Quais são os efeitos do diabetes no corpo humano?

Pode-se dizer com convicção: quanto melhor e mais cedo o diabetes for tratado, menos efeitos ele terá sobre o corpo. Caso o diabetes seja muito bem controlado, é bem possível que nenhum efeito negativo seja sentido!

Porém, uma administração relaxada ou tardia da doença acarreta conseqüências bastante sérias. Elas costumam aparecer a longo prazo, gerando grandes danos. Vasos sangüíneos e nervos são alvos primários, porém o organismo inteiro pode sentir os efeitos do diabetes.

Os efeitos danosos de longo prazo do diabetes são conhecidos como complicações do diabetes. Caso uma pessoa com diabetes controle com cuidado sua glicemia, nível de colesterol e pressão sangüínea, ela pode escapar destas complicações sem maiores problemas. Outros fatores que ajudam a fugir das complicações diabéticas são: evitar fumar e beber álcool em demasia, praticar exercícios físicos regularmente e adotar uma dieta saudável.

Vejamos agora alguns conhecidos e comuns efeitos do diabetes mal cuidado em alguns órgãos do corpo.

 

retinopatia diabetica material didatico

QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NOS OLHOS?

O efeito mais comum do diabetes nos olhos é a retinopatia diabética.

A retinopatia é uma doença séria que, quando não tratada, pode levar à cegueira ou descolamento da retina. Ela acontece devido a danos nos vasos sangüíneos próximos à retina (daí o nome da doença), que incham e extravasam sangue. O diabetes, com suas altas taxas de açúcar na corrente sangüínea, e a pressão alta são fatores de risco para que a retinopatia ocorra.

Em termos um pouquinho mais detalhados: a retinopatia diabética atinge a retina, que é a região inteira dos olhos que percebe a luz, e a mácula, uma pequena porção central da retina essencial à visão nítida. Existem dois estágios da retinopatia. No primeiro, chamado de não-proliferativo, o maior problema é o edema macular. Isto ocorre quando vasos sangüíneos da região começam a apresentar porções mais “fracas”, nas quais há vazamento de sangue, resultando em uma visão embaçada (como mostra a figura acima). No segundo estágio, chamado de retinopatia diabética proliferativa, o maior risco é o de perda severa de visão. Ela decorre de vasos sangüíneos anormais que crescem na retina e podem encher o olho de sangue, formar tecido cicatricial e estimular o seu deslocamento.

 

É fundamental que quem tenha diabetes controle cuidadosamente sua taxa de açúcar no sangue, e também sua pressão. A retinopatia é uma doença de avanço lento, então ela geralmente ocorre em pessoas com diabetes que passaram vários anos não tratando direito da sua saúde. Tanto isto é verdade que os risco de adquirir a doença são de 5% se a pessoa for diabética há até 3 anos, e pulam para 80% em quem tem diabetes há mais de 15 anos. Todavia, quando a glicemia é tratada de maneira extremamente cuidadosa e intensa, os riscos de desenvolver retinopatia caem até 76%!

Os sintomas aos quais deve-se atentar são:

  • Visão embaçada
  • Dores nos olhos
  • Perda de visão
  • Perda de visão noturna
  • Visão dupla
  • Mudanças repentinas na visão
  • Enxergar pontos negros

Caso acredite ter algum destes sintomas, não deixe de consultar o oftalmologista em breve!

Quais são as outras complicações oculares do diabetes?
Além da retinopatia, quem está com diabetes e não se cuida corretamente é mais propenso a adquirir outras duas condições nos olhos: a catarata e o glaucoma.
A catarata é o “embaçamento” da lente ocular, o que impede a luz de chegar corretamente ao fundo dos olhos. Com isso, a visão fica embaçada e perde a nitidez. Diabéticos são 60% mais propensos a desenvolver a doença, e isto costuma acontecer mais cedo durante a vida do que o normal. Quanto ao glaucoma, diabéticos têm risco 40% maior de contrair a doença – e uma forma mais severa dela, chamada “glaucoma neovascular”, também é mais encontrado neste grupo. O glaucoma é caracterizado por danos ao nervo óptico, decorrentes do aumento na pressão de fluidos intraoculares.

 

nefropatia diabetica material didatico

QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NOS RINS?

O efeito mais comum do diabetes nos rins é a nefropatia diabética.

Apesar do nome feio, este é um termo genérico para a deteriorização do funcionamento normal dos rins. Ao longo do tempo, cerca de 40% dos diabéticos terão um probleminha ou outro com seus rins, e portanto estarão com nefropatia.

Se não for bem cuidada, a nefropatia pode acabar em falência renal, e então não há opção a não ser realizar um transplante ou diálises constantes. A boa notícia é que demora cerca de 20 anos para que uma nefropatia evolua até a falência renal, o que fornece bastante tempo para se identificar e tratar a doença!

