Mais um alimento antidiabético poderoso: grãos de café verde

19

Pesquisa revela alta eficiência de extrato do café verde na diminuição da glicemia e do peso.

graos verde cafe diabetes

Esta semana acontece o Encontro Nacional da Sociedade Química dos EUA, na cidade de Nova Orleans. Muitos trabalhos e novidades estão sendo apresentados, e um deles chamou a atenção para o diabetes. De acordo com uma novíssima pesquisa, realizada por uma equipe de cientistas da Universidade da Pensilvânia, o extrato de café verde é capaz de efetivamente diminuir a glicemia, além de ajudar a reduzir o peso.

 

CAFÉ VERDE: UM NOVO TIPO DE CAFÉ?

O “café verde” nada mais é do que a maneira como é chamado o café que não passou pelo processo de torrefação. Ou seja, trata-se do café normal, porém não torrado.

Apesar do café torrado possuir uma alta concentração de substância boas para a nossa saúde (veja abaixo mais informações sobre o café), alguns componentes químicos importantes se perdem durante a torrefação. O café verde mantém estes componentes nutritivos. Ele possui quantidades altas de antioxidantes e de substâncias conhecidas como ácidos clorogênicos, que protegem contra o envelhecimento e as radiações ultravioleta.

+ Leia mais sobre o delicioso café no Diabeticool: “Quantas xícara de café por dia te protegem do diabetes?

Por não ser torrado, não dá para fazer café do jeito que conhecemos com os grãos de café verde. Porém, pode-se comprar um extrato deles e ingeri-los em pílulas. Foi assim que os cientistas dos EUA conduziram os testes para a nova pesquisa.

É possível encontrar em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil, extrato de café verde à venda. A principal propaganda associada ao seu consumo é que ele ajuda a diminuir o peso. Deve-se tomar cuidado na hora da compra, contudo, pois existem marcas “alternativas” que vendem efedrina como se fosse café verde, além de produtos vindos da China que possuem procedência questionável.

 

Woman Drinking Coffee at DeskAS DESCOBERTAS ANTIDIABÉTICAS

Neste estudo, homens e mulheres de peso normal e que poderiam ou não ter diabetes tomaram diariamente uma pílula com extrato de café verde, em diferentes concentrações.

Após 22 semanas de estudos, os pesquisadores mostraram que a glicemia de todos os participantes diminuiu. As maiores quedas nas taxas de açúcar no sangue se deram naqueles participantes que ingeriram as pílulas com maior concentração do extrato. Além disso, houve um perda média de 10% do peso corporal por parte dos voluntários. Todos os dados indicam que, de fato, o café verde é capaz de diminuir a glicemia e ajudar no controle do peso.

Joe Vinson, um dos líderes do estudo, disse: “Uma simples cápsula natural que, ao mesmo tempo, ajudasse a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o peso seria um avanço enorme no tratamento do diabetes tipo 2. (…) Nossa própria pesquisa e estudos publicados por outros cientistas indicam que tal tratamento pode, realmente, existir.”

Estamos acompanhando a repercussão do anúncio de Vinson sobre o café verde. Assim que houver novidades, publicaremos aqui no Diabeticool.

 

Compartilhe!