Você conhece os 4 sintomas do diabetes tipo 1?

0

Campanha buscando orientar pais sobre possível diabetes tipo 1 em crianças revela que apenas 14% sabem a resposta certa à pergunta.

Quais são os sintomas do diabetes tipo 1?

O menino dá a dica: a sede exagerada é uma das marcas características do diabetes tipo 1, que afeta principalmente as crianças.

Antes de prosseguir com a leitura do artigo, pense na resposta da seguinte pergunta: quais são os quatro sintomas principais do diabetes tipo 1? Uma dica: eles são classicamente associados à doenças, ocorrem em praticamente todas as pessoas que a desenvolvem e são, portanto, critério confiável para o diagnóstico correto.

A mesma pergunta foi feita em uma pesquisa recente conduzida no Reino Unido. Todos os anos, a ONG Diabetes UK, uma das maiores organizações em prol de diabéticos em todo o mundo, encomenda um questionário a ser respondido por milhares de pais e mães ao redor da Inglaterra. A meta é saber se os adultos estão cientes dos quatro sintomas principais da doença, sendo capazes, portanto, de reconhecer indícios do diabetes em seus filhos. A ONG informou esta semana que 2014 começa com uma boa notícia: houve um aumento de 50% no número de respostas corretas à pergunta em relação ao ano passado.

Apesar do aumento, vale notar que apenas 14% dos pais acertaram todos os sintomas. Falhar no reconhecimento de sintomas de risco para o diabetes tipo 1, doença que normalmente aparece logo na infância ou na adolescência, pode levar a um diagnóstico médico tardio e, com isto, a um acúmulo desnecessário de danos ao organismo causado pelo distúrbio metabólico.

+ LEIA MAIS: Clique aqui para ler o especial sobre diabetes tipo 1 do Diabeticool!

 

OS 4 SINTOMAS CLÁSSICOS DO DIABETES TIPO 1

Campanha dos 4Ts diabetes

Garotinha segura cartaz da campanha dos “4T’s”.

A resposta à pergunta inicial é:

  • Vontade constante de urinar
  • Sede excessiva e difícil de saciar
  • Cansaço
  • Perda de peso, sem motivo aparente

Nos países de língua inglesa, diversas organizações de diabéticos utilizam a campanha “4T’s”, ou “quatro tês”, como forma de alertar os pais quanto aos sintomas de diabetes tipo 1 em seus filhos. O nome da campanha deriva do fato de que os quatro sintomas acima podem ser resumidos, em inglês, por quatro palavra que começam com a letra “t”: “toilet, thirsty, tired, thinner” (“banheiro”, “com sede”, “cansado” e “mais magro”, em tradução livre).

Dentre os quatro sintomas citados, o mais reconhecido pelos pais foi o cansaço das crianças (63% deles acertaram a resposta). O menos lembrado foi a perda de peso, relatado por apenas 30% dos entrevistados.

 

Sorry, there are no polls available at the moment.
Compartilhe!