dias peço a Deus a cura,e creio q Deus estar agindo,estou muito feliz e pedindo a Deus q esse dia chegue logo.

  • HILTON LUIZ DA SILVA

    Bom dia, tenho um filho de 7 anos que tem diabete tipo 1 a 2 anos , queria sugerir ao doutor Camillo Ricordi de ver a possibilidade de criar um fundo aonde todas as pessoas que tenha tanto diabete tipo 1 ou 2 depositasse um valor mensal exemplo de 10 dolares para ajudar no desenvolvimento desta pesquisa pois acredito que o caminho e por ai, se formos depender dos governos e laboratorios farmaceuticos ja mais as pesquisas ira sair do papel. espero que tenha contribuido de alguma maneira. desde agradeço Hilton da cidade de Ribeirao Pires , Sao Paulo

  • Maicon Angelo

    Boa Noite!
    Parabéns aos cientistas que descobriram esta revolução para o diabetes. Tenho diabetes á 12 anos descobri quando tinha 17 anos, tenho um irmão com o mesmo problema ele nasceu com a doença. Tento controlar o nível de glicose aplicando a insulina, medindo o nível de glicose, a cada 3 meses faço uma bateria de exames, mas posso dizer que é muito difícil só quem sofre com a doença sabe do que estou falando, sabe o que é vc dormir e não consegui acordar pois esta com hipoglicemia, graças a Deus sou abençoado por ter uma esposa e uma filha que me livram desse sufoco, então imploro a equipe de cientistas que progridam com os testes e acredito que terão sucesso e estou disposto a ajudar. Gostaria de ficar informado conforme a forem evoluindo os testes.

  • andreb luiz

    ha ha ha estou diabetico há 21 anos e vcs pensam que a poderosa industria da doença humana permitirá tal feito, perdendo milhoes de clientes em potencial. E remotamente pensando positivo, quanto seria esse implante???? caríssimo por sinal onde somente pessoas de altissimo poder aquisitivo poderia realizar o tao sonhado implante. Por isso pé no chao e continuar com a dieta, exercicios …. e blá blá blá ……..

  • Aline

    Ouvir, ler sobre a possível cura é maravilhoso, mas será que realmente isso acontecerá, a 7 anos ouço que a cura esta próxima, e esperar isso da industria farmacêutica é esperar por mais ou menos 20 anos, acaba virando balela……. mas se realmente for uma pesquisa verdadeira, acredito que poderiamos ajudar… minha filha foi diagnosticada com diabetes com 3 anos e sei como é difícil controlar sua glicemia

  • Meu filho é diabético há 24 anos, desde então os médicos diziam que a cura estava próxima. Mas é tão dolorido ver passar o tempo e não ver esta cura. A cada vez que anunciam algum avanço, ou alguma nova descoberta, vem logo a final a notícia que será dentro de cinco anos, ou dez anos e assim vai… quanto susto já levei com meu filho por causa da visão que está começando a ter problemas… Mas apesar de tudo isto tenho esperança de que ele ainda poderá ser curado. Deus ilumine os cientistas do mundo inteiro para derradeiramente descobrirem e aplicarem a cura em todos os diabéticos do mundo.

  • Liliane Cristina

    Parabéns ao cientistas, fico na esperança, pois minha filha tem 8 anos e a 4 meses descobrimos que tem diabetes, é muito triste ver minha florzinha, tendo que furar o dedinho 3 vezes por dia, para medir a glicose e em seguida aplicar a insulina …Tenho muita esperança e fé em Deus que logo ela será curada …

  • Marcos C. Zayas Jimenez

    Sempre estamos atentos as possíveis soluções para melhoria da qualidade de vida dos diabeticos, meu filho tem 18 anos e é diabético desde os 11 anos, hoje particularmente estou bem abalado, pois passamos por uma crise de hipo. Gostaria de ter informações sobre a evolução dessa pesquisa. Gostaria também de poder colaborar de alguma forma com a sequencia das pesquisas, pois também não consigo acreditar que os grandes laboratórios tenham interesse na evolução de um projeto para cura da diabetes, com relação aos governantes nem falo.
    Obrigado.

