Água com quiabo não substitui remédios contra diabetes

0

Mistura chamou a atenção da Sociedade Brasileira de Diabetes; comentários diziam que a mistura seria capaz de substituir remédios no tratamento da doença.

Compartilhada no Facebook como possível remédio natural contra a doença, uma receita caseira de quiabo com água chamou a atenção da Sociedade Brasileira de Diabetes. Segundo os comentários que acompanhavam algumas das postagens, a mistura seria capaz de substituir os medicamentos e as injeções no tratamento contra a diabetes.

Os boatos do poder do quiabo surgiram após a divulgação, em um programa de televisão, de um experimento realizado por adolescentes. Oito voluntários foram submetidos, durante três meses, à pesquisa. No fim do período, foi constatada uma diminuição no índice glicêmico de todos eles. Porém, nenhum dos oito participantes deixou de tomar os remédios.

“Do ponto de vista de experiência científica ainda falta muita coisa”, alerta Walter Minicucci, presidente da SBD. “Nós ficamos preocupados com a repercussão, por isso não dá para sair dizendo para as pessoas que tomando isso elas estarão curadas. É preciso comparar, fazer testes com uma amostragem maior. Para se chegar a uma conclusão, são necessários inúmeros testes e que durem anos”.

Por outro lado, o quiabo pode ser um bom complemento no tratamento, se utilizado junto com os remédios. Por possuir muitas fibras, o alimento diminui a absorção de carboidratos, o que faz com que os níveis glicêmicos aumentem menos. Para quem tem diabetes, o ideal é ter uma alimentação balanceada, perder peso e fazer exercícios três vezes por semana. Isso tudo, é claro, sem deixar de lado os medicamentos.

Fonte: O Tempo

 

Compartilhe!