Tomar um bom café da manhã é ótima prevenção ao diabetes

0

Pesquisa mostra que comer bem no desjejum desde criança ajuda a diminuir em até 70% as chances de diabetes na vida adulta.

Começar o dia alimentando-se bem é costume de um número cada vez menor de pessoas. A correria do dia-a-dia faz com que muita gente deixe de tomar o café da manhã ou então ingira apenas quantidades pequenas de comida, como uma xícara de leite e nada mais. Uma nova pesquisa científica sugere que tal hábito é um fator de risco importante para o aparecimento do diabetes tipo 2 no futuro.

cafe da manha rico diabetes

O estudo, realizado por pesquisadores do Departamento de Medicina Familiar da Universidade Umeå, na Suécia, acompanhou a saúde de um grupo de aproximadamente 900 adultos. Vinte e sete anos atrás, cada um destes adultos era um adolescente de 16 anos, e na época eles responderam um questionário sobre o que comiam no café da manhã. Assim, os cientistas puderam analisar a influência dos hábitos alimentares na saúde futura das pessoas.

+ VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR: “Café da manhã “gordo” e farto melhora saúde de diabéticos

Os cientistas descobriram que quem “pulava” o café da manhã na juventude ou comia pouco apresentou chances quase 70% maiores de desenvolver a síndrome metabólica, que é um conjunto de problemas de saúde altamente associados ao diabetes tipo 2, a derrames e a enfartos.

“[…] nossos resultados, além dos dados de diversos outros estudos prévios, sugerem que um café da manhã fraco pode ter efeitos negativos na regulação do açúcar no sangue”, disse Maria Wennberg, principal autora do trabalho.

 

FORA DE MODA

Uma nova mania de hoje em dia é deixar, propositalmente, de tomar o café da manhã e praticar exercícios físicos logo ao acordar, ainda em jejum. De acordo com alguns atletas, a medida favorece o gasto energético e ajuda a emagrecer mais rápido. Especialistas ouvidos pelo Diabeticool dizem que a prática é perigosa para quem não tem acompanhamento físico e nutricional. Além disso, aquelas pessoas que preferem se exercitar em jejum podem – e devem – tomar um café da manhã reforçado (porém saudável) após os exercícios. Desta maneira, poderão aproveitar todas as vantagens que uma boa refeição matinal parece trazer ao corpo.

+ SAIBA MAIS: “Exercícios antes do café da manhã são os mais eficientes

 

Compartilhe!