UFSCar oferece exames para portadores de Diabetes Mellitus tipo 2

0

Do jornal Dia Dia:

Pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade convidam voluntários com a doença, que serão submetidos a avaliações médicas e fisioterapêuticas

Estudo desenvolvido no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa a influência da glicemia no desempenho cardíaco e respiratório dos indivíduos. A pesquisa está sendo realizada pelas alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) Daniela Bassi Dutra, Milena Sperling e Flávia Rossi Caruso, sob orientação da professora Audrey Borghi e Silva, do DFisio.

Para a elaboração dos estudos, as pesquisadoras convidam voluntários, homens e mulheres com Diabetes Mellitus tipo 2, que tenham entre 40 e 65 anos, de São Carlos e região, que nunca tenham sido tabagistas, que não usem insulina e que não tenham problemas respiratórios como asma ou bronquite. O trabalho pretende avaliar respostas da glicemia, de toda a função cardíaca bem como das respostas ventilatórias. Adicionalmente, as pesquisadoras avaliarão um gene ligado ao desempenho físico buscando relações desse gene com o Diabetes.

Continue lendo aqui!

Compartilhe!