Quer se alimentar melhor, mas não sabe como?

0

Food Revolution Day, evento global criado pelo chef-celebridade Jamie Oliver e focado na alimentação saudável, acontece esta semana (inclusive no Brasil!).

jamie oliver food revolution brasil

O famoso chef de cozinha Jamie Oliver ergue as armas que utiliza na luta pela saúde.

“Alimentação saudável” – este é um termo já virou mantra para quem está com diabetes. Comer bem é um dos segredos para controlar a glicemia. Todo mundo fala da importância de refeições equilibradas, repletas de nutrientes e vitaminas, contendo alimentos dos mais variados tipos. Falar parece fácil. O difícil é conseguir tempo e dinheiro para seguir todas as orientações nutricionais que recebemos… ou será que é mesmo possível comer bem todos os dias?

“A alimentação saudável não é trabalhosa. A nossa intenção é provar para as pessoas que sem muito dinheiro e sem muita habilidade você consegue fazer pratos saudáveis e introduzí-los na sua rotina”, contou-nos a nutricionista Ticiane Bovi. Ela é a embaixadora em Campinas (SP) do Food Revolution Day, um evento mundial que celebra a boa alimentação e promove a idéia de que comer bem pode, sim, fazer parte do nosso dia-a-dia. “A alimentação saudável não precisa ser cara, não precisa ser trabalhosa e é algo que qualquer um pode fazer, independente da idade”, afirma Ticiane.

 

UMA REVOLUÇÃO NA COZINHA

banner food revolution day campinas

Clique aqui para acessar a programação completa do evento!

Este é o terceiro ano que o Food Revolution Day acontece em todo o mundo. Trata-se de uma campanha global que foca na educação e compartilhamento de informações sobre a boa alimentação. Na próxima sexta-feira, 16 de maio, ocorrem festas para comemorar a iniciativa em mais de 70 países.

O evento foi criado pelo famoso chef de cozinha inglês Jamie Oliver, popular aqui no Brasil pelos programas de culinária que vão ao ar no canal GNT e também pelos livros de receitas. Jamie sempre se preocupou em ensinar a preparar comidas saudáveis e contendo ingredientes naturais. Além disso, um dos focos de seu trabalho é corrigir a maneira errada como as crianças se alimentam atualmente (e que pode ser um motivo para a crescente epidemia de diabetes infantil).

É a primeira vez que o Food Revolution Day chega a Campinas. Ticiane está empolgada. Ela e uma equipe de voluntários preprararam, ao longo dos últimos meses, um evento repleto de boas dicas de alimentação. Quem participar certamente sairá convencido de que alimentar-se de maneira saudável todos os dias é possível e fácil de fazer. E aprenderá algumas ótimas receitas também (veja a programação completa no banner acima e no nosso Calendário de Eventos)!

O Food Revolution Day chega em boa hora. Nunca se comeu tão mal no Brasil. O país, que até pouco tempo atrás era conhecido pelos casos de fome, hoje vê a maior parte da sua população acima do peso. Com isto, explodem os relatos de doenças relacionadas ao sobrepeso e obesidade, como o diabetes tipo 2, hipertensão e problemas no coração.

“Antigamente a gente falava de desnutrição, hoje a gente fala de obesidade. Se antigamente nós pagávamos um preço pela falta, hoje nós estamos pagando um preço pelo excesso”, alerta Ticiane.

 

É POSSÍVEL COMER CORRETAMENTE TODOS OS DIAS E SEM PAGAR MUITO?

calculadora supermercado diabetesUma das maiores queixas de diabéticos que recebem orientações alimentares é que comer bem é caro. Comprar alimentos naturais, frescos, sem agrotóxicos e repletos de nutrientes sempre sai mais caro do que as opções mais comuns e práticas dos supermercados.

Ticiane explica que esta é um concepção errada e que ilude muita gente. Devemos lembrar que, hoje, “o preço de produtos orgânicos e aqueles com agrotóxicos são praticamente iguais”. Além disso, é muito importante ter em mente a questão do custo-benefício. Será que vale a pena gastar menos dinheiro hoje com comida e ter que investir muito mais, no futuro, para cuidar dos problemas de saúde decorrentes da dieta?

No caso de quem está com diabetes, esta é um questão mais que válida. Centenas de estudos científicos já provaram que o diabéticos que se alimenta melhor vive mais, tem menos complicações da doença, precisa de menos medicação e consegue controlar a glicemia com grande facilidade.

 

O SEGREDO DA BOA ALIMENTAÇÃO PARA DIABÉTICOS

Um dos maiores objetivos do evento que Ticiane está ajudando a organizar é ensinar as pessoas – em especial quem está com diabetes – por que elas devem se alimentar bem (e como elas podem fazer isso).

“Quando a gente fala na questão do diabético, normalmente eles se preocupam muito mais com o carboidrato do que com o restante dos alimentos”, diz Ticiane. Se controlar o açúcar é importante, existem diversos outros nutrientes com o poder de melhorar (ou piorar) a glicemia. Conhecer o que comemos é fundamental na hora de manter uma boa saúde e tratar do diabetes.

“Se uma pessoa com diabetes não tem controle sobre a doença, ela também não consegue ter um controle sobre a própria vida. Tudo gira em função do controle glicêmico. O diabético vive através da doença, então ele não trabalha direito, ele não come bem, ele não faz atividade física, porque ele está preocupado só com a glicemia”.

O que falta a muita gente que precisa controlar a glicemia é informação. O tanto de açúcar que comemos é importante, mas é preciso ter em mente a influência das gorduras, das fibras e de diversos outros nutrientes no nosso organismo. Todos eles trabalham juntos para manter-nos de pé. Para que ajudem ao máximo o nosso corpo, basta sabermos utilizá-los da melhor maneira possível. E neste ponto, eventos como o Food Revolution Day são muito bem-vindos na hora de educar e conscientizar a população.

Nesta época de correrias e falta de tempo, deixamos de dar atenção ao que comemos. Com isto, ficamos cada vez mais doentes e com menos energia. Que tal parar um pouco para refletir sobre a importância deste ato tão delicioso que é se alimentar? Aproveite o Food Revolution Day mais próximo da sua cidade (Campinas ou São Paulo) e faça, você também, uma revolução na sua cozinha, no seu corpo e na sua vida!

 

Compartilhe!