A causa da nefropatia é, basicamente, hipertensão (ou pressão alta). Diabéticos são mais propensos a serem hipertensos, então para eles é fundamental checar e controlar sempre a pressão sangüínea, além de serem super cuidadosos com a administração do diabetes em si.

Uma complicação chata das nefropatias é que os sintomas costumam aparecer tarde demais, quando a doença já está em estágio avançado. Por isso, é recomendado que diabéticos façam exames uma vez por ano para checar a quantas anda seus rins. Basta um simples exame de urina para detectar nefropatias. De qualquer maneira, os sintomas mais comuns são:

  • Inchaço dos membros inferiores (tornozelos, pés, pernas) e das mãos, por causa da retenção de água
  • Falta de ar ao realizar atividades corriqueiras, como subir uma escada
  • Urina mais escura que o normal, devido a sangue
  • Cansaço
  • Náusea e vômitos

 

neuropatia diabetica material didatico

QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NOS NERVOS?

O efeito mais comum do diabetes nos nervos é a neuropatia diabética.

Este é mais um nome estranho, mas que significa simplesmente “dano nos nervos”. Os nervos são como cabos de energia no nosso corpo, levando sinais elétricos de uma parte à outra. Inclusive, quando sentimos dor, são os nervos que transmitem esta informação até o cérebro. Portanto, neuropatias costumam ser bastante dolorosas.

Os danos nos nervos ocorrem em diabéticos que constantemente deixam a taxa de açúcar no sangue atingir níveis muito altos. A glicemia elevada danifica os vasos sangüíneos que nutrem os nervos, e, como conseqüência, os próprios nervos são afetados.

Felizmente, existem bons tratamentos hoje em dia para neuropatias. Além de medicações, recomenda-se adotar hábitos saudáveis de vida, como deixar o cigarro e o álcool. E, claro, redobrar os cuidados com o controle da glicemia.

Os danos nos nervos são, geralmente, observados primeiro nas extremidades do corpo, como pés e mãos. Por isso, recomenda-se um exame cuidadoso dos pés anualmente, para verificar tanto problemas de circulação quanto nos nervos, além de complicações do pé diabético.

E quais seriam os sintomas de que os nervos não estão em boas condições?

  • Falta de sensibilidade, ou formigamento, nas mãos e pés
  • Suor excessivo
  • Sensação de queimadura em alguma região do corpo
  • Dores fortes, espasmódicas, em certas regiões
  • Falta de estímulo nos órgãos sexuais

 

diabetes coracao material didatico

QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NO CORAÇÃO?

Como vimos, o diabetes anda juntinho com outros dois problemas de saúde: a pressão alta e o colesterol alto. Estes dois, por sua vez, não se dão bem com o nosso coração, e aumentam muito as chances de doenças coronárias e de ataques cardíacos.

Pressão e colesterol altos são também fatores de risco para derrames, então quem está com diabetes deve ter atenção redobrada quanto ao controle da sua saúde.

Apesar de serem problemas sérios, tanto a pressão alta quanto o colesterol alto podem ser administrados. Basta acompanhar seria e diligentemente as recomendações médicas!

 

diabetes estomago material didatico

QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NO ESTÔMAGO?

Algumas reclamações muito comuns entre diabéticos são a falta de apetite, dificuldade de ir ao banheiro, ou então que o estômago “não está funcionando direito”. Haveria realmente uma influência do diabetes na digestão ou seriam esses efeitos colaterais das medicações?

A resposta é que são as duas coisas! O diabetes, quando não tratado, pode vir a  danificar nervos e vasos sangüíneos. Quando nervos do nosso trato digestivo são afetados, isso pode, sim, levar a náuseas, constipação ou até mesmo diarréia. Problemas estomacais são geralmente causados por alguns remédios de controle do diabetes tipo 2. A boa notícia é que os efeitos negativos somem assim que o corpo se acostuma com os medicamentos, então é bom ter um pouquinho de paciência e conversar bastante com o médico!

 

diabetes efeitos na pele material didatico

QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NA PELE?

A pele é o maior órgão do corpo humano. É um tecido complexo, que precisa constantemente de nutrição pelos vasos sangüíneos. São esses vasos também que, além de nutrir a pele, vão ajudá-la a defender nosso corpo. Isso porque a pele é o meio de contato entre o interior do organismo e o meio externo – muitas bactérias e fungos, por exemplo, que adorariam viver dentro de nós, são barrados pela pele. Os vasos sangüíneos funcionam, nesses casos, como rodovias através das quais as células de defesa do corpo alcançam o local da pele onde uma infecção está se iniciando e destróem os invasores.

Imagine então o que acontece se esses vasos sangüíneos estiverem danificados…

É o que pode acontecer em casos de diabetes não tratado corretamente. Danos nos vasos sangüíneos prejudicam suas funções em relação à pele. Daí, ela fica mais seca, menos vistosa, infecções de fungos e bactérias tornam-se mais comuns e machucados e queimaduras demoram muito mais para sarar. Além disso, neuropatias só complicam o quadro descrito, levando, por exemplo, à falta de sensibilidade na pele de alguns membros, como os pés.

