O bom e velho remédio: dar risada

0

A risada é famosa há tempos por suas propriedades benéficas à saúde. Até mesmo o diabetes pode ser influenciado por esta prazerosa ação

O simples ato de rir põe em movimento cerca de 50 músculos do corpo humano, exige complexa interação entre as câmaras de ressonância da faringe, boca e cavidades nasais e libera no cérebro substâncias que promovem o bem-estar e auxiliam a manter a boa saúde de diversas maneiras. Por exemplo, dar risada aumenta o número de células produtoras de anticorpos e a efetividade das células T de defesa, reforçando todo o sistema imunológico; ademais, rir pode até mesmo auxiliar na perda de peso, já que o ato aumenta entre 10 e 20% o consumo de energia. Dentre estas várias vantagens, os diabéticos também podem sair ganhando. Explica um recente artigo:

“Benefícios do riso – Diabetes Tipo 2

Segundo um artigo publicado no periódico Alternative Therapies in Health and Medicine, o riso pode beneficiar os níveis de glicose no sangue, além de reduzir a quantidade de compostos inflamatórios a ser ingerida. Ele também aumenta os níveis de colesterol bom em pacientes diabéticos de alto risco.”

Para saber mais sobre as vantagens do riso e surpreendentes estudos associando redução de dor e a risada, leia a reportagem “Rir, um ótimo remédio”, de Eduardo Araia, na revista Planeta 472 – Janeiro 2012.

Compartilhe!