Xigduo, a “metformina aditivada”, mais perto das farmácias

0

Aprovação do novo e aguardado medicamento pela União Européia é sinal de que, em breve, ele poderá ser encontrado também no Brasil.

Mais um passo foi dado em direção ao lançamento nas farmácias do antecipado medicamento Xigduo, popularmente conhecido como “a metformina aditivada“. O Xigduo, uma novidade que combina a ação de dois populares medicamentos para o diabetes, foi aprovado para venda pela União Européia.

xigduo medicamento para diabetesAs grandes indústrias farmacêuticas costumam tentar vender seus novos produtos primeiro em mercados consolidados, como o norte-americano e o europeu. A aprovação da União Européia significa que é bem provável que as agências regulatórias brasileiras aprovem também, em breve, a novidade.

O Diabeticool noticiou no início de dezembro de 2013 que o Xigduo havia sido aprovado pelo Comitê de Produtos Medicinais para Uso Humano – um braço regulatório da União Européia – como tratamento seguro e eficiente a pacientes diabéticos.

Agora, o novo remédio foi liberado para venda em todas os países membros da União Européia. A expectativa é que chegue às farmácias do continente ainda este ano. O foco do Xigduo é cuidar do diabetes tipo 2 em adultos que não respondem bem ao tratamento tradicional com a metformina, ou então que utilizam uma combinação de metformina e dapagliflozina (Forxiga) a fim de controlar a glicemia.

+ LEIA MAIS : “Metformina “aditivada” em breve nas farmácias

“O Xigduo é uma adição importante à gama de medicamentos que ajudam pacientes a controlar a glicemia”, afirmou Elisabeth Bjork, representante da farmacêutica AstraZeneca, fabricante do produto.

“Nós sabemos que nem todos os pacientes são iguais e que tratamentos diferenciados são necessários, e apoiamos uma abordagem mais personalisada para o tratamento da doença”.

“A metformina há tempos é um padrão no tratamento do diabetes, e com a aprovação do Xigduo nós agora temos a combinação de um inibidor de SGLT2 [Forxiga] e da metformina em um produto que representa uma opção inovadora no tratamento de adultos com diabetes tipo 2″, disse Elisabeth.

+ SAIBA TAMBÉM: “Metformina, camisa 10 no time do tratamento do diabetes tipo 2, pelo dr. Carlos Eduardo Barra Couri

 

Compartilhe!