 

  • http://facebook marisa beatriz reis

    tenho diabetes e tomo metiformina e minha s pernas e pés inchão demais faço tratamento com uma endócrina que sempre que tento falar com ela diz pra eu ir ao clinico pois essa não é a area dela oque devo fazer

  • Edcleia Batista Ferreira

    Meu esposo tem diabetes,ele tem a maioria desses sintomas. para o caso das pernas inchadas ele passa com a médica vascular. ela passou alguns medicamentos pra ele.

  • Maria Júlia da Assunção Siomões Ramos

    Gostaria de saber se com os sintomas que passo a referir posso ter ou vir a ter diabetes:

    Tenho 61 anos, iniciei a pré-menopausa com 55 e entrei aos na menopausa 56, fui menstruada até Fevereiro de 2007.

    Calor no corpo tipo menopausa, fico toda molhada à momentos que até pinga;
    De vez em quando fico com a ponta da língua dormente e lábios;
    Perturbação na vista, tenho alturas que vejo as coisas em duplicado e fico com a sensação de que vou cegar, fico com tonturas, tem a duração de 5 minutos, costumo ir beber café e tomo 2 a pacotes de açúcar simples e com a água, também fico com o corpo a tremer;

    Sinto cansaço ao subir escadas, rampas ou andar depressa.

    Informo de que a minha médica de família tem conhecimento destes sintomas, aliás já fui às urgências algumas vezes, tive como resposta da situação que era “Áurea de enxaqueca” não me foi dado medicação.

    Obrigada

    Aguardo resposta e ajuda sobre o assunto.

    Maria Júlia Ramos.

  • erlaine

    tenho 41 anos sou diabetica tipo 1 insulino dependente desde os 7 anos mais ou menos, tenho pes diabeticos e dei gangrena diabetica no meu 5►7 pododactilo direito do pe, a dois anos estou afastada de meu trabalho sou aux de enfermagem do psf, e estou com lesoes frequentes reicidentes em ambos os pes, e na minha perna esquerda em especial nao possuo muita sensibilidade, e minha locomoçao esta mais que comprometida me acarretando serios problemas , agora comprei um carro automatico, porem nao tenho carteira como faço para m incluir nos que podem c habilatr a dirigir (ou seja) nosa deficientes pois tenho neuropatia periferica.(no caso no que diz a lei parapesia) queria algumas dicas grata aguardo

  • flavio rahal bertozo

    tenho diabetes tipo 2 e e faço controle com metformina e glimepirida, mas estou com dificuldades de ereção e gostaria de saber se há algo que possa fazer para resolver este problema pois tenho 50 anos.

  • Valter Nora

    Tenho diabétes do tripo 2 tenho 51 anos de idade, sintomas tenho muita fraqueza nas pernas e braços e alem disso tenho a fala arastada e lenta e tenho muito desaequilibrio no corpo e caio no chão com facilidade. Se alguem possuir esses sintomas favor escrever um comentario pois tentei varios médicos e não sabem o que faser.

  • Eduardo Pereira da Silva

    Descubri que tenho diabetis recente e os remedios que estou tomando me provoca muita diarreia, tem alguma solução.
    Meu medico disse que com tempo esta situação iria passar, mas não é o que esta acontecendo.

  • http://xxxxxxxxxxxxxxxx josefina de oliveira

    eu tenho diabete a dois anos, e estou tratando, eu ficava como muitos , canceira nas pernas, calor, mas vcs sabe o que estou fazendo? estou trantando na igreja iurd , como muitos o SENHOR JESUS ja fez o milagre , e eu tbem graças a DEUS , obs; querem este milagre vá tambem ok fiquem com DEUS.

  • Muaculher

    tou com diabete, a uma semana, por isso tou perturbado nao sei o que fasso.

  • luana dalzotto

    Tenho diabetes a 15 anos tenho muita dor nas mãos, principalmente nos dedos, fui em vários médicos com inúmeros tratamentos, porém sem resultados. Gostaria de saber quais são as opções de médicos q posso consultar…. segue especialidades já consultadas: Fisiatria, clinico Geral, neurologia, endocrinologia, e fiz vários testes para reumatismos, nenhum com resultado… O q eu faço???

  • Rayana

    Eu nnã0 tennh0 diabetes mÁiis desej0 t0dos as v0cês kii melh0res…

  • sandra lia de oliveira silva

    tenho muita canceira nas pernas e uma fome loka ,as vezes fomigamento nas mãos e pés, num si o q fazer…

  • Grasiela Machado

    Olá, descobri que tenho diabetes a poucos dias ainda não sei que tipo de tratamento mas descobri que tenho muitas dificuldades como aqui apresentada, estou nervosa pois não tenho nem um caso na família, só de Linfoma múltiplos.
    Existe alguma ligação entre Linfoma e Diabetes?

