Café da manhã rico em proteínas ajuda a manter a glicemia controlada

3

Nova pesquisa mostra que comer proteínas logo cedo facilita equilibrar a quantidade de açúcar no sangue ao longo de todo o dia. Saiba mais.

diabetes cafe da manha proteinas

Você já percebeu que controlar a glicemia depois do almoço é muito mais difícil quando você pula o café da manhã? Ou então que abusar dos carboidratos no almoço complica as correções na janta?

Isto tem uma explicação. O que comemos em uma refeição, além de ter efeito imediato na glicemia, também influencia a resposta do corpo em relação à próxima refeição.

Sabendo disto, é fácil imaginar a enorme importância do café da manhã – nossa primeira refeição – no equilíbrio da glicemia ao longo do dia. Quem não come nada depois de levantar da cama apresenta, no geral, grande dificuldade para controlar a quantidade de açúcar no sangue após o almoço e o jantar. Por isso, a dica é sempre tomar café cedinho – inclusive há pesquisas que apontam que um café da manhã bem farto pode ser o ideal para quem convive com diabetes.

A questão que fica é: o que podemos comer no café para ajudar a controlar a glicemia mais tarde?

DICA QUENTE: RECEITA DE OMELETE PROVENÇAL PARA DIABÉTICOS – CLIQUE AQUI!

 

ESTUDO APONTA VANTAGENS DO CAFÉ DA MANHÃ PROTEICO

omelete cafe da manha diabetes

Omeletes são boas opções para adicionar proteínas ao café da manhã. Pegue nos botões ao lado receitas exclusivas!

Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, investigaram a questão. Liderados pela cientista Jill Kanaley, eles recrutaram 12 diabéticos tipo 2 e os dividiram em dois grupos. Durante 1 semana, um deles tomou café da manhã rico em carboidratos; o outro grupo recebeu um café da manhã rico em proteínas. Foram medidas as taxas de glicemia, insulina e demais hormônios após as refeições.

De acordo com as análises dos pesquisadores, publicadas em março no periódico The Journal of Nutrition, ficou claro que um café da manhã rico em proteínas é o ideal para diabéticos tipo 2. Ele ajuda a aumentar a quantidade natural de insulina no sangue e a baixar a glicemia após as outras refeições, apontam os resultados.

“A primeira refeição do dia é fundamental para a manutenção do controle glicêmico nas demais refeições, então [podemos dizer que]ela realmente ‘prepara’ o corpo para o resto do dia”, explicou Jill Kanaley.

RECEITA DELICIOSA: OMELETE MEXICANO! CLIQUE AQUI

 

A dica para acrescentar mais proteínas ao café da manhã de maneira simples, barata e deliciosa é fazer uma omelete ou ovos mexidos. Além das proteínas a mais, ovos possuem diversos outros nutrientes que ajudam o corpo a funcionar melhor.

 

Compartilhe!
  • Thiago Silva

    A melhor dieta para diabetico é a low carb/high fat. Não sei o por que da resistencia da comunidade médica em adotá-la.

  • Ana Maria soares

    Eu fiz o teste 11horas ja tinha tomado café da manhã deu 155, no outro dia eu fiz em jejum de 12horas deu 127 estou preocupada será q sou diabética?

  • Rovenzo Trotta

    sim,com certeza. Consulte um médico e faça exames