Você conhece os efeitos colaterais dos seus remédios?

1

Pesquisa revela que o número de pessoas que não faz idéia destes possíveis efeitos negativos e que não avisam os médicos quando alguns deles acontece é altíssimo.

Hipoglicemia: um problemão comum de acontecer, mas de tratamento simples e rápido.

Hipoglicemia: um problemão comum de acontecer, mas de tratamento simples e rápido.

Alguns dos remédios mais receitados para combater o diabetes são baseados na sulfoniluréia, um componente que estimula o pâncreas a liberar insulina, fazendo baixar a quantidade de açúcar no sangue. Medicamentos como Victoza e Galvus fazem parte deste grupo. Assim como todo remédio, os fármacos contendo sulfoniluréia podem resultar em efeitos colaterais desagradáveis – e até mesmo perigosos, como a hipoglicemia. Conhecer estes efeitos colaterais é fundamental para quem deseja sempre manter a saúde. Mas será que os diabéticos estão sendo bem orientados por seus médicos e conhecem, de fato, os possíveis problemas que seus remédios podem causar?

Uma pesquisa apresentada em uma recente conferência internacional sobre diabetes para profissionais da saúde, realizada com mais de 1000 pessoas que estão com a doença no Reino Unido, revelou números inacreditáveis. Segundo os resultados obtidos, apenas 4 em cada 10 diabéticos sabem quais são os efeitos colaterias dos medicamentos baseados na sulfoniluréia que eles tomam todos os dias. Estes efeitos podem incluir tontura, aumento de apetite e ganho de peso. Além disso, apenas 3 em cada 100 pacientes que tomam estes remédios medem a glicemia antes de dirigir.

Este tipo de atitude é perigosíssima. Isto porque uma das conseqüências mais comuns para quem toma estes remédios é passar por episódios de hipoglicemia – isto é, quando o açúcar no sangue atinge níveis baixos demais, gerando diversos sintomas incômodos e perigosos.

+ Leia aqui tudo o que sembre quis saber sobre a hipoglicemia, seus sintomas e o que fazer para tratá-la rapidamente.

Caso um motorista tenha um episódio de hipoglicemia enquanto dirige, pode perder a consciência e provocar graves acidentes. Só na Inglaterra, onde existe um bom controle de dados sobre diabetes, 45 acidentes sérios de trânsito acontecem todos os meses devido a episódios de hipoglicemia dos condutores.

direcao perigosa diabetes

+ Lembre-se destas incríveis histórias de motoristas diabéticos que tiveram hipoglicemia enquanto dirigiam e o que aconteceu com eles!

Outros dados da pesquisa: 50% das pessoas que tomam este tipo de medicamento anti-diabético passaram por um episódio de hipoglicemia, porém nem a metade destas pessoas comunicou o ocorrido ao seu médico. De acordo com o doutor Richard Brice, co-autor do trabalho, isto indica “um desconhecimento preocupante de que a hipoglicemia é um problema sério”. Ele frisou a importância de médicos e enfermeiros educarem bem seus pacientes sobre os perigos de ficar com a glicemia baixa, evitando, assim, acidentes e problemas de saúde.

Muitas pessoas não avisam seus médicos de que passaram por crises de hipoglicemia simplesmente porque nunca ouviram a recomendação de que deveriam fazer isso. Portanto, mesmo que seu médico nunca tenha nem mesmo mencionado a hipoglicemia – e agora que você já sabe do que isto se trata! -, nunca deixe de avisá-lo caso passe por esta situação.

+ Veja aqui as páginas do Diabetes Sem Medo explicando a hipoglicemia em detalhes! :O que é hipoglicemia?” e “Como tratar a hipoglicemia?

O professor Roger Gadsby, da Universidade de Warwick e fundador de ONG pró-diabéticos na Inglaterra, ao comentar a pesquisa, deu mais uma dica importante: “É vital que as pessoas com diabetes saibam dos efeitos colaterais de suas medicações e avisem seus médicos sobre eles, para que eles possam discutir se uma mudança de remédios é necessária”.

Compartilhe!
  • Olá: adorei o esclarecimento sobre os efeitos colaterais dos medicamentos, sou portadora do diabetes tipo 2 atualmente estava tomando cloridrato de metformina 850mg dois por dia,almoço, jantar, só q em jejum estava hiperglicemia,no meio da manhã eu passo por este episódio de hipoglecimia, passei a tomar o glifage 500mg estou passando por sondagem mas estou preocupada,pois não esta tendo resultado continua com o mesmo quadro anterior sera que a composição cloridrato de metformina,faz parte deste grupo? Atenciosamente: Obrigada