    Att
    Grasiela Machado

  • Irlandia Machado

    meu esposo tem todos esses sintomas ,tento ajudá-lo com chás e os remédios receitados pelos médicos.mas não ouve melhora o que devo fazer?
    Aguardo resposta
    Att.
    IRLÃNDIA MACHADO

  • http://seriesdewillian willian

    muito legal eu tenho não ssa doença

  • lucas

    Quero dizer a Rayana que vocë e um anjo desejando a nossa melhora, que deus te abencoe anjo.
    Para todos vocës que tem diabetes se esfocem para se controlar. Eu estou fazendo a minha parte, desejo que todos vocës melhorem.

    Lucas.

  • lucas

    Para todos vocës que tem diabetes se esfocem para se controlar. Eu estou fazendo a minha parte, desejo que todos vocës melhorem.

    Lucas.

  • Antonio Paulo da Silva

    Boa noite, tenho 62 anos, sou diabético tipo 2, faço tratamento com metformina de 850 mg e glimepirida de 4 mg. Ultimamente estou emagrecendo muito. Em fevereiro de 2012 eu pesava 90 kg, agora peso apenas 78 kg. Gostaria muito de recuperar os 12 kg perdidos. Por favor me ajude enviando uma receita para eu engordar esse 12 kg. Devido a essa perda de peso as pessoas sempre perguntam o que eu tenho, já que estou tão magro. Ajude-me por favor!

  • Roberto Alves Barbosa

    Muito bom.

  • Rafael

    Para problemas de ereção, devido ao diabetes; o medicamento Levitra ODT 10mg; tem um resultado satisfatório. Deve ser tomado somente uma vez ao dia. Mas não deve ser administrado, caso a pessoa beba bebidas com álcool ou remédios controlados fortes. Mas converse com seu médico de confiança!

  • http://www.diabeticool.com/perguntas-respostas/quais-sao-os-efeitos-do-diabetes-no-corpo-humano/ alexandra

    olá tenho 13 anos e sou diabética tipo 1 á 10 anos não sou só diabética como também tenho doença celíaca uma doença que pode vir depois dos diabetes como foi o meu caso.

  • Helena

    Tenho 43 anos sou diabética descompenssada ( ora alta, ora baixa) tomo 2 comp. Glifage xr500 e 2 comp. glibenclamida, depressão e tomo Fluoxetina 20mg e Alprazolam 1mg, hipertensão tomo clortalidona 25mg e tenho mioma uterino intramural tomo cerazette. Trabalho na área da educação, faço faculdade e sou cabeleireira nas horas vagas. Tem dias que me desespero porque tomar tantos remédios? Mas pórem sou feliz e dificilmente fico triste.

  • Fatima

    Oi pessoal a 3 anos descobri essa lazarenta doenca.Confesso q nao consigo abaixa’la,que doenca e essa!
    Mas descobri a batata yacon ela funcona como insulina come ela crua e o cha de pata de vaca.
    Se isso ajudar!!
    Abracos

  • Teresa Albuquerque

    A batataYacon é sensacional, mas muito cuidado com o chá Pata de Vaca porque ele pode fazer sua pressão ficar alta. Não recomendo.

    Boa sorte.
    Felicidades.

  • Vania Ap. Couto Klauberg

    A neuropatia diabética é irrevivescível? Nessas condições posso fazer ginastica?
    Obrigada!

  • patricia

    Estou com suspeita de diabete minha glicose tem estado um pouco alta o meu ultimo exame estava 161 gostaria de saber se ja posso me considerar diabetica por favor gostaria de uma resposta.

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Patricia, como está?
    O diagnóstico do diabetes é um pouquinho complicado e depende de vários fatores, por isso apenas um profissional de saúde especializado pode fazê-lo. Porém, separamos para você esta página aqui do Diabeticool que pode te ajudar na sua dúvida!

    Grande abraço,
    Equipe Diabeticool

  • o tio do meu marido perdeu a metade do pé minha sogra vivi passando um monte de coisas pra sara mais rapdo

    minha sogra lava o pé do irmão dela com casca de arvore de manga e outras cascas isso ajuda a cicatrizar

  • EURIPEDES DIAS FERREIRA

    Gostaria de saber a pessoa que tem diabete oque nao pode comer? O meu pai esta com diabete altissimo e esta fazendo tratamento em regime, mas esta surgindo pouco efeito

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Olá, Euripedes, como vai?
    Nós do Diabeticool fizemos uma página especial com dicas de alimentação para quem está com diabetes, assim como seu pai. O link é este aqui. Além disso, você pode explorar nossa seção de Receitas, todas preparadas pensando-se na saúde dos diabéticos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Maria Eduarda

    Oi. Meu namorado é diabético, e a diabete dele é descontrolada, e ele não faz nada pra mudar, não se preocupa. Já pedi, implorei, incentivo, ajudo ele, faço exercícios com ele, mas ele não muda. O problema dele é mais a alimentação, ele gosta de fazer exercícios, mas, tipo, ele come muito sabe, parece que o estômago dele é um saco furado, e ele bebe muita água também. A diabete oscila bastante. Então, pessoal da DiabetiCool eu queria saber o que fazer pra ajudá-lo mais, pra ver se ele muda.
    Obrigado.

