Diabetes está bombando na TV!

0

Carlão Monteiro, colunista do site, volta com mais uma dica televisiva imperdível!

Um texto por Carlão Monteiro Diabético, colunista do Diabeticool.

programa bem estar rede globo diabetes

Eu não vejo muita TV, mas felizmente tenho amigos que sempre estão de olho na telinha e que passam boas dicas, como esta que vai a seguir! Agradecimentos à Ju Barbosa, que sempre aparece nos comentários aqui do Diabeticool com ótimas e inteligentes opiniões. Foi ela que assistiu um programa especial ontem e compartilhou conosco a novidade.

Acho que todo mundo está sabendo que o diabetes foi um dos protagonistas do “Caldeirão do Huck” neste fim de semana. A repercussão da matéria sobre água de quiabo baixar a glicemia é gigantesca, gerando muita conversa e discussão entre o público. Será que vale a pena tentar tomar a tal água ou será que a descoberta dos três adolescentes de Patos de Minas não passa de oba-oba televisivo? Participe você também deste importante debate, deixando sua opinião nos comentários.

Pois bem, no sábado a água de quiabo foi o assunto principal na TV. Na segunda-feira (ontem), o diabetes como um todo foi o protagonista de outro programa de grande audiência, o “Bem-Estar“, da Rede Globo. Durante todo o programa, foram discutidos diversos tópicos de interesse para quem está com diabetes e para quem acha que logo logo será diabético. Foi uma edição bastante interessante do “Bem-estar”, no qual vários médicos foram entrevistados e muita informação boa foi divulgada.

programa bem estar diabetes

O programa passou dicas importantes de maneira bem tranqüila e simples.

A íntegra do programa pode ser assistida via internet apenas por assinantes do portal Globo.com. Por isso, separei os trechos mais relevantes da edição de ontem do “Bem-estar”, com detalhes sobre o que foi dito em cada bloco, e coloquei o link para os vídeos logo abaixo. Estes vídeos todo mundo pode assistir, basta clicar no link.

Para quem tiver um tempinho livre e busca mais informação, explicada de maneira bem simples e didática, taí uma boa pedida! Eu gostei.

 

LINKS PARA OS VÍDEOS DO PROGRAMA:

Paciente com pré-diabetes precisa mudar estilo de vida para evitar a doença

A cada minuto, uma pessoa no mundo perde um membro do corpo por causa da diabetes. A doença também pode causar cegueira e insuficiência renal.

 

Exame mede a quantidade de açúcar no sangue nos últimos três meses

O exame de hemoglobina glicada mostra a variação da glicemia durante três meses. O teste de glicemia de jejum e de tolerância à glicose também podem detectar a doença.

 

Genética e obesidade são fatores de risco para diabetes

A diabetes é uma doença silenciosa e, por isso, é importante fazer o controle da glicemia no sangue. A circunferência abdominal é um importante fator de risco.

 

Relação com a comida é importante para controlar a alimentação

O endocrinologista Alfredo Halpern explica que é preciso dominar o prato, para não comer mais do que o necessário. Em um restaurante a quilo, é recomendável consumir de 300 a 400 gramas.

 

Circunferência abdominal é medida para calcular risco de diabetes

O endocrinologista João Salles ensina que é preciso fazer uma reeducação alimentar e praticar atividades físicas. Uma campanha da Sociedade Brasileira de Diabetes coloca todo mundo para fazer exercícios nas ruas.

 

carlao monteiroCarlão Monteiro Diabético ganhou este último “sobrenome” carinhoso há mais de 20 anos, quando descobriu que teria de conviver com o diabetes. Passou a estudar muito sobre a doença, devorando todos os livros e artigos científicos que passavam pela sua frente. Neste tempo, já testou milhares de tratamentos diferentes e ouviu as mais exóticas histórias sobre curas do diabetes. Ele compartilha seu vasto conhecimento com os leitores do Diabeticool nesta coluna especial.
Siga no Facebook em facebook.com/diabeticool

 

Compartilhe!