O que significa o Dia Mundial do Diabetes?

3

Uma texto especial da Equipe Diabeticool para lembrar o dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, data tão importante em nosso calendário!

DIA MUNDIAL DO DIABETES

“Dia Mundial da Diabetes??! Por que alguém comemoraria isto?”, perguntou um amigo…

Certa vez, em um quente novembro há muitos anos, um amigo nos contou que estava muito intrigado com a gente, “os diabéticos”. Na época, nem ligávamos por sermos chamados desse jeito, como se o diabetes definisse nossa personalidade…Conversávamos em um barzinho e havíamos mencionado que dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes.

“Ué”, disse esse amigo, “Dia Mundial do Diabetes? Que história é essa?! Eu não fico comemorando minha enxaqueca, minha gripe, minha dor de barriga – eu tomo um remedinho e comemoro quando fico saudável de novo!”

“Como é que você tem coragem de ‘comemorar’, ainda mais MUNDIALMENTE, essa doença aí de vocês, que nem cura tem?”, indagou.

Nós, “os diabéticos”, nos entreolhamos, pensando no que responder. No fundo, no fundo, acho que a mesma idéia cruzou nossas mentes: caramba, como é difícil explicar para alguém o que passa pela nossa cabeça, quais são os nossos motivos para “comemorar” o diabetes, se esta pessoa não sabe o que é conviver 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano com uma condição de saúde?!

“A cor escolhida para o mês de novembro é o azul, a cor do céu, que fica sobre nossas cabeças e é a cor escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O símbolo é um círculo azul, uma vez que precisa ser simples o suficiente para que qualquer criança com giz de cera consiga desenhá-lo”, explica Ronaldo Wieselberg.

 

VENCENDO E SUPERANDO DESAFIOS

Diabetes não é uma enxaqueca, que vai embora com um ou dois comprimidinhos. Não é gripe, da qual você sara em menos de uma semana. E nem é dor de barriga, que às vezes passa mais rápido do que planejamos!!

Sim, nós pensamos, você acertou, amigo: diabetes não tem cura. Mas você errou em uma questão fundamental: nós não comemoramos o Dia Mundial do Diabetes desta maneira meio irresponsável que você sugeriu, mesmo sabendo que não há cura. Os motivos de nossa sincera comemoração todo dia 14/11 são outros, bem mais nobres do que ele imaginava…

Se (ainda!) não existe cura para o diabetes, isto significa que todos nós tivemos que aceitar a condição. Assumir que “ser docinho” agora já faz parte de quem nós somos. Tivemos que, a duras penas, aprender a cuidar, nós mesmos, da nossa saúde.

Sofremos, choramos, bradamos aos céus contra tamanha injustiça.

diabetes e alegria

Mas superamos estes desafios. Vencemos e somos muito mais fortes. Alguns de nós aprenderam até a vencer barreiras ainda mais difíceis – como quem precisa todo santo dia picar os dedos diversas vezes para medir a glicemia e aplicar insulina. E buscamos lutar a batalha pela saúde – por mais difícil que seja às vezes – com um sorriso no rosto, porque agora entendemos que estar com diabetes também tem suas vantagens…

Sabe, amigo, estar com diabetes é entender do próprio corpo melhor que muitos “especialistas” por aí! É ter um controle fora do comum sobre o que faz bem e o que faz mal para a saúde. É saber que atos irresponsáveis (como abusar na comilança de final de ano!!) podem ter conseqüências seríssimas. É entender como ninguém o quão importante é manter um estilo de vida saudável e ativo.

Conviver com o diabetes é ser responsável, esclarecido, é aprender a cuidar da saúde como ninguém. É ser, sem sombra de dúvidas, um doce guerreiro.

Ora, dissemos ao nosso amigo, estes são motivos pra lá de bons para uma comemoração, não é mesmo? No dia 14 de novembro de todos os anos em que estivermos vivos, estaremos comemorando não uma doença, mas a capacidade humana de vencer enormes desafios, com alegria no rosto e serenidade no coração!

Feliz dia 14 de Novembro! 🙂

 

Uma homenagem da Equipe Diabeticool a todas as guerreiras e guerreiros que, dia após dia, vencem incríveis batalhas para manter a boa saúde!

Compartilhe!
  • Jéssica Ferreira

    Que lindo, concordo em TUDOO!!

  • jaco

    como tudo e muito bonito essas cinseras frases .

  • Eu aprendí a comer bem,depois que fiquei diabética…