Chá preto: um combatente dos sintomas cardiovasculares

1

Estudo afirma que pessoas que bebem pelo menos três xícaras de chá preto por dia podem ter reduzido seu risco de desenvolver doenças como diabetes e ataques cardíacos.

Um grupo de pesquisadores afirmou que o consumo de três xícaras de chá preto todos os dias pode reduzir significativamente o risco de ataque cardíaco em cerca de 60%. Isso também pode reduzir consideravelmente o risco de desenvolver diabetes, de acordo com os mesmos.

Chá preto, uma arma valiosa contra ataques cardíacos e diabetes

A descoberta foi que o chá preto contém vários tipos de nutrientes positívos, incluindo antioxidantes como flavonóides e tiaminas (vitaminas B1), que são capazes de controlar os níveis de pressão arterial e também a produção de óxido nítrico, contribuindo, portanto, para com a saúde das artérias e inibindo a agregação plaquetária, uma das principais causa da formação de coágulos sanguíneos.

Os especialistas acreditam que existem três condições que levam a um ataque cardíaco, sendo elas o bloqueio arterial por coagulação do sangue, pressão arterial elevada e, por último mas não menos importante, a constrição e imobilização das artérias pelo fluxo sanguíneo. Estas três condições bloqueaiam os vasos sanguíneos que fornecem oxigênio para os músculos – o que, por sua vez, causa um ataque cardíaco. Segundo os pesquisadores do estudo, os antioxidantes contidos no chá atuam como escudos contra as três condições citadas como principais responsáveis pelo ataque cardíaco.

O estudo, que avaliou dados potencialmente ligados ao consumo de chá preto com a prevenção de doenças, revelou que o chá ajudou a produzir uma associação significativa de proteção, na maioria dos casos. As pesquisadoras responsáveis, Dra. Pamela Mason e Dra. Carrie Ruxton, analisaram 40 artigos e encontraram uma ligação notável entre beber chá preto e prevenção de ataque cardíaco. Eles alegaram que, segundo pesquisas anteriores, o chá preto tinha agido como um escudo contra o ataque cardíaco em número de casos.

Segundo a Dra. Mason e a Dra. Ruxton, as pessoas que bebem de três a seis xícaras de chá preto por dia são de 30% a 57% menos propensas a ter ataques cardíacos do que pessoas que bebem menos de três xícaras por dia (ou que não o bebem). A Dra. Ruxton disse ao Daily Express (em inglês) que o consumo diário de chá preto reduz significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Os resultados do estudo foram publicados no UK Nutrition Bulletin (em inglês).

Mais informações podem ser obtidas seguindo este link (em inglês).

Compartilhe!
  • carlos

    adoro cha mas a minha diabete é tipo 1 ajuda?