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Maria Eduarda, tudo bem?
    Que bom que seu namorado tem alguém que se preocupa tanto com a saúde dele!
    Um dos “problemas” do diabetes – especialmente no caso do diabetes tipo 2, que supomos ser o do seu namorado – é que os sintomas mais sérios podem demorar anos para aparecer. Lógico que, por um lado, isto é bom, porém por outro lado isto faz com que uma pessoa relapsa no tratamento só vá perceber muito tempo depois os efeitos nocivos de não ter cuidado direito da saúde.
    Nossa dica? Mostre para ele todos os seríssimos problemas de saúde que são causados pelo diabetes mal controlado, muitos deles sem cura. Além disso, alerte-o sobre os altíssimos números de pessoas que tem sua vida completamente mudada pelos efeitos do diabetes todos os anos – por exemplo, o diabetes mal controlado é a causa principal de cegueira entre pessoas de 20-74 anos e responde por +50% dos casos de amputação dos membros inferiores aqui no Brasil.
    Com diabetes não se brinca.

    Boa sorte na sua missão. Conte conosco para ajudá-la!
    Equipe Diabeticool

  • Maria Eduarda

    Obrigado pelas dicas. Pois é, vou pesquisar algumas coisas aqui pra tentar ajudar ele, ele tem 21 anos e a diabete dele é tipo 1, ele soube com mais ou menos 15 anos. Quando ele descobriu ele ficou em coma por três dias, me preocupo muito com isso, e temo que aconteça de novo. Eu tento alertá-lo que o que ele tem não é brincadeira, e ele também não sabe lidar muito bem com isso. A mãe dele também está disposta a ajudá-lo, mas muitas vezes ele não quer.
    Vou manter contato com vocês, qualquer dúvida perguntarei!

  • Maria Eduarda

    Ah, e se der, por favor, postem uma dieta que ele possa seguir. Sei que é meio difícil por vocês não saberem como é a vida dele, mas mandem, por favor.

  • Tania Nadia de Souza Azevedo

    Sou diabética Tipo 2 e tomo metiformina da 850 e glimepirida de 2 mg. Meço minha glicose todos os dias pela manhã, em jejum , porém quando dá baixa eu repito . Hoje eu fiz 3 vezes no mesmo instante e deu 99; 132 e 120. Posso confiar nesses aparelhinhos de medição caseira??
    Estou sentido dores nas pernas e esta noite senti um queima nos pés como se eu estivesse de meias no calor .
    O que provocaria esta dor e esta sensação que os pés estão queimando???

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Tania, tudo bem?

    Nós já fizemos alguns testes com aparelhos medidores de glicemia caseiros, também no mesmo instante, para ver a diferença de resultados. Claro que houve diferença entre eles, porém bem pequena (cerca de 5 pontos). Qual a marca e modelo do aparelho que você está utilizando?

    Quanto a sua outra pergunta, dores nas pernas e sensação de queimação nos pés são sintomas clássicos de neuropatia diabética (dê uma olhada no item “QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NOS NERVOS?” desta página para maiores informações). Converse o mais cedo possível com seu médico sobre isto, ok?

    Um abração,
    Equipe Diabeticool

  • MARIA ROMILDA DE JESUS

    BOM DIA..
    QUERO SABER.
    TENHO A DIABETE TIPO 2,COSTUMO URINAR REPETIDAS VEZES ACOMPANHADA DE DORES NAS JUNTAS DOS DEDOS DAS MÃOS,
    ISTO FAZ PARTE DA DOENÇA(PEERGUNTA).

    OBRIGADA

  • Rafael Bruno

    Estou precisando de ajuda para controlar minha Diabetes , alimentaçao , quais atividades fazer , o que comer antes e depois de cada exercicio .. Por favor , me ajudem ..

  • lincoln

    O tratamento do diabetes exige disciplina constante e alimentação equilibrada.
    É fundamental o monitoramento diario da glicemia para que voce possa saber se deve comer ou nao naquele momento ou se tem que corrigir um alto nivel de açúcar no sangue.

