Audiência Pública em SP debate a situação do diabetes no Brasil

0

ADJ Diabetes Brasil realiza em maio a Audiência Pública “A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização”.

audiencia publica sobre diabetes
Divulgação de nota da ADJ Brasil

 

A ADJ Diabetes Brasil promove no dia 5 de maio, às 10h, a audiência pública: A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização, que será realizada no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa. Nele, estarão presentes deputados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como também do Ministério da Saúde.

Entre os temas que serão abordados no encontro destacam-se:

  • Cenário da situação do diabetes no país
  • A falta de medicamentos e de insumos no panorama nacional
  • A diferença entre as ações administrativas e judiciais para dispensação dos medicamentos e insumos

No final da audiência, será gerado um documento com o comprometimento dos atores envolvidos no debate a levar as temáticas às esferas de suas atuações. 30 associações de pacientes com diabetes confirmaram a presença.

Esta iniciativa faz parte do II Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes, dando continuidade à articulação da rede de lideranças em diabetes, capacitando os participantes e outros representantes de associações, que se unirão à proposta.

O projeto tem como objetivos: articular a rede para realização de iniciativas que promovam a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil, incentivar a troca de experiências e iniciativas nos municípios e estados, mobilizá-los para realização de campanhas, tornar os participantes polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, orientá-los a chamar a atenção do poder público, promover campanhas de advocacy dentro das associações que representam e estimular a divulgação das ações na mídia.

Dessa forma, com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional. Além do mais, boas práticas serão implantadas para melhorar a universalidade, a equidade e a integralidade do tratamento da pessoa com diabetes no Brasil.

Para esta iniciativa se realizar, a ADJ conta com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e da Federação Internacional de Diabetes da Região da América Latina (IDF SACA).

 

AGENDA

Audiência Pública “A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização”

DATA: 05 de maio

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Auditório Paulo Kobayashi – Assembleia Legislativa de SP

 

SOBRE A ADJ DIABETES BRASIL

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

Compartilhe!