Conheça a lanceta “gentil” com seu dedo – a Genteel Poker

2

Já pensou tirar uma gotinha de sangue do dedo sem sentir dor alguma? Veja os resultados dos primeiros testes com a nova lanceta ‘Genteel Poker’.

Já imaginou uma maneira de tirar sangue sem sentir nenhuma dor? Essa é a ideia do Genteel Poker, um novo dispositivo que quer tornar as picadas no dedo um pouco menos incômodas. Ele ainda não está à venda no mercado, mas seus criadores sugerem que o lançamento será feito nos próximos meses. A grande pergunta é: será que realmente funciona? O editor do site norte-americano Diabetes Mine, Mike Hoskins, conseguiu um protótipo e o testou. Diagnosticado aos 5 anos de idade com diabetes tipo 1, Mike contou como foi sua experiência com o Genteel Poker, e nós vamos contá-la para vocês.

 

COMO FUNCIONA O GENTEEL POKER?

mike hoskins diabetes

Mike Hoskins, editor do site Diabetes Mine.

O Genteel Poker tem a aparência e o tamanho de uma caneta marca-texto, com aproximadamente 15 centímetros de comprimento. Para usar, basta pressioná-lo contra a pele e apertar um botão na lateral por alguns segundos. Isso fará com que a tecnologia a vácuo do dispositivo retire uma gota de sangue para ser usada nos testes de glicemia. E qual o segredo para não causar dor? De acordo com seus criadores, a velocidade da agulha para tirar o sangue – menor que dois centésimos de segundos (0.018 segundos) – e sua precisão – de até 0.12 milímetros – aliados a uma ponta de borracha e a tecnologia a vácuo, faz com que o Genteel Poker não tenha contato com nervos e gere uma vibração que elimina a dor e o desconforto. Além disso, o vácuo também permite a retirada de sangue através de uma agulha mais fina do que as tradicionais.

 

TESTANDO O PROTÓTIPO – FUNCIONA DE VERDADE?

genteel poker diabetes

A lanceta Genteel Poker em uso. imagem:DiabetesMine.com

“Apesar do Genteel Poker não me impressionar, ele parece cumprir sua promessa”, diz Mike. “Portanto, pode ser uma boa alternativa para quem procura um meio menos doloroso de tirar sangue”. Após um dia de uso, Mike fez uma lista de prós e uma lista de contras sobre o Genteel.

PRÓS

  • Sim, ele parece ser realmente indolor! Quando a agulha tocou minha pele – testei no meu dedo, braço e perna – tudo o que senti foi um impacto e uma pequena vibração. Perceptível? Sim. Causa dor? Não.
  • Usei o Genteel 10 vezes para medir a glicemia, comparei o resultado com meu aparelho tradicional e não observei discrepâncias.
  • Não há necessidade de agulhas especiais.
  • Para crianças, principalmente aquelas que acabaram de ser diagnosticadas com diabetes, pode ser muito assustador ter que picar o dedo diversas vezes ao longo do dia. A semelhança do Genteel Poker com uma caneta marca-texto pode tornar o teste de glicemia mais divertido para elas. Além disso, os dispositivos serão coloridos e personalizáveis, com uma variedade de stickers para enfeitá-los.

CONTRAS

  • Depois de usar, o Genteel Poker deixa uma pequena marca na pele. Foi um pouco irritante para mim essa marca ter permanecido na pele horas após o uso.
  • Ele é grosso, volumoso, maior que outros aparelhos para medir glicemia disponíveis no mercado. Por isso, pode ser mais complicado para você levá-lo a todos os lugares. Além disso, é mais barulhento também.
  • Preço – há uma oferta especial no site para comprar o dispositivo por U$ 100 até o dia 30 de abril. Após essa data, o preço irá subir para U$129.
genteel poker marca nas maos

Apesar de indolor, uma das desvantagens da nova lanceta é deixar uma visível marca no local de aplicação, que pode durar várias horas. imagem:DiabetesMine.com

A HISTÓRIA DO GENTEEL POKER
O Dr. Christopher Jacobs, criador do Genteel Poker, conta que a ideia de fazer o dispositivo surgiu há uma década, enquanto conversava com um amigo seu que havia sido diagnosticado com diabetes tipo 1. Esse seu amigo estava se queixando das picadas no dedo para os testes de glicemia e comentou, brincando:“Chris, você tem um estilo de gênio, não pode fazer nada para me ajudar? Meus dedos doem muito”.
Com sua formação em engenharia biomédica, Jacobs criou um protótipo do Genteel Poker 8 anos atrás. Esse protótipo tinha o tamanho de uma garrafa de ketchup, e seu amigo lhe disse que o dispositivo não era prático. Se tivesse o tamanho de uma caneta marca-texto, entretanto, seria de grande interesse. Demorou oito anos, mas Jacobs conseguiu.
“Não é um grande avanço tecnológico”, diz Jacobs. “Na verdade, apenas refinei o dispositivo para ser prático de usar. Eu diria que é uma implementação inteligente de tecnologias já testadas, todas trabalhando em conjunto”.

 

CONTINUE LENDO O DEPOIMENTO DE MIKE

“Vou ser honesto: eu tenho diabetes há décadas e não me importo com a dor da picada nos dedos. Então eu sabia que mesmo que o Genteel Poker funcionasse como prometido, ele não mudaria a minha vida. É claro que meus dedos estão calejados onde eu me pico com frequência, mas as picadas dificilmente aparecem no meu radar de coisas com as quais eu me preocupo quando se trata de diabetes.

Pessoalmente, não planejo comprar um Genteel Poker. Prefiro o dispositivo que uso hoje, que tem o tamanho de um dedo mindinho. Porém, isso não significa que o Genteel Poker, por ser indolor, não seja exatamente o que outros pacientes de diabetes estão procurando”.

 

QUANDO O GENTEEL POKER SERÁ LANÇADO NO MERCADO?

Apesar da promessa de ser lançado em abril, o site Diabetes Mine descobriu que a equipe do Genteel Poker pediu a aprovação do FDA (Food and Drug Administration, órgão governamental dos Estados Unidos responsável pela regulação de alimentos, medicamentos e equipamentos médicos) apenas em março. Eles acreditam que não haverá atrasos, mas fica a pergunta: será que o FDA aprovará o dispositivo tão rapidamente?

Enquanto isso, o Genteel Poker já está recebendo pedidos de encomenda em seu site (link aqui), onde você pode encontrar mais informações sobre o produto.

 

ricardo schinaider de aguiar perfil diabeticool

Ricardo Aguiar é biólogo ambiental (formado pela UNICAMP), especialista em divulgação científica (LABJOR/UNICAMP) e colabora com o Diabeticool trazendo para a gente as últimas e mais empolgantes novidades da Ciência relacionadas ao diabetes, à saúde e a um estilo de vida mais saudável.

 

Compartilhe!
  • tereza

    No Brasil encontramos fácil?

  • Olá, Tereza, como está?

    A lanceta Genteel Poker vai começar a ser vendida nos EUA ainda este ano – segundo o fabricante, em abril. Só então poderemos saber se ela chegará no Brasil. Mas, se fizer sucesso por lá, com certeza chega aqui rapidinho!

    Um abraço