  • monica silva

    meu esposo tem diabete e seu intestino parou de funcionar normal OQUE PODEMOS FAZER / JA TOMOU TUDO QUE FOI PRECISO SE PUDEREM ME AJUDAR EU AGRADEÇO OBRIGADO MONICA

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Monica!
    Seria muita irresponsabilidade nossa – além de ser super perigoso! – dar qualquer palpite agora, sendo que não conhecemos o histórico médico do seu marido e nem sabemos quais medicamentos ele andou tomando. O que podemos dizer é o seguinte: vocês já conversaram sobre isto com seu médico? Caso isto não tenha dado efeito, vocês tentaram visitar algum outro profissional da saúde e contar o caso?

    Grande abraço,
    Equipe Diabeticool

  • josi

    eu estava com esses mesmos sintomas, e quando fui ao pronto socorro foi descoberto a diabetes tipo 2,comecei tomar o remedio metmorfina850mg,estou bem melhor controlando principalmente na alimentaçao,pois eu nao quero morrer pela boca quero viver para ver meus netinhos,procure um clinico geral e faça o teste todos os dias so assim vc vai descobrir se e ou nao diabetes.

  • victoria regina

    sou diabetica e estou muito inchada pricipalmente as pernas faz parte da doença?

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Olá, Victoria, tudo bem?

    O inchaço nos membros inferiores faz parte, sim, dos sintomas do diabetes. Dê uma olha na seção “Quais os efeitos do diabetes nos rins” para entender melhor o que está acontecendo!

    Boa sorte e conte conosco para ajudá-la!
    Equipe Diabeticool

  • aline marques

    bom dia gostaria que vcs mim tirasse uma duvida ultimamente tenho sentido formigamento nas mãos e nos pes suor exersivo e dorméncia na ponta da língua e um pouco nos lábios sera que deveria mim preocupar e procurar um medico ou não

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Olá Aline! Conforme escrito nesta mesma página, na seção “QUAIS SÃO OS EFEITOS DO DIABETES NOS NERVOS?”, estes podem ser sintomas de diabetes. Na dúvida, porque não checar com seu médico?

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • ANA LUCIA CASAIS

    MINHA SOGRA TEM DIABETE MAIS APARECEU UM CALO NO DEDO FICOU ENTERNADA SAIU MAIS CONTINUA ASSIM O QUE FAZER.

  • mauricio jose dos santos filho

    Fiz exame e deu pre diabéticos. fiz dieta e emagrecir 11 kg, faço suco verde enjejum, água de coco, quiabo, joão gomes, couve folha, beringera, 1/2 maça pequena, cenoura, agrião,chicoria quando tem, alface, salsinha e outras folhas verde, milha glicemia fica em torno de 82 a 99 sem remédios,depois eu preciso comer um mamão ou outra fruta, porque baixa muito as vezes, e faço monitoramento, espero ajudar alguém porque os sintomas não é fácil.

  • Joilma Sousa Lima

    Bom dia. Preciso de uma informação. Meu pai é diabético, há uns dois meses ele começou a ter umas crises, fica como se estivesse louco, não fala coisa com coisa, depois dorme e quando acorda não lembra de nada. Eu moro longe dele, falaram que é por conta do diabetes, por favor me diga se diabetes provoca mesmo isso, estou muito preocupada. Fico agradecida pela atenção.

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Joilma, tudo bem?

    Seu pai toma corretamente os remédios para baixar a glicemia? É que, se a taxa de açúcar no sangue cair a níveis muito baixos (hipoglicemia), é possível, sim, que ocorram alterações mentais, como alucinações. Porém, esta não é uma das conseqüências mais comuns do diabetes… Talvez o que esteja acontecendo seja um efeito colateral dos medicamentos que ele toma, mas isto apenas o médico poderá dizer. O importante, agora, é você orientá-lo a procurar um profissional e realizar exames que poderão certificar o diagnóstico.

    Um abraço!

  • rita

    bom dia minha sogra mora comigo ela tem diabete , e saiu uma bolha no pe dela e formou uma casca e seca e depois sangra e no cotovelo também o que sera ,alquem pode me dizer obrigada .rita

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Rita, tudo bem?

    O diabetes é capaz de causar diversos problemas de pele, incluindo as bolhas nos pés e cotovelos da sua sogra. Os motivos podem ser diversos, mas geralmente estão relacionados aos danos que a alta quantidade de açúcar no sangue causa nos vasos sangüíneos que irrigam a pele. Além de consultar um médico para averiguar exatamente o que está acontecendo, é super importante checar se a glicemia da sua sogra não está alta demais. Quanto mais tempo se passa com a glicemia alta, mais comuns estes tipos de complicações.

    Um grande abraço,

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Sim, estes são alguns dos sintomas característicos do diabetes, Maria Romilda!

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Está na hora de procurar um médico, sim, Aline! Estes sintomas podem indicar neuropatia diabética, e apenas um profissional da saúde poderá lhe diagnosticar e tratar corretamente.

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Sim, Victoria, esta é uma característica do diabetes, conforme explicado no texto acima!

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Tomara que ele melhore logo, Edcleia!

