Quantos anos de vida a menos uma pessoa obesa tem?

0

Nova pesquisa indica, em números, o impacto negativo do excesso de peso em nosso corpo. Número de anos perdidos por causa da obesidade pode chegar a oito.

obesidade expectativa de vida

Não é segredo que estar acima do peso faz muito mal à saúde. O excesso de gordura no organismo gera, com o passar do tempo, uma série de doenças em todos os sistemas, como por exemplo o diabetes tipo 2 (o sobrepeso e a obesidade são os fatores de risco número 1 para este tipo de diabetes) e problemas cardíacos.

Um novo estudo revela, em números, o impacto devastador da obesidade na expectativa de vida de uma pessoa. De acordo com o trabalho, publicado na última edição da revista científica The Lancet Diabetes & Endocrinology, quem está obeso pode viver até 8 anos a menos por causa dos quilinhos a mais.

 

PESO A MAIS, VIDA A MENOS

A pesquisa analisou dados de saúde de cerca de 4 mil pessoas nos EUA. Além de comprovar, conforme esperado, que o excesso de peso está intimamente correlacionado a doenças cardiovasculares e ao diabetes tipo 2, o estudo descobriu que, quanto mais cedo uma pessoa se torna obesa, maior é o número de anos que a obesidade tira de sua expectativa de vida.

De acordo com os resultados, homens obesos na faixa dos 20 aos 39 anos vivem cerca de 8.4 anos a menos do que homens com o peso adequado. No caso das mulheres, a redução é de 6 anos.

Homens que desenvolvem obesidade na faixa dos 40-50 anos perdem 3.7 anos de vida, enquanto que as mulheres perdem 5.3.

Acima desta faixa etária, a perda de vida equivale a aproximadamente um ano, para ambos os sexos. Porém, associada à redução da expectativa de vida está a perda da qualidade de vida, muito mais impactante em quem tem mais idade.

vida saudavel diabetes

Pesquisadores esperam que os números ajudem a dar um empurrãozinho em quem está acima do peso em direção a uma vida mais saudável.

 

QUALIDADE DE VIDA CAI DRASTICAMENTE COM O EXCESSO DE PESO

O estudo analisou também o impacto da obesidade na qualidade de vida. Estar obeso ou com sobrepeso foi associado a uma queda brusca no número de anos que a pessoa viverá sem sofrer as conseqüências de alguma doença relacionada ao excesso de peso. Pessoas muito obesas na faixa dos 20 aos 29 anos, por exemplo, perdem incríveis 19 anos de vida saudável (isto é, sem doenças).

“O padrão é claro. Quanto mais um indivíduo pesa e quanto mais jovem for, maior será o efeito [do excesso de peso]em sua saúde, uma vez que ele tem muitos anos pela frente durante os quais os riscos à saúde associados à obesidade poderão impactar negativamente sua vida”, explicou o professor Steven Grover, da Universidade McGill, no Canadá, um dos autores do trabalho.

“[Nossos resultados] serão úteis para indivíduos obesos e profissionais da saúde melhor compreenderem a escala do problema e os benefícios substanciais de um estilo de vida mais saudável, que inclua mudanças na dieta e atividades físicas regulares“, completou o professor.

 

Compartilhe!