Pré-diabetes

O médico falou que eu estou com pré-diabetes…o que isso significa? Eu terei diabetes ou não?

Ir ao médico e receber a notícia de que se está com pré-diabetes pode parecer ruim. Mas, na verdade, até que esta é uma boa notícia! Quem está com pré-diabetes ainda não tem realmente diabetes, e é bem possível que nunca tenha diabetes. Só depende do próprio paciente mudar seus hábitos de vida e evitar, assim, que o diabetes se instale no corpo.

O diabetes é o excesso de açúcar no sangue. É claro que existe um certo limite de açúcar que é normal se ter na corrente sangüínea, e um outro limite a partir do qual a quantidade de açúcar já causa danos [veja aqui quais limites são estes!]. Pré-diabéticos se encontram no meio termo: eles têm um pouco de açúcar a mais no sangue do que o normal, só que este excesso ainda não é tão grande que possa ser chamado de diabetes.

infografico pre-diabetes

Infográfico: Detecção Prematura, Intervenção Prematura com o Pré-diabetes – clique para ampliar!

Como a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) do pré-diabético ainda não está muito alta, os sintomas do diabetes não aparecem. Por isso também que é uma boa sorte ser diagnosticado como pré-diabético: como os sintomas do diabetes não surgem, muitas pessoas que têm pré-diabetes não são diagnosticadas, daí não tomam os cuidados corretos e acabam se tornando realmente diabéticas. Este é um caminho sem volta.

Quando se está com pré-diabetes, é possível evitar tornar-se diabético. Mas, para isso, é fundamental seguir corretamente e todos os dias as indicações do médico, como comer com moderação, checar com cuidado a pressão sangüínea e evitar fumar.

Praticar exercícios e perder peso são as dicas de ouro no combate do pré-diabetes!

A maior dica para os pré-diabéticos, porém, é perder peso. Grande parte do pré-diabetes está relacionada a pessoas com uns quilinhos a mais. Tanto para elas quanto para as mais magras, é sabido que ficar alguns quilos mais leve ajuda, e muito!, a se reverter o quadro.

O mais importante é lembrar que pré-diabetes não é uma sentença. É um aviso de que seu corpo está sendo tratado de maneira incorreta. Com diligência e informação, esse quadro tanto pode quanto deve ser revertido!