É o açúcar que causa pressão alta, não o sal, dizem especialistas

0

Artigo polêmico retira culpa do sal no aumento da pressão do sangue e aponta açúcar como grande vilão da saúde.

acucar pressao alta diabetes

Açúcar – novo vilão da boa pressão.

Escrevendo para o American Journal of Cardiology, pesquisadores liderados pelo médico norte-americano James DiNicolantonio afirmam que o principal vilão da pressão alta não é o sal – tradicionalmente visto como o principal causador da doença -, mas sim o açúcar.

A afirmação desafia décadas de orientações médicas que sugerem uma restrição na quantidade de sal consumida todos os dias e pode significar uma reviravolta na dieta de milhões de brasileiros (atualmente, estima-se que um quarto dos adultos no país sejam hipertensos).

“É o açúcar, e não o sal, o principal causador da pressão alta sangüínea”, escrevem os cientistas no artigo.

“Estimular as pessoas a consumir menos açúcar – e não sal – pode ser uma estratégia de dieta melhor para controlar a pressão”.

+ SAIBA MAIS: Veja aqui a quantidade de açúcar nos alimentos!

 

O LINK AÇÚCAR-HIPERTENSÃO

De acordo com os cientistas, consumir açúcar levaria à pressão alta porque o ingrediente age em uma região do cérebro conhecida como hipotálamo, provocando aumento na taxa de batimentos cardíacos e subida da pressão no sangue.

A conclusão veio após análise de saúde de mais de 8600 adultos franceses. Não foi observada nenhuma relação direta entre consumo de sal (independente de outros fatores) e pressão alta.

Nem todos concordam com a pesquisa do dr. DiNicolantonio. Após a divulgação do artigo, cientistas como o professor Graham MacGregor, especialista em medicina cardiovascular da Universidade de Londres, disseram em entrevistas para a imprensa britânica que as evidências apontando o açúcar como causador da hipertensão são “incrivelmente fracas”.

Em meio à polêmica, a melhor opção continua sendo a boa e velha dica: o importante é alimentar-se de maneira equilibrada todos os dias, evitando exageros seja no uso do açúcar, seja no uso do sal.

Compartilhe!