Remédio para artrite melhora saúde de diabéticos tipo 1

0

Medicamento utilizado para diminuir inflamação nas articulações de quem tem artrite mostra-se efetivo no controle também do diabetes.

inflamacao no joelho artrite diabetes

Um curioso estudo mostrou que um remédio para tratar a artrite pode ajudar a cuidar também de quem tem diabetes tipo 1.

O trabalho foi feito por pesquisadores do famoso Centro Joslin de Diabetes, em Boston, Estados Unidos, com cerca de 100 voluntários recém-diagnosticados com o diabetes tipo 1.

Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu tratamento à base de insulina, o habitual para quem é diagnosticado com diabetes tipo 1. Já o outro grupo, além da insulina, tomou também o medicamento Orencia. O Orencia, cujo princípio ativo é a molécula abatacepte, é utilizado no controle da progressão da artrite reumatoide.

 

POR QUE MOTIVO OS CIENTISTAS DERAM ORENCIA PARA DIABÉTICOS?

A idéia dos pesquisadores de administrar um remédio contra a artrite para cuidar dos diabéticos tem fundamento (e é fácil de entender!), apesar de aparentemente não haver relação nenhuma entre as duas doenças!

Uma das conseqüências da artrite é a inflamação na região das juntas. Esta inflamação é mediada por um grupo de células do nosso corpo chamadas de “células T”.

São justamente as células T que, no caso dos diabéticos tipo 1, atacam as células que produzem insulina do pâncreas.

Sendo que o Orencia funciona através da inibição das células T, os pesquisadores tinham esperanças de que o remédio anti-artrite poderia ajudar, também, a diminuir os danos causados no pâncreas de quem está com diabetes tipo 1.

 

E FUNCIONOU?

orencia diabetesAparentemente, funcionou, sim. Apesar dos níveis de hemoglobina glicada nos dois grupos, após um ano de acompanhamento da saúde, ficarem praticamente iguais (só um pouquinho menores do grupo medicado), foi notado que quem tomou o Orencia manteve uma produção de insulina bem maior ao longo do tempo, especialmente após as refeições.

Ou seja, parece que o remédio contra artrite tem a capacidade de “segurar” a progressão do diabetes tipo 1.

O grupo de pesquisas informou que continuará a estudar o papel do Orencia no controle do diabetes, desta vez mais a fundo e com mais voluntários.

 

Compartilhe!