A saudabilíssima dieta nojenta

0

Alimentar-se de comidas repletas de gordura não soa saudável, porém pode reverter danos do diabetes

Dentre os vários efeitos nocivos à saúde causados pelo diabetes há os danos profundos nos rins, decorrentes da deterioração dos vasos sangüíneos do órgão e que podem resultar em falhas sérias em seu funcionamento. Todavia, um estudo recente, publicado no jornal PLoS One mostrou que tais efeitos podem ser revertidos com base em uma alimentação bem nojenta, riquíssima em gordura.

A pesquisa acompanhou o desenvolvimento de camundogos, predispostos a terem diabetes tipo 1 e tipo 2, sob uma dieta composta por 5% de carboidratos, 8% de proteínas e incríveis 87% de gorduras. Pela primeira vez, foi possível demonstrar que tal tratamento, exclusivamente alimentar, evitava os danos aos rins e insuficiência renal causados por grandes quantidades de açúcar no sangue – ou seja, pelo diabetes.

O principal autor do estudo, o neurocientista Charles Mobbs, da Mount Sinai School of Medicine, de Nova York, admite que tal dieta “é provavelmente extrema demais para uso crônico em pacientes adultos” – lembrando que uma dieta semelhante à dos camundogos já foi testada com sucesso em crianças. Ainda assim, explica que “é plausível que uma exposição transiente à dieta efetivamente “zere” os efeitos patológicos (do diabetes nos rins)”. “É possível também que uma intervenção farmacológica que mimetize estes efeitos possa ser suficiente para reverter a patologia.”

Maiores informações podem ser lidas aqui (em inglês) e aqui.

Imagem: Anusorn P nachol/FreeDigitalPhotos.net

Compartilhe!