Bauru: Evento para detectar diabetes surpreende

0

As tiras de medição acabaram antes do esperado, uma mulher que desconhecia ter a doença foi detectada com índice de 405 mg/dl de glicemia e foi encaminhada em caráter de urgência para o Pronto-Socorro Central.

Nem os organizadores do evento, ocorrido no Calçadão da Batista esquina com a rua Treze de Maio, esperavam tanta gente na fila para medir a taxa de glicose no sangue.

A operação foi montada pela Associação dos Diabéticos de Bauru ontem pela manhã. Em menos de três horas, todas as 600 tiras de teste foram utilizadas e muita gente ficou sem ser atendida.

 

A doença

O diabetes é uma disfunção decorrente da diminuição (ou até perda total) da capacidade da insulina em realizar suas funções. A função da insulina é garantir a entrada do açúcar nas células para a produção de energia.

Com o teste de uma gota de sangue, retirada da ponta do dedo e coletada numa tira medidora, fica-se sabendo qual é a taxa do açúcar no sangue.

O resultado é considerado normal quando a taxa de glicose, em jejum de até oito horas, varia de 70 mg/dl a 110 mg/dl. Para quem não está em jejum, glicemia superior a 140 mg/dl (exame feito a qualquer hora do dia) também confirma o diabetes. O balanço de todos os testes realizados ontem será divulgado na segunda-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que existem 9.161 pacientes matriculados no programa de prevenção e tratamento do diabetes.

 

Serviço

A atividade para detecção do diabetes segue nesta segunda-feira, dia 11, das 8h às 11h, na Associação dos Diabéticos de Bauru, que fica na avenida Nações Unidas, 28-40. Os exames são abertos à população.

Fonte: JCnet

Compartilhe!