Popular medicamento antidiabético também combate o câncer de ovário

0

Metformina, princípio ativo do principal remédio de controle do diabetes no Brasil, ganha mais um benefício à saúde: diminuir em mais de 3 vezes a incidência de câncer ovariano.

Em busca de um novo tratamento para o câncer de ovário, cientistas da famosa Mayo Clinic, em Rochester, nos EUA, analisaram dados de mais de 200 mulheres a fim de avaliar a influência da metformina no desenvolvimento da doença. Os primeiros resultados da análise mostraram que 57% das pacientes que não tomaram metformina acabaram falecendo ao longo de um período de cinco anos estudados. Este número caiu para 37% no grupo de mulheres que ingeriu o medicamento.

O câncer de ovário é o quinto mais prevalente em mulheres e o mais perigoso dentre todos do aparelho reprodutor feminino. As causas da doença ainda são desconhecidas. O número de medicamentos e tratamentos para combater o mal é bastante limitado, por isso a busca por novas soluções ganha força na comunidade científica.

“Este estudo abre portas para o uso de metformina em testes randomizados de larga escala acerca do câncer de ovário, o que pode, em última instância, resultar na metformina ser considerada uma opção para o tratamento de pacientes com a doença.”, afirmou um dos autores do estudo. Seu colega de pesquisa complementou: “Nós achamos que a pesquisa sobre o câncer de ovário deve seguir o exemplo [do que acontece com o câncer de mama, para o qual este tipo de teste randomizado é praxe].”

Esta é a segunda vez nesta semana que a metformina aparece no Diabeticool. Em ambos os casos, havia sido descoberto que ela possuía efeitos benéficos à saúde que iam além do combate ao diabetes. Na matéria “Remédio para diabetes diminui também a depressão“, contamos sobre a descoberta de que a metformina reduz pela metade os casos de depressão em diabéticos tipo 2.

 

Compartilhe!