Projeto para ajudar pacientes com diabetes começa a ser implementado em Manaus

0

O projeto ‘Saúde em Forma’, voltado para prevenir que pessoas com diabetes e hipertensão tenham problemas mais graves de saúde, vai começar a ser implementados, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em dez unidades laboratoriais instaladas em todas as zonas geográficas da capital, a partir de março.

De forma experimental, o projeto já está em prática na Unidade Básica de Saúde O-18, que fica na Vila Marinho, bairro Compensa, na zona Oeste da cidade.

Os pacientes serão encaminhados a pátios de igrejas, quadras e escolas onde serão acompanhados por educadores físicos em atividades que promovam a melhoria da qualidade de vida e a redução das taxas consideradas ruins e detectadas em exames de sangue.

Os educadores físicos estão sendo recrutados em universidades públicas e faculdades particulares para atuarem como estagiários. Cada um deles vai ter a possibilidade de incluir no currículo acadêmico a experiência dentro do projeto “Saúde em Forma”. As orientações serão repassadas aos pacientes durante quatro dias na semana, três deles dedicados à atividade física e um com dicas e palestras sobre alimentação saudável.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a prática de atividade física regular reduz mortes prematuras, doenças do coração, acidente vascular cerebral, câncer de colo de útero e mama e diabetes tipo 2, e, ainda, atua na prevenção e redução da hipertensão arterial e obesidade. O sedentarismo é considerado pela OMS o inimigo número 1 da saúde pública.

Fonte: Em Tempo

 

Compartilhe!