Praticar exercícios facilita controlar a glicemia (mesmo que você não perca peso!)

0

Pesquisa mostra que a prática de esportes e exercícios, independente da perda de peso, favorece uma série de parâmetros de saúde que ajudam a controlar o diabetes. 

praticar exercicios faz bem para diabetes

Vale a pena suar: exercícios ajudam o corpo a controlar as variações de açúcar no sangue, indicam pesquisas.

Uma dica valiosa para quem está com diabetes é “fazer exercícios”. Praticamente todos os profissionais da saúde e publicações especializadas no público diabético nos lembram constantemente da importância de nos mantermos ativos. A idéia é que, ao nos exercitarmos, ajudamos o corpo a perder peso, e com isso conseguimos um melhor controle da glicemia.

Tudo isto é verdade. Mas praticar esportes e atividades físicas é muito bom para o corpo não apenas por causa da balança. Uma nova pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade de Copenhagen, capital dinamarquesa, mostra que quem se exercita consegue cuidar do diabetes com muito mais facilidade, tendo perdido peso ou não.

 

POR QUE PRATICAR EXERCÍCIOS FAZ TÃO BEM?

Quando esforçamos a corpo durante atividades físicas, várias modificações saudáveis acontecem no organismo. É como se o corpo fosse “ativado” para funcionar melhor. No caso de quem convive com o diabetes, uma destas modificações mais importantes é que os músculos passam a ser mais sensíveis à ação da insulina. Com isto, fica cada vez mais fácil manter taxas adequadas de açúcar no sangue.

Mas as vantagens para o organismo não param por aí. Para mostrar como os esportes ajudam a vida de todo mundo, uma equipe liderada pelo cientista Thomas Solomon analisou a saúde de mais de 300 pessoas antes e depois de entrarem em uma rotina de exercícios físicos.

Dados como a glicemia, porcentagem de hemoglobina glicada, altura e peso, níveis de colesterol e de sensibilidade à insulina foram comparados.

+ Você entende o que é a hemoglobina glicada?  Clique aqui para saber tudo!

exercicio pesado e diabetes

Não precisa pegar pesado todo dia: uma simples caminhada já ajuda o corpo a funcionar melhor.

A conclusão, publicada no periódico Diabetes Care, é inequívoca: manter o corpo ativo faz muito bem, independentemente da perda de peso.

Quem praticou exercícios mostrou glicemia de jejum menor, manteve um melhor controle das taxas de açúcar no sangue ao longo de todo o dia, teve taxas menores de hemoglobina glicada e, ainda por cima, mostrou sensibilidade aprimorada à insulina. Todos estes fatores tornam muito mais fácil o controle diário do diabetes.

+ Quais os melhores exercícios para proteger o coração de diabéticos?  Saiba aqui!

“Apesar da importância enorme do peso e do Índice de Massa Corporal [em quem está com diabetes], nossos resultados são clinicamente significativos, pois mostram a relevância da boa condição cardiorrespiratória em relação às causas [por trás do diabetes]”, concluíram os pesquisadores.

Ou seja: mesmo se você está no peso correto, manter-se ativo é sempre um bônus para a saúde e, por si só, já ajuda em muito a convivência com o diabetes. Às vezes a solução dos nossos problemas de controle da glicemia não se encontra nas prateleiras das farmácias, mas está em colocar uma bermuda e um tênis de caminhada e sair pra rua!

 

Compartilhe!