  • Carlão Maccarini

    Tenho um filho de 11 anos(LUCCAS),meu conpanheirinho,parceirinho… diagnosticado com DM1…estou desesperado, sem chão, acho que vou morrer, pois a dias não como , não durmo, banho…etc… Entrei em um monte de grupos de apoio…todos dizem que um dia essa fase vai passar…que o convívio com a doença é normal…etc… Eu não tenho muito…tenho minha casinha pra morar, um carrinho pra andar… e minha vida pra levar… tenho uma esposa maravilhosa e outro filho lindo de 17 anos… De bens materiais é o que eu tenho (dito acima)…o que demoramos 30 anos para conseguir… eu sei que é besteira o que eu vou falar, pois de nada vai adiantar… é d vcs DRs …tudo o pouquinho q temos e tbém minha vida… mais pelo amor de Deus faça algo para que nossos filhos não se privem se uma vida saudável… Nos de a esperança deles crescerem bem… e ter uma oportunidade de não ser apenas mais um numero nas estatísticas … Nos livre desse mal…pelo amor de Deus…Eu não vou suportar vê-lo assim…Aliás já estou no fim do fim…várias pessoas ,me falam : amigos, parentes… Vc tem q ser forte para ajudar seu filho…mais juro pra vcs…não estou conseguindo… e pelo jeito que está correndo as coisas, eu não vou dar conta… olho p/ carinha dele e me vem um sentimento de culpa , sei lá…não tem como explicar… Nos ajudem…se sensibilizem… OBS: APENAS UM PAI COMPLETAMENTE DESESTRUTURADO E DESESPERADO!!!

  • Marcia Silveira

    Gostaria de conversar com o Sr. Carlão Marccarini, pois comigo foi assim mesmo há 04 ano atrás, passei 05 meses sem força pra nada mesmo gente, e adivinhe que me deu forças, meu próprio filho Vinicius, que hoje tem 12 anos de idade é o meu único filho, confesso que não tive coragem para ter outro filho, as dificuldades são muito grandes. Se o Sr Carlão ou outra pessoa quer se ter contato conosco o email é mcjansen@bol.com.br. Que DEUS nos abençoe.

  • Jefferson Marcell

    Deus queira que realmente seja uma cura definitiva. Tenho Diabetes a 10 anos e é um tormento que só quem tem para saber. Caso queira pacientes para teste me ofereço.

  • POLLYANNA

    TENHO MUITA FE EM DEUS QUE A CURA DA DIABETE ESTA CADA DIA MAIS PERTO. TENHO UMA FILHA DE 8 ANOS DIABETICA TENTAMOS LEVAR A VIDA DA MELHOR MANEIRA, MAIS NO FUNDO DO MEU CORAÇÃO TENHO UMA ANGUSTIA, ENTÃO POR ISSO EU CREIO NA CURA SIMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sandra Cristina

    Estou muito feliz; isso é o que nós todos buscamos, a cura para nossos filhos; e em todas as minhas orações peço a Deus que dê sabedoria para os pesquisadores descobrirem a cura para todos que sofrem desse mal! Acreditem Deus é fabuloso e o caminho será aberto! Amém

  • Vitor de Lima

    Sou diabético a 35 anos, já estava na hora de aparecer alguma tecnologia capaz de acabar com essa doença. Os entraves ainda impedem o avanço, pois imaginem se a cura for encontrada, como cairá o lucro dos laboratórios….

  • Andrea dos Santos

    Pelo contrário, hem, Vitor! Se houver uma cura pra diabetes, o lucro das farmacêuticas EXPLODIRIA!! Afinal, diabetes é uma doença moderna, relacionada ao estilo de vida sedentário e à má alimentação, então muita gente ainda terá a doença, e muita gente precisará da cura!

    Se fosse assim, não exisitira remédio nenhum no mercado feito pra curar doença alguma, só pra tratar os sintomas.

  • BENEDITO AP BARNABE

    QUE DEUS VENHA DAR INTELIGENCIA A ESSES CIENTISTAS POIS BILHÕES DE PESSOAS SOFREM DA DIABETE TIPO 1.

  • Boa noite tenho uma filha de 7 anos que tem Dm1 e esta na lua -de-mel, mas tenho esperança que apareça essa cura…q Deus ilumine e de força para esses médicos e que possamos nos beneficiar de ajudar nossos entes queridos fiquem com DEUS….

  • Cibele Martins

    Tenho Diabetes a 11 anos, isso aconteceu depois da minha segunda gestacao, tenho muito interesse em ser voluntaria !!! Obrigada vou torcer e pedir muito a Deus para que encontrem a cura , pois eh muito dificil conviver com esta doenca…

  • Não sou diabético……ainda,,,,mas tenho histórico familiar e conheço muitas pessoas que tem esta necessidade, fiquei muito feliz com a notícia e com esta possibilidade com grandes chances de dar certo…..
    Espero que o interesse econômico não seja maior do que o interesse em ver a humanidade livre de mais uma doença…

  • Valéria Follador PAIVA

    sou diabética tipo 1 tenho 49 anos e meu filho que tem 30 anos, descobri a diabetes após emagrecer de uma hora para outra 20 quilos, sofro de pressão alta uso a bomba de insulina vivo tendo hipoglicemia e hiperglicemia não posso andar sozinha estou sofrendo muito. Gostaria de ser voluntaria eu e meu filho.