  • ana cristina

    boa noite meu nome e ana cristina e tenho um irmao que a pouco foi diaguinosticado com diabete e tem sentido muitas dores nas pernas a ponto de passar noites e noites acordado por dores pelo amor de Deus existe alguma forma de ajudar o meu irmao por favor me digam

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Ana Cristina, como está?

    Calma que nós te ajudaremos, sim! Antes de mais nada, precisamos saber um pouquinho do seu irmão. Quantos anos ele tem e você sabe se a glicemia dele está controlada? Vocês já foram procurar um médico e contaram sobre estas dores?

    Dores nas pernas são comuns em quem está com diabetes e não controla direitinho a quantidade de açúcar no sangue. Por isso, a dica principal para tratá-las é manter a glicemia em valores normais. É claro que, hoje, existem também remédios que ajudam a controlar as dores – daí é questão de conversar com um médico e seguir as orientações dele.

    Outra dica: você disse que o diabetes foi diagnosticado há pouco tempo…se for um caso de diabetes tipo 2 recente e a glicemia estiver razoavelmente bem controlada, talvez as dores nas pernas não sejam um reflexo do diabetes. Por estas e outras é importantíssimo visitar um profissional da saúde! Só ele, vendo seu irmão cara a cara e analisando a saúde dele por completo, poderá dar o diagnóstico definitivo!

    Um abraço, e boa sorte!

  • ana cristina

    oi na verdade meu irmao mora em feira de santana na bahia e eu na praia grande em sp mais ate aonde sei ele ja passou por varios medicos porem sem sucesso e tambem nao controla o que come e alem disso toma todo tipo de remedio e o que e pra tomar mesmo direito nao toma quanto a idade dele ele vai fazer 40 anos no dia 20/05/2014 o tipo de diabetes eu ainda nao sei mais vou procurar saber e passo pra vcs outra coisa parece que ele estar com suspeita de tb estar fazendo exames para descobrir o que e realmente.muito obrigado por me responderem continuarei em contato

  • Fabio Ribas

    Viajei de ferias e bebi bastante, alem do consumo de cigarros. nos primeiros dias de ferias houve um dia que bebi e senti suor e tremedeira querendo alimento de sal. Depois de alguns dias eu fiquei apenas com a canela e pe lado direito inchado. Nao estou conseguindo usar meu oculos de 0.75 no lado esquerdo pois comeca a embacar, sinto as vezes taquicardia e cansaco, as vezes sinto formigamento ou nos pes ou nas maos. Farei um exame segunda mas estou preocupado. Isso sao sintomas exclusivos da diabetes ou pode ser outra coisa? Aguardo com urgencia pois estou preocupado ao extremo.

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Fabio, tudo bem?

    Poxa, o senhor da próxima vez beba e fume menos! Os sintomas são bem desagradáveis e podem causar complicações sérias!
    Não podemos dizer se eles são causados por alguma outra coisa, já que não conhecemos o senhor nem seu histórico médico. O que podemos dizer é que eles podem, sim, ser indicação de glicemia fora do controle. Esperamos que o exame que fará depois de amanhã revele um prognóstico positivo e que o senhor tenha maior sucesso no futuro no controle da sua saúde!

    Sucesso, meu caro

  • GIOVANNA DE LIMA MANTOAN

    meu pai tem 51 anos ele tem artrite reumatoide e diabetes tipo 2 a mão dele esta muito inchada parece que estan batendo uma agulha em cima da mão ele bebe PREDSIM(PREDNISOLONA) 20mg mais as dores esta ate bem vermelha ele já tive a mesma coisa foi um dia que fez frio e ele usou sapato fechado ai depois de 1 dia ja ficou inchado

  • Bianka

    Oi , estou sentindo meus seios sensiveis fome, vontade frequente de urinar, barriga inchada, fiz o teste de gravidez deu negativo, queria saber se isso é sintomas de diabetes

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Bianka, tudo bem?

    Alguns destes sintomas podem, sim, ser indicativos de diabetes. Mas é importante notar que eles não são exclusivos da doença, e podem ser sinais de que seu corpo tem alguma outro problema.
    Por isso, é fundamental que você procure um médico logo e faça exames detalhados da saúde para saber certinho o que você tem!

    Boa sorte para você!

  • OLIVEIRA

    OLIVEIRA, SÓ LEMBRANDO QUE A DIABETE ALTERA PELA PRECUPAÇÃO E NERVOSISMO, E HA UMA DIFERENCA EM MEDIR EM JEJUM E APOS AS ALIMENTAÇÃO CONSULTE MANUAL DO APARELHO

  • OLIVEIRA

    OLIVEIRA, POR FAVOR, MIM AJUDE ESTOU TRATANDO A DIABETE QUE ALTEROU HA UNS 2 MESES SÓ QUE SINTO MUITAS DORES NAS COSTAS E NO TORAX ABAIXO DO PEITO E DA COSTELA SINTO OUTRAS DORES MAS ESSA É A QUE MAS MIM PREOCULPA NO MOMENTO ESTOU TRATANDO COM MELFOMINA DE 850, E GLICAMIN . MIM AJUDE.

