Seis em dez paulistanos que comem fora têm sobrepeso, diz estudo

0

Do portal G1:

Seis em cada dez paulistanos que comem fora de casa regularmente sofrem com o excesso de peso, aponta um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Os pesquisadores mapearam a alimentação de mais de 830 pessoas, em uma coleta de dados que durou cerca de um ano, entre 2008 e 2009. Eles chegaram à conclusão de que quase 60% dos participantes que disseram comer fora de casa (482) estavam com sobrepeso. O número é maior que a média nacional, que está em 48,5%, segundo o Ministério da Saúde.

O levantamento da USP, feito em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, foi tema da dissertação de mestrado da nutricionista Bartira Gorgulho. “O sobrepeso é um fator de risco para doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortes no mundo”, disse a autora em entrevista ao G1.

O estudo aponta ainda que quase metade das refeições fora de casa (45%) são as intermediárias, aquelas que ocorrem entre os pratos principais do dia e são constituídas principalmente por lanches.

O artigo levanta também a hipótese de que comer em restaurantes e lanchonetes seja um possível fator de risco para a obesidade.

Continue lendo aqui!

Compartilhe!