    muito obrigado

    e que DEUS abençoe a todos que estão voltado para este estudo, pois são tantos os sofredores

  • Sou diabético tipo 2 , gostaria de ser voluntário logo que este evento esteja disponivel a toda a equipe de cientistas o meu Bem hajam…

  • valdomiro santos da silva

    Fiz uma analise rápida sobre o bio hub, em relação a industria farmacêutica, que perderia milhões com a venda de medicamentos para o tratamento do diabete, se os governantes não patrocinarem, faremos uma mobilização via Facebook e, em todos os meios de comunicação para que juntos todos os portadores da doença se unirem com seus familiares, amigos e, simpatizantes que se disporem a ajudar a angariar recursos para que em 2014 possamos começar os testes e, em caráter de urgência comecem a serem implantados aos portadores desta.

  • Odim Pereira

    Minha filha de 16 anos foi diagnosticada com DM1,
    assim como todos os depoimentos, estamos sentindo “na pele” o quão é doloroso um caso na familia.
    Gostei muito da ídeia do Valdomiro em usar as redes sociais para alavancar os testes, visto que (acredito como muitos) – o mercado farmaceutico é contra a total ou parcial melhorias ou cura dessa doença malígna, pois está associada a várias complicações de saúde dos pacientes e suas dependencias medicamentosas e de alta lucratividade por parte das mesmas… Assim nos resta uma grande mobilização social para que a população leiga saiba das reais complicações dessa epidemia mundial e da sujeira que existe por tras das cortinas do sistema farmaceutico.

  • jamile pudo melchiades

    Gostaria muito que meu filho Marcelo pudesse ser voluntário. Ele tem 11 anos e abriu quadro de diabetes tipo 1 .Ja esta usando a insulina e fazendo tratamento.como faz para entrar em alguma fila para tratamento?

  • Manecas Bila

    Eu sou Mocambicano e tenho uma filha de 3 anos e descobrimos que ela era diabetica com um ano e meio
    todos os dias penso quando vai chegar a cura. e agora com esta noticia so posso convidar a todos que vivem com esta questao para juntos torcermos para que este teste de certo. Forca a todos e boa sorte

  • É isso aí, o importante é ter esperanças!
    Por exemplo, olha só a novidade que publicamos ontem mesmo: http://www.diabeticool.com/havera-a-cura-do-diabetes-em-25-anos-diz-especialista/ !

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Tania Sousa

    Vamos torcer para que tudo de certo e que no futuro a nossa filha fique melhorzinha

  • Isso aí, vamos torcer juntos para que as novidades cheguem sem demora!

    Abraços,
    Equipe Diabeticool!

  • Renato Merreles

    I found this wonderful new opportunity for treatment, because I’m from a family of four generations of diabetics, I saw my parents die slowly with vascular exesso weight entailed by ejection insulins bankruptcy renal transplant organs loss problems and I here in the same way, see this search as a new beginning and the opportunity to have life back, congratulations to reomados and researchers now need since I’m a volunteer to test. my email is renatomerreles@hotmail.com.br, hugs to all.

  • valesca dias ferreira

    tenho uma filha de 13 anos , que é diabética desde os 5 anos , gostaria de saber mais sobre este avanço. obrigada

  • Oi, Valesca, tudo bem?

    O Diabeticool sempre traz as últimas novidades, em primeiríssima mão, sobre novos tratamentos para o diabetes, incluindo o “pâncreas artificial”.

    Para ver as matérias mais recentes, utilize, por favor, a barra de buscas no rodapé da página, com as palavras-chave “pâncreas artificial”. A senhora verá que muita coisa já aconteceu desde que publicamos esta matéria aqui!!

    Um grande abraço

  • leni de jesus leite

    meu filio e deabetico tipo 1 nao aquento mais ver ele sofrer pois sofremos juntos e estamos rezando muinto pra chegar a cura do deabetico mais rapido que puder pedemos a Deus que abensoi voces ,que de serto sera uma bença nao vejo a hora de chegar o ano que vem pra ver as se vai dar serto espero com toda serteza do meu coraçao que osenhor la do cel vai abensoar pis ninquem merece sofrer asim . nos 2 esperamos anceozamenteo dia deste milagre , obrigada meu Deus .por colocar sabedoria namente deste medecos alelua alelua amem . meu cel e 03599072227

  • Arnaldo Vagner Vagner

    Dieta Low-Carb e Paleolítica: Low Carb e diabetes
    ai esta olink para cura diabete tipo 2