Campanha oferece testes gratuitos para detecção precoce do diabetes em SP

0

População pode fazer exames de glicemia, colesterol e pé diabético.

Interessados em fazer exames gratuitos de glicemia e colesterol poderão ir ao colégio Madre Cabrini, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, neste domingo (10), das 8h as 17h. A campanha realizada pela Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) realiza, neste domingo (10) tem como objetivo alertar para o diagnóstico precoce do diabetes.

Haverá também avaliação física, nutricional e fisioterápica, alem de palestras sobre a doença.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o diabetes atinge 347 milhões de pessoas e vem crescendo de forma epidêmica em todo o mundo. A organização estima que até 2030, a doença seja a sétima maior causa de morte.

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), no Brasil, estima-se que existam 12 milhões de portadores do diabetes, mas apenas metade deles sabe que têm a doença. Dados da Vigitel 2011 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o percentual da doença subiu, principalmente, entre os homens, passando de 4,4%, em 2006, para 5,2% no ano passado

Além disso, uma pesquisa realizada em 2006 mostrou que os diabéticos que passam por tratamento adequado, com endocrinologista e equipe multifuncional (enfermeiros, nutricionistas e psicólogos), com acesso a medicação e monitoração dos cuidados, obtêm melhor controle sobre a doença e menos complicações.

Serviço

Data: 10 de novembro

Horário: 8h às 17h

Endereço: Colégio Madre Cabrini – rua Madre Cabrini, 36, Vila Mariana — São Paulo (próximo à estação do metrô Vila Mariana)

Fonte: R7

Compartilhe!