  • OLIVEIRA

    OBRIGADO MIM AJUDE

  • OLIVEIRA

    PARABÉNS SEJA SEMPRE FELIZ E OTIMISTA

  • OLIVEIRA

    OLIVEIRA- DA BA BOA NOITE, SOFRI ALTERAÇÃO NA GLICOSE(DIÁBETE) SINTO MUITA DORES RESPONDENO NAS COSTAS E VICE VERSA E ESTOU PROCUPADO TENHA BONDADE DE MIM AJUDA POR FAVOR ESTOU TRATANDO HA 35 DIAS COM METFORMINA DE 850 E GLIBECAMIDADE DE 5 MG FICAREI GRATO.

  • Osvaldo

    Bom dia! tenho diabete tipo 2 a 15 anos, tenho uma vida normal,porém a 3 anos tive um problema e meu emocional ficou abaldo, por 1 ano o diabete ficou alto, e hoje em dia a glicemia é de 420, ate mesmo 500, não sinto nada. É comum o corpo acostumar com glicemia alta, quais os danos e o que devo fazer?(tomo os medicamentos normalmente)

  • Davi Aguiar

    Minha amiga tem diabete, pelo que ela me diz é bem controlada, mesmo bem controlada pode ocorrer alguns danos futuros ?

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Davi, tudo bem?

    Se o diabetes é bem controlado, então tenha certeza de que as chances de ocorrer problemas futuros por causa da doença são muito, muito menores.

    Claro que, eventualmente, alguma coisa pode dar errado. Mas se a glicemia estiver constantemente em valores adequados (e isto é uma tarefa diária!), então sua amiga pode esperar ter uma saúde excelente daqui para frente!

    Um abraço

  • francisco. j. m.

    no caso da disfunção erétil pode tomar algum estimulante.

  • marcela carvalho

    gostaria de saber quem é o autor desta pesquisa e o ano da publicação pois estou utilizando esta pagina em uma pesquisa

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Marcela, tudo bem?

    As informações presentes nesta página são um resumo de décadas de pesquisas científicas sobre o diabetes. Aqui, há dados de centenas de estudos científicos, sintetizadas pela nossa equipe. Assim, caso você precise de detalhes sobre algum ponto específico do texto, podemos ajudá-la a encontrar referências na literatura, ok?

    Um abraço,

  • vandinha santana

    boa noite ,sou diabetica e ela esta sempre alta de 262 a300 e estou tomando oos remedios mi ajuda por favor

  • Alessandra Soares

    Bom dia,
    Gostei muito destes comentários, são esclarecedores.
    Gostaria de saber como resolver o problema de fraqueza e tremedeira para uma pessoa com diabetes.
    Minha mãe tem 67 anos , toma insulina 10 ml manha e 15ml a noite.
    Segue um dieta rica em vitaminas e minerais, come a cada 2 horas, quando passa mais de duas horas sem comer passa muito mal com fraqueza.
    Minha preocupação e o excesso de alimento levando a piora do quadro.
    Ela se trata em rede publica, as consultas são bem morosas e muitas vezes não são esclarecedoras, passa remedido,remédio e mais remédio e muitas vezes não trata com os mesmos médicos.
    Percebo que o tratamento e de acordo com ponto de vista de cada médico.
    São tantos médicos que temos que controlar a sua agenda.

  • Alessandra Soares

    Esqueci , qual a medição mais adequada da diabetes, de acordo com o quadro abaixo.

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Vandinha!

    Puxa, esperamos que a senhora melhore logo!
    É o seguinte: o diabetes é uma doença tão complexa e que mexe com tantas partes diferentes do corpo que APENAS O SEU MÉDICO poderá dizer o motivo pelo qual sua glicemia está tão alta!

    Sabe por quê? Porque só ele terá em mãos todos os exames, saberá dos seus hábitos e quais medicamentos a senhora tem tomado!

    O que podemos perguntar agora é o seguinte: como anda a sua alimentação? A senhora faz controle da quantidade de açúcares ingeridos?!

    Um grande abraço,

  • Cristiano Petter

    Olá, sou diabético a 3 anos, tomo duas metforminas, de 850, uma manha outra noite, pela manha tomo também uma glimeperida de 2mg. ultimamente minha glicose está na faixa dos 170 a noite e pela manha em jejum, sem medicação nada está na faixa de 120 a 140, qual a visão de meu estado de saúde quanto a glicose

  • Epifanio Moises

    Boa noite
    Quero saber.
    Minha namorada Tem Diabete do tipo2, ultimamente tem sentido enjoo, dor de barriga e tem diarreia! gostaria de saber se esses sintomas sao normais? se nao oque devo fazer?

  • Roberto Carlos Machado

    bela matéria, bem explicadinha.