Vitaminas podem melhorar sintomas do diabetes, revela estudo

11

De acordo com nova pesquisa, suplementos de vitaminas são um poderoso aliado na luta contra os sintomas da neuropatia diabética.

A neuropatia é um dos males que mais afligem os diabéticos. Em termos simples, “neuropatia” significa dano nos nervos. Mais da metade das pessoas que estão com diabetes sentem algum dos sintomas característicos da neuropatia, especialmente nas mãos e nos pés. Se não tratarem com cuidado da glicemia, é quase certeza de que os sintomas aparecerão. O que fazer para aplacar este perigoso efeito do diabetes? Uma nova pesquisa sugere que vitaminas podem ser a solução.

O médico Vivian Fonseca, da Universidade Tulane, e sua equipe comprovaram uma prática maneira de tratar da neuropatia diabética. Créditos: Paula Burch-Celentano

O médico Vivian Fonseca, da Universidade Tulane, e sua equipe comprovaram uma técnica “vitaminada” para tratar a neuropatia diabética. Créditos: Paula Burch-Celentano

+ Entenda AQUI o que é neuropatia diabética e como ela pode afetar a sua saúde.

 

O médico Vivian Fonseca (apesar do nome, é homem), ex-presidente de Ciência e Medicina da Associação Americana de Diabetes e atual membro da Universidade Tulane, nos EUA, deparou-se há alguns anos com estudos científicos que mostravam que altas doses de vitaminas eram capazes de minimizar os sintomas da neuropatia. “Eu encontrei também relatos na literatura de que um popular suplemento vitamínico, o qual contém altas doses de vitaminas B, ajuda as pessoas com neuropatia”, conta o doutor. Todavia, não havia há época estudos clínicos que verificavam estes relatos. Com estas informações em mente, Vivian resolveu ligar os pontos e comprovar, rigorosamente, que o suplemento poderia, de fato, melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.

 

AS DESCOBERTAS DO DR. VIVIAN

A pesquisa durou seis meses e contou com a participação de 200 diabéticos tipo 2. Ela foi publicada no respeitado American Journal of Medicine há pouco tempo. No estudo, metade dos pacientes recebeu o suplemento vitamínico, enquanto que a outra metade ingeriu apenas um placebo.

metanx diabetes

O suplemento vitamínico Metanx, utilizado no estudo.

“Dentro de dois a três meses, os pacientes que tomaram o suplemento começaram a apresentar resultados melhores do que aqueles que ganharam o placebo”, conta Vivian. “Nós analisamos os dados do estudo e descobrimos que alguns pacientes melhoraram [a saúde] em alguns parâmetros, e aqueles que tinham deficiência vitamínicas melhoraram ainda mais. Isto significa que a deficiência de vitaminas pode ser um fator que piorava a neuropatia daquele paciente, e nós corrigimos isto”.

O doutor Vivian conta que, antigamente, as principais causas de neuropatia eram condições como lepra, algumas infecções e (justamente!) a deficiência de vitaminas. Hoje em dia, é o diabetes. O estudo científico que ele ajudou a completar pode abrir novos caminhos terapêuticos a fim de aliviar parte dos sintomas desta dolorosa condição.

Vale notar que o suplemento utilizado no trabalho chama-se Metanx (ver foto ao lado), produzido pela empresa PalmLab, a qual financiou a pesquisa.

Compartilhe!
  • Ivo da Silveira

    gostaria de saber se a casca de maracujá desidratada é bom para combater o nível de açúcar no sangue e como prepará-la !

  • Boa noite, sou diabetico tipo 2 a 15 anos e gostaria de saber um tipo de vitamina que possa melhorar toda a função do meu corpo como!
    Formigamento nas mõas e nos pes , tenho ela controlada entre 140 a 170, faço uma rgrande dieta alimentar. em função disso tenho varias fraquezas.

    Agora esta aparecendo com frequencia disfunção eretil muito forte

    o que devo fazer

    gratto

    Genival Silva

  • samuel

    sou diabetico so nao sei o tipo mais tomo um cha abençuado por deus que ela abaixa na ora se quiser saber sobre o cha entre no fecbuk…

  • Jane DArc Monteiro Bueno

    O meu irmao e diabetico e tem dormencias, tonteiras,fraquezaz e esta precisando de tomar vitaminaz e gostaria de comprar uma e le ar para e,pois estou indo visita_lo na semana que ve
    .Pode me ajudar?
    Muito obrigada.

  • JOSEFINA ALVES DE ANDRADE

    COMO FACO PRA COMPRAR ESSA VITAMINA SERA QUE POSSO TOMAR TENHO DIABETES TIPO 2 CONTROLADA ;
    AGRADECO DESDE JA OBRIGADA

  • Oi, Josefina, como vai?
    A vitamina que mencionamos na matéria não é vendida no Brasil. Porém, ela simplesmente é um suplemento vitamínico comum, rico em vitaminas B. Isso a senhora pode encontrar facilmente por aqui!
    Temos uma parceria bem legal com o site Multifarmas, que facilita a comparação de preços de medicamentos, auxiliando nossos leitores. Procure por “suplemento vitamínico” na caixa do Multifarmas aqui no Diabeticool (é a caixinha laranja na coluna à direita!) e descubra qual é o melhor para a senhora. Qualquer dúvida é só perguntar!

    Abraços,
    Equipe Diabeticool

  • JOSEFINA ALVES DE ANDRADE

    OBRIGADA PELA ATENCAO COM CERTEZA JA VOU PROCURAR OBRIGADA E FIQUEM NA PAZ DO SENHOR

  • milton fernandes jr

    quero comprar mais não encontro

  • Marcos Dantas

    como conseguir essa vitamina Metanx

  • Hilce Belarmino

    Minha mãe desenvolveu diabetes tipo2 através dos vídeos do Dr Lair Ribeiro, da dieta Paleolitica e suplementação com vitaminas (polivitamínicos) mantém seu indice glicemico em 100 sem uso de medicamentos.

  • Rodolfo Oliveira

    Sou diabético tipo 2 e realmente o uso de suplementos ajuda muito a controlar os sintomas. Tem um site chamado enutri, onde eu costumo comprar alguns alimentos específicos. Vou deixar o link caso alguém queira dar uma olhada http://www.enutrionline.com.br