UNICAMP lança portal online sobre dietas e controle do peso

0

Iniciativa de grupo de pesquisadores da Universidade, site “SobrePeso” discute de maneira simples e direta assuntos como obesidade, dieta saudável e diabetes.

logo sobrepeso site

Clique na imagem para acessar o novo portal informativo.

Ninguém gosta de estar acima do peso. Além dos estigmas sociais sempre associados ao sobrepeso e à obesidade, os quilinhos a mais na balança são fatores de risco para diversos problemas de saúde, como pressão alta e o diabetes tipo 2. Na busca por soluções, muitas pessoas acabam confiando em dietas milagrosas (e falsas) divulgadas na internet – o que, na maioria das vezes, só gera ainda mais dores de cabeça e malefícios ao corpo.

Tentando mudar esta realidade, esta semana foi inaugurado o site “SobrePeso”, uma iniciativa do Centro de Pesquisas em Obesidade e Comorbidades (OCRC), da Universidade Estadual de Campinas. O site traz diariamente informações de qualidade e de fácil entendimento sobre temas de saúde relacionados ao bom controle do peso.

A iniciativa nasceu dos próprios cientistas do OCRC. Eles buscam, através do “SobrePeso”, repassar à população todo o conhecimento adquirido nos laboratórios da Universidade, mas de maneira clara e acessível.

“O site trará notícias diversas sobre todas as doenças relacionadas à obesidade, fórum de discussões, calendário de atividades. Será um site muito dinâmico e que esperamos que tenha número de visitantes bastante alto”, disse em entrevista ao jornal Correio Popular o coordenador de divulgação científica do OCRC, Ronaldo Pilli.

sobrepeso site unicamp

O diabetes também é tema de destaque no portal.

“A população em geral poderá ter informações sobre como calcular o IMC, acesso a receitas, notícias relacionadas. Só não terá dietas mágicas porque não acreditamos nisso, mas sim em orientações para desenvolver bons hábitos alimentares”, disse Pilli.

O site está em fase inicial de atividades. Já é possível encontrar cerca de uma centena de textos sobre doenças relacionadas ao excesso de peso, como diabetes tipo 2, aterosclerose e hipertensão. Além disso, há dicas de exercícios físicos e de alimentação.

Uma outra seção de alto interesse é o “Livro de Receitas Saudáveis”, atualizado continuamente com alimentos que fazem bem à saúde.

 

PORTAL REFERÊNCIA NO PAÍS

A meta dos pesquisadores responsáveis pelo “SobrePeso” é que, em pouco tempo, o site torne-se uma referência para a população brasileira em geral aprender mais sobre os assuntos abordados.

Pesquisadores do OCRC terão colunas fixas no portal nas quais discutirão temas relacionadas às suas especialidades acadêmicas. Além disso, uma área de material didático está sendo criada como suporte aos textos publicados.

Para quem gosta de conversas e discussões, o portal está estreando a seção de fóruns, abertos e qualquer pessoa que tenha uma conta no Facebook.

O “SobrePeso” pode ser visitado em www.sobrepeso.com.br. Para facilitar o acompanhamento das atualizações, o portal também está presente nas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Google+ e Tumblr.

 

Compartilhe!