Por causa de uma hipo, pai quase perde a guarda dos filhos pequenos

0

Em situação absurda, paramédicos ameaçam tirar os filhos de jovem pai diabético tipo 1. Vítima tem dificuldades de lidar com a glicemia.

hipoglicemia-diabetes

Hipoglicemia: de acordo com boa parte das entidades médicas, é quando a glicemia cai abaixo dos 70mg/dL.

Sofrer episódios de hipoglicemia – isto é, quando a quantidade de açúcar no sangue atinge níveis extremamente baixos – é um grande medo de quem convive com o diabetes, especialmente quem utiliza insulina. Agora imagine ter uma hipoglicemia grave e, ainda por cima, quase perder a guarda dos filhos por causa disto! O absurdo aconteceu de verdade, e mostra a importância de manter tanto a glicemia equilibrada quanto uma carteirinha de identificação do portador de diabetes sempre em mãos (veja mais logo abaixo).

HIPOGLICEMIA
DEFINIÇÃO: Glicemia abaixo de 70mg/dL
Fonte: American Diabetes Association, 2015

 

UM DRAMA REAL COM A HIPOGLICEMIA

Na última semana, March Le Fey, um jovem inglês de 25 anos e diabético tipo 1, passou mal. Estava com hipoglicemia severa. Não era a primeira vez que isto acontecia: March afirma que não consegue sentir os sintomas que indicam o início de uma hipoglicemia, por isto não é capaz de trata-los. Episódios como este são, assim, comuns em sua vida.

Baixas taxas de açúcar no sangue geram um grande número de possíveis efeitos no corpo. A quantidade e intensidade deles variam de pessoa para pessoa. Fique alerta caso sinta:

  • Irritabilidade e impaciência
  • Nervosismo e ansiedade
  • Tonturas, confusão mental
  • Visão embaçada
  • Dores de cabeça
  • Fatiga, fraqueza no corpo
  • Sono
  • Fome e náuseas
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Sudorese
  • Falta de coordenação motora

Por sorte, quando a hipoglicemia se instalou, sua ex namorada estava por perto. Ela acionou rapidamente os serviços de emergência. Quando os paramédicos chegaram, a surpresa: deram uma bronca enorme em March e ameaçaram retirar a guarda de seus dois filhos, de cinco e três anos.

“Ele me detonou por não cuidar da minha saúde e disse que eu não servia para ser pai“, disse March à ONG inglesa Diabetes UK sobre o paramédico que o atendeu.

“Como eu ainda estava saindo da hipo, não consegui achar palavras para me defender ou me explicar. [O paramédico] continuou me atacando e disse que ia me denunciar para o serviço social”.

march le fey diabetes hipoglicemia

March, com um de seus filhos pequenos no colo: susto por conta da baixa quantidade de açúcar no sangue e de atendentes sem conhecimentos de diabetes. Foto: Barry Gomer.

“Ele não sabia nada do meu histórico médico, também não sabia que os problemas que tenho com meu diabetes são coisas que não consigo controlar. Eles não têm nada a ver com eu deixar de cuidar da saúde”, afirmou o pai.

March disse em entrevista que conta com a ex para ajudar a cuidar dos filhos. Além disso, possui um botão especial em seu telefone celular que permite avisar a parceira de que está tendo uma emergência médica.

“Eu tenho uma complicação conhecida do diabetes e se o paramédico tivesse ao menos me dado a chance de me explicar, teria dito isso a ele. Nós todos temos o direito de viver. Há muitas pessoas com diabetes e outras condições médicas que cuidam com toda a atenção de suas crianças”, desabafou o jovem.

Segundo a ONG Diabetes UK, apesar da ameaça do paramédico, nenhum oficial de justiça foi incomodar March. O susto, porém, ficará na memória.

 

FAÇA VOCÊ TAMBÉM UMA CARTEIRINHA DE IDENTIFICAÇÃO

Na página especial do Diabeticool sobre hipoglicemia, o dr. Carlos Eduardo Couri explica que é muito importante todo diabético que está em tratamento insulinodependente carregar consigo um documento especial (imagem abaixo): a carteirinha de identificação do portador de diabetes.

Na carteirinha, há informações básicas de identificação da pessoa, avisando possíveis socorristas de que ela está com diabetes e pode estar sofrendo de um episódio de hipoglicemia. Assim, o atendimento é facilitado e a recuperação é muito mais rápida e eficiente.

Clique aqui para baixar sua carteirinha!

 

Compartilhe!