Pistache: um aliado poderoso na luta contra o diabetes

0

Pesquisa revela que consumo regular da semente gera uma série de efeitos positivos para a saúde, como controlar a glicemia.

pistaches diabetes

Na semana passada aconteceu o Congresso Europeu de Obesidade deste ano, na cidade de Sofia, Bulgária. O monumental Palácio Nacional da Cultura acolheu centenas dos mais aclamados cientistas do continente em um evento no qual as últimas novidades sobre a obesidade e doenças correlacionadas – como o diabetes tipo 2 – foram discutidas.

Uma das palestras que mais chamou a atenção foi a da pesquisadora Mònica Bulló, da Universidade Rovira i Virgili, na Espanha.

Mònica apresentou os resultados de um novo estudo que mostra que o consumo regular de pistaches pode ser um auxiliar de peso no controle da glicemia e para evitar que um pré-diabetes se transforme em diabetes tipo 2.

+ Tem dúvidas sobre o pré-diabetes? Resolva-as em nossa página especial! Clique aqui

 

BENEFÍCIOS DO PISTACHE À SAÚDE

palacio nacional da cultura sofia bulgaria congresso diabetes

O Palácio Nacional da Cultura, na Bulgária, recebeu o importante encontro científico no qual os benefícios de pistache foram demonstrados.

O estudo em questão acompanhou a saúde de 54 pessoas recém-diagnosticadas com pré-diabetes. Todas elas passaram a ingerir uma dieta balanceada, baseada na Dieta do Mediterrâneo (que é ótima para controlar a glicemia e evitar os efeitos negativos do diabetes). Metade do grupo, além disto, comeu 57g de pistaches todos os dias.

As pessoas que comeram pistache tiveram, ao longo do tempo, índices menores de glicose no sangue, insulina de jejum e também do LDL, o “colesterol ruim”.

Todos estes fatores são comprovadamente poderosos no combate à progressão do pré-diabetes em diabetes tipo 2, além serem indicadores de boa saúde no geral.

“O consumo regular de pistache é capaz de diminuir a resistência à insulina e sugere um potencial papel protetor dos pistaches contra o desenvolvimento do diabetes tipo 2″, escreveram os autores do estudo.

 

brigadeiro pistache uniao diabetes

O pistache é um aliado da criatividade na cozinha. Crédito: União

DE ONDE VEM O PODER DA SEMENTE VERDE

Mònica contou que seu trabalho científico analisou os efeitos dos pistaches por eles conterem altas quantidades de diversos componentes que são benéficos à saúde, como por exemplo fibras, antioxidantes, gorduras insaturadas e carotenóides. Segundo a pesquisadora, a ação combinada destes elementos é o possível motivo pelo qual a melhora na glicemia dos pré-diabéticos foi observada.

 

PORÉNS

Associações médicas européias comentaram a notícia, que já viralizou pelo Velho Continente. A principal implicância é com o número pequeno de participantes do estudo, o que talvez não reflita a realidade.

Além disso, vale notar que o trabalho foi financiado por empresas produtoras de pistaches.

 

Compartilhe!