Sabia que o magnésio ajuda a controlar a glicemia?

0

Pesquisa revela que ingerir alimentos ricos em magnésio pode ser uma deliciosa maneira de prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

alimentos ricos em magnesio

Ingerir a quantidade recomendada de magnésio nas refeições ajuda a diminuir os riscos de diabetes, revelou um novo estudo. O resultado é especialmente válido para pessoas com alta susceptibilidade de desenvolver o tipo 2 da doença.

Uma pesquisa científica realizada na Universidade Tufts, nos EUA, descobriu que pessoas saudáveis que mantinham consumo elevado de magnésio tiveram chances 37% menores de desenvolver hiperglicemias ou apresentar insulina em excesso no sangue. Ambos estes fatores são precursores comuns do diabetes tipo 2.

sementes magnesio

Sementes – especialmente as de abóbora e de girassol – são ricas no mineral.

Quando os pesquisadores estudaram a dieta de pessoas que tinham excesso de insulina e hiperglicemias frequentes, viram que aqueles que ingeriam mais magnésio também apresentaram riscos menores de diabetes (32% a menos) em relação a quem comia menos do mineral.

Estas associações mostraram-se verdadeiras mesmo levando em consideração fatores como ingestão de fibras, que normalmente ocorre concomitante ao consumo de magnésio.

Ou seja, mesmo correndo riscos de ter diabetes, parece que uma dieta rica em magnésio “protegeu” estas pessoas da doença.

 

Para chegar a estas conclusões, o estudo, publicado no periódico científico Diabetes Care, acompanhou a saúde de mais de 2.500 pessoas, durante 7 anos.

 

O QUE É O MAGNÉSIO E O QUE ELE FAZ NO CORPO?

O magnésio é um mineral essencial à boa função do corpo humano. Ele está envolvido em mais de 300 reações químicas que acontecem dentro de nós. Além de ajudar a manter a glicemia sob controle, o magnésio ainda é poderoso na manutenção do bom funcionamento do sistema nervoso, mantém a integridade dos nossos ossos e, também, permite a utilização eficiente de energia pelo organismo.

 

QUAIS ALIMENTOS SÃO RICOS EM MAGNÉSIO?

O magnésio pode ser encontrado em boas quantidades em grãos integrais, vegetais, peixes, sementes (o alimento com maior quantidade de magnésio por peso é a semente de abóbora, facilmente encontrada na forma torrada e salgada) e no chocolate amargo. Em outras palavras, tente incluir arroz integral, espinafre, amêndoas e bananas em sua dieta  – seu paladar (e sua saúde!) agradecem.

+ LEIA MAIS: quer dicas de receitas com quantidades controladas de carboidratos? Clique aqui!

 